fbpx
20 Fevereiro, 2019 hélio cabral | marketeer

O fenómeno TikTok: já ouviu falar?

  • Partilhar

Já ouviu falar da rede social TikTok?
Esteja atento, pois poderá ser a próxima rede social a incluir na sua estratégia digital, principalmente se o seu público-alvo for o mais jovem, tendo em conta que está a migrar do Instagram para esta plataforma.

Afinal o que é o TikTok?

TikTok, que antes se chamava Musical.ly, é um aplicativo que os mais jovens podem utilizar para gerar e compartilhar os seus próprios vídeos curtos em sintonia labial com clip’s de áudio populares. O aplicativo permite que os utilizadores criem e carreguem vídeos, remixem vídeos existentes usando ferramentas de edição embutidas e também exibam e comentem vídeos criados por outros utilizadores.
Conta já com mais de 500 milhões de utilizadores, onde mais de 150 milhões são utilizadores ativos.
Está disponível em 150 países, incluindo Portugal.

Perfil dos utilizadores desta rede social:
Perfil principal:
. Adolescentes, com idades entre os 14 – 18 anos
. São utilizadores ativos da plataforma
. Normalmente são jovens que procuram uma carreira no mundo da moda / televisão

Perfil secundário:
. Jovens, com idades entre os 19 – 24 anos
. Interessados em moda / televisão como hobbie

Curiosidade: grande parte dos pais também estão nesta rede social, como forma de “acompanhar os filhos” 🙂

 

O fenómeno TikTOk: o motivo da quantidade de downloads, estando mesmo à frente do Facebook e Instagram.

 

Os motivos que tornaram o TikTok popular.
1. Tendências virais: No começo, os utilizadores podiam escolher e seguir a música para disfarçar que estavam a cantar essa mesma música e depois partilhar com os amigos. Esta simples tendência originou a muitas imitações por parte dos utilizadores. Gradualmente, o TikTok gerou tendências virais e atraiu mais utilizadores.

2. Estratégia de celebridades: Para aumentar o crescimento dos utilizadores na aplicação de forma eficiente, o Tik Tok começou a aumentar a presença de celebridades para reforçar o poder na sua rede social.
Selecionou o Weibo como a primeira plataforma de marketing e permitiu que eles partilhassem os seus vídeos com o logótipo da TikTok. Além disso, eles também revelaram como o vídeo produzido atraiu o público para imitá-lo. Mais e mais vídeos semelhantes se espalharam para outros aplicativos, dando origem a muitas séries de vídeos curtos.
Os canais de marketing integrados, como o Weibo ou Tudou) foram os impulsionadores para o TikTok penetrar no mercado. Em 2017, o crescimento de utilizadores que estavam imersos nas redes de vídeos curtos foi de 117%.

3. Tecnologia de Inteligência Artificial: A aplicação de tecnologia AI desempenha um papel fundamental no crescimento da plataforma. É possível saber que tipo de vídeo captaria os interesses dos utilizadores pelas respostas de “gostar” ou “acompanhar” de determinados vídeos. Através do feedback dos clientes, a Inteligência Artificial era capaz de oferecer vídeos curtos mais semelhantes, aleatoriamente, para captar a atenção do utilizador.

Recentemente a Disney foi a primeira marca a comunicar em Portugal na rede social Tik Tok, o seu mais recente filme “Aladdin”. Para quem não conhece, esta rede social tem crescido imenso, sendo mesmo a aplicação mais descarregada na Apple Store. É importante acompanhar a evolução desta rede direcionada aos mais jovens (geração Z), pois não tenho dúvidas que em breve estrategicamente virá a ser fundamental para as marcas, não só com a aproximação a este público muito específico, mas como forma de antecipar tendências e inovar, já que esta rede se baseia em vídeo e permite fazer coisas fantásticas e criativas😀 Convém salientar que muitos pais também estão na rede para acompanhar o que os seus filhos fazem, pelo que também se torna interessante para tentar “engajar” também os mais adultos.

Já estamos ligados?
error
, , ,

  • Partilhar




Comentários

error

O artigo foi útil? Siga as minhas redes sociais e mantenha-se atualizado.

Open chat
Fale comigo diretamente
Olá :)
Como posso ajudar?
Powered by
%d bloggers like this: