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7 Janeiro, 2019 hélio cabral | marketeer

Vamos falar de publicidade no WhatsApp Business?

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A grande novidade para 2019 é a possibilidade de fazer publicidade no WhatsApp Business.

É atualmente um dos maiores serviços de mensagens instantâneas do segmento. É gratuito e conta com cerca de  500 milhões de utilizadores ativos pelo mundo.
Em breve será possível criar uma conta do WhatsApp Business no Gestor de Negócios do facebook e utilizá-lo para promover produtos e serviços, estabelecer um ponto de contato e estimular um relacionamento positivo com os seus clientes.

A utilização das plataformas de Instant Messaging está a crescer bastante em todo o mundo, sendo que em Portugal a utilização do Facebook Messenger e WhatsApp triplicou nos últimos três anos.
Para 2019, o aumento da utilização destas plataformas é o continuar de um tendência que já se vinha a verificar em 2018 e claro, é inevitável não falar de publicidade nestas plataformas (sendo que no facebook messenger já é possível)

A história do WhatsApp Business

Criado em 2009, o WhatsApp é a aplicação de mensagens instantâneas mais utilizada no mundo.
Através dela, os utilizadores conseguem trocar mensagens de texto, imagens, vídeos, ficheiros de áudio, partilhar localizações, além de fazer chamadas. Tudo isso requer apenas um número de telemóvel, um smartphone e ligação à internet.

Hoje, o WhatsApp conta com recursos relacionados às tendências das redes sociais, como a partilha do “estado” que desaparecem após 24 horas (igual às stories).

Assim como no Facebook, que comprou o WhatsApp em 2014, tudo começou como um espaço digital para promover interações entre os utilizadores, mas rápido se tornou também numa oportunidade para as empresas.
Vários negócios, principalmente a nível local, começaram a utilizar a plataforma de mensagens instantâneas para marcar e desmarcar compromissos, por exemplo.

Surgem então novas ideias para a utilização do WhatsApp:

  • Estabelecer um novo canal de suporte ao cliente
  • Divulgar novos produtos e serviços para os clientes fiéis
  • Entrar em contato com os fornecedores
  • Realizar transações comerciais

Com a necessidade de gerir todas estas novas interações de forma organizada, é criado em 2017 o WhatsApp Business.

As funcionalidades do WhatsApp Business

Perfil empresarial

A primeira e mais importante novidade: é possível criar uma ficha de empresa, com informações essenciais, tais como:

  • Morada
  • Website (pode colocar mais que um. Além do site, pode colocar as redes sociais)
  • Email
  • O seu segmento
  • Horário de funcionamento

Mensagens rápidas

Também é possível utilizar o WhatsApp Business via web e assim gerir toda a comunicação de forma prática e profissional.

Outra vantagem é o envio de mensagens automáticas. Existe a possibilidade de configurar mensagens automáticas para o período em que a empresa se encontra fechada (relacionado com o horário definido na ficha da empresa no WhatsApp Business).

Tags

Para facilitar ainda mais a sua organização, o WhatsApp Business inclui a possibilidade de utilizar tags para identificar as conversas, com cores personalizadas.
Ou seja, é possível definir categorias, tais como “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente” ou criar etiquetas personalizadas. Podem muito bem ser “promoção” ou “novidade”.

Métricas

No marketing digital, sabemos o quão importante é analisar as métricas, uma vez que elas indicam a performance do seu negócio e em como melhorá-la.
No WhatsApp Business, é possível medir alguns dados de envio e leitura de mensagens, como as que foram enviadas, entregues e lidas.

Novas funcionalidades

Durante este ano, estão previstas novas funcionalidades, como um sistema de compras e pagamentos. Ou seja, mais um incentivo ao comércio electrónico.

As vantagens do WhatsApp

  • Rapidez
  • Familiaridade
  • Comodidade
  • Personalização

 


A minha visão estratégica da utilização do WhatsApp Business: porque deve incluir na sua estratégia de marketing digital?

Estar onde está o seu público. Além disso, permite uma melhor personalização.
Seja qual for a sua área de negócio, é muito provável que a maior parte utilize esta plataforma. De qualquer forma, será sempre necessário fazer uma análise prévia.
Em alguns países é mais utilizado do que realizar chamadas para comunicar, pelo que também se torna uma boa ferramenta para quem exporta.

Esta plataforma permite melhorar o relacionamento com o seu público, dar o devido suporte quando necessário, divulgar novos produtos ou serviços e por isso é imprescindível:

  • Adotar uma estratégia multicanal
  • Planeamento estratégico
  • Qual ou quais os objetivos
  • Como os alcançar (o que vai ser feito)
  • Qual o retorno esperado

Como estamos a falar de uma plataforma que é utilizada para as pessoas conversarem entre si, é importante que não sejamos abusivos na nossa abordagem. Que dicas de marketing pode adotar no WhatsApp Business:

Ser pessoal: Enviar mensagens e conteúdos personalizados. Além de texto e links, podem ser em áudio ou vídeo.

Utilizar diariamente os estados: o WhatsApp Business permite a partilha de estados durante 24horas (idêntico às stories). Como é um conteúdo cada vez mais visto, é recomendável que todos os dias atualize o seu estado.

Não inundar os seus contatos com publicidade: Assim como no email marketing, não queremos ser considerados como spam. Devemos comunicar sem sermos invasivos. Justamente por ser um espaço mais íntimo, mantenha o seu fluxo de publicações baixo.

Numa primeira fase, conecte-se com quem já é cliente: O mais recomendado é utilizar a plataforma para se conectar com quem é cliente ou já deu algum tipo de permissão para enviar mensagens, seja por ter preenchido um formulário de contacto, subscrito a sua newsletter, entre outros.

Pós-venda: é uma excelente plataforma para fazer o follow-up para avaliar a satisfação do cliente com o produto em si, se foi bem atendido ou teve uma boa experiência.

Envie mensagens personalizadas: como é possível criar tags, podemos criar diferentes listas de contactos para personalizar a mensagem e o tipo de produto a apresentar. Nota que apenas funciona se tiver os contactos guardados, por isso em primeiro lugar deve guardar todos os contactos no telefone.

 

Espero que seja útil. Mãos à obra?

📲 Para quem quiser ficar ligado ao meu WhatsApp Business, basta seguir este link: https://wa.me/351915658169

 

Visitar a página oficial do WhatsApp Business.

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