O marketing digital trouxe novos termos e siglas novas ao marketing, cujo significado é desconhecido para muitos, nomeadamente entre as empresas que procuram este tipo de serviços.
Porque, tal como os profissionais de marketing, também as empresas precisam de conhecer esta nova linguagem, compilei uma lista com os principais termos utilizados e uma breve explicação de cada um, organizados por ordem alfabética.
A
Affiliate Marketing
Uma filial (proprietário de um web site com muito tráfego), exibe um anúncio (como um banner ou link) para uma empresa. Se um consumidor visitar esse anúncio, o site que o exibe receberá uma comissão.
AIDA
A sigla representa as etapas do processo de relacionamento com o consumidor utilizado no marketing (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e baseia-se no comportamento humano. Esta técnica pode ser usada desde os títulos de conteúdos até vídeos, passando por todos os tipos de contatos com o público.
Alt text (texto alternativo)
É usado para descrever uma imagem na internet. Esse texto é lido pelos motores de busca, como o Google, sendo um fator importante de SEO. Também é exibido sempre que o navegador não carrega a imagem.
Analytics
De modo geral, é a informação que resulta da análise de dados ou estatísticas de um site, plataforma, e-mail marketing, testes, entre outros. Pode se referir ao Google Analytics, ferramenta de análise de estatísticas do Google, ou a outras ferramentas similares.
API
Sigla para Application Programming Interface. Representa o conjunto de padrões de programação usado para integrações de softwares.
Autoridade de página
Nível de valorização de uma página da internet em comparação com suas concorrentes. Essa relação ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da busca referentes a uma determinada palavra-chave. Os principais parâmetros usados para determinar a autoridade de página são a quantidade e qualidade de links que direcionam para ela.
Autoridade do domínio
Semelhante à autoridade de página, porém neste caso está relacionado ao nome/domínio do site como um todo.
Autorresponder
Sistema automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizada via e-mail ou Facebook. Com um autorresponder configurado, cada lead (prospecto) que se cadastra na sua lista de e-mails recebe uma série de e-mails automáticos pré-programados, sem que você precise disparar a cada pessoa individualmente.
Automação de marketing
É simplesmente o ato de tornar determinadas tarefas automatizadas, facilitando o dia a dia e dando prioridade ao nosso foco na estratégia. O termo está bastante relacionado ao uso de e-mail marketing e autorresponder, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os potenciais clientes. Com a automação, é possível:
- agendar envios e posts;
- especificar o disparo de e-mails;
- avaliar e organizar o seu público de acordo com interesses, entre outros;
- medir resultados.
Tudo economizando tempo e o trabalho “manual”.
B
Banner
São os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus produtos e serviços. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para conduzir o visitante a páginas específicas.
Base de visitantes
Número de visitantes únicos por dia regulares num site, ou seja, uma média de visitas diárias recebidas.
Black hat
Conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas. Têm a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google.
Blog
Site no qual são publicados artigos, vídeos e imagens com regularidade, a fim de formar uma base de visitantes e mantê-los atualizados periodicamente.
C
CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão a gastar para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de marketing.
Calendário editorial
Agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou site baseada em tempo. Pode incluir diversas etapas, como planeamento, pesquisa, redação, criação, entrega, publicação, etc. Também pode levar em conta diferentes formatos a serem publicados, desde artigos até vídeos e infográficos.
Canais
São os meios pelos quais uma marca comunica com seu público, como e-mail, redes sociais, blogs, banners em sites parceiros, etc.
Chatbots
Chatbots são programas de computador que conseguem simular o atendimento humano em conversas online (via chat). Ou seja, quando alguém interage com um chatbot, tem a impressão de estar a conversar com uma pessoa real (e não uma máquina).
Esta ferramenta é muito utilizada para agilizar o serviço de atendimento ao consumidor
Ciclo de venda
Tempo necessário para uma conversão de venda, contando a partir do primeiro contato do potencial cliente com a marca ou produto.
Consistência
Nada mais é do que a realização de uma ação com uma frequência regular, como por exemplo a publicação de conteúdos no blog e redes sociais. A consistência é fundamental para criar uma base de audiência e construir relacionamento.
Conteúdo pago
São conteúdos publicados pelas empresas através de qualquer meio pago, como anúncios no Facebook (incluindo impulsionamentos de posts), banners em sites, Google Adwords, anúncios no Instagram ou Twitter, entre outros.
Conteúdo próprio
Conteúdo criado pela própria marca para o seu público-alvo. Geralmente consiste em posts em blogs ou de redes sociais, como textos, vídeos, imagens, gifs, etc. Também entram aqui as mensagens enviadas por e-mail ou outros canais.
Conteúdo viral
Mensagem ou peça de comunicação que foi amplamente compartilhada e reproduzida, seja na internet ou fora dela. Embora esse efeito possa ser resultado do acaso, muitas vezes é parte de uma estratégia de Marketing Viral.
Conversões
Número de vezes que o objetivo da campanha foi atingido.
CPC (Custo por Clique)
Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados. É utilizado, por exemplo, pelo Google Ads e Facebook Ads.
CPA (Custo por Aquisição)
Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).
CRO (Conversion Rate Optimization)
É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar a percentagem de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).
CRM (Customer Relationship Management)
É a gestão do relacionamento com o cliente. Em geral, quando se fala em CRM, as pessoas referem-se também aos softwares que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.
CTA (Call-To-Action)
É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar num link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.
CTR (Click Through Rate)
Rácio entre cliques e impressões (Cliques/Impressões)
D
Distribuição
Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. No nosso contexto, a distribuição de um produto pode ser feita por e-mail, por exemplo, caso seja um livro digital. Já um e-commerce de produtos físicos fará a distribuição via Correios ou outro meio de transporte.
E
Ebook
Nada mais é do que um livro eletrónico. No marketing digital, pode ser usado como material educativo para gerar leads e construir relacionamento com potenciais clientes.
E-commerce
Comércio eletrônico ou comércio eletrónico (e-commerce), comércio virtual ou venda não-presencial, é um tipo de transação comercial (com ou sem fins lucrativos) feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.
Edge Rank
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).
Engajamento
No marketing digital, o termo está relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. Pode ser medido em “likes”, comentários, respostas, cliques nos links, etc.
Entrega
Pode-se referir tanto a mensagens como a produtos e serviços. Quando uma mensagem (de e-mail, por exemplo) é enviada a um potencial cliente e é recebida pelo usuário, dizemos que houve a entrega. O mesmo vale para um serviço fornecido que é aceite pelo cliente.
F
Facebook Ads
É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar na maior rede social do mundo (e também no Instagram). Permite que você crie anúncios e pague por eles usando a sua conta. O grande mérito do Facebook Ads é a alta capacidade de segmentação, já que você pode escolher características específicas do seu público-alvo para atingir as pessoas certas E aumentar a eficácia dos anúncios.
Formulário de conversão
Campos de informações (nome, e-mail, telefone) que podem ser preenchidos pelo visitante de um site em troca de algum conteúdo, como um registo na newsletter, download de Ebook ou acesso a uma oferta especial.
Frequência
Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.
Funil de vendas:
Imagine uma pirâmide invertida. Nela estão os diferentes estágios em que os seus potenciais clientes se encontram no processo de venda. Enquanto alguns deles estão simplesmente começando a se relacionar com os seus conteúdos, outros já estão praticamente fechando uma compra. Esse é o funil de vendas, que costuma ser dividido em três fases: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).
Para cada uma das etapas deve ser aplicada uma estratégia de conteúdo diferente. Para o topo do funil são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de transformar o visitante numa lead. No meio do funil, os conteúdos são um pouco mais aprofundados, buscando fortalecer o relacionamento com o usuário e gerar procura pelo produto ou serviço. Já no fundo do funil, está próximo da compra e, nesse caso, os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, quebrar objeções.
Topo do funil
É a porta de entrada do lead no seu processo de vendas. O possível cliente ainda não está no estágio de compra, mas começa a ser atraído por meio de conteúdos abrangentes e introdutórios.
Meio de Funil
Aqui, o lead está no meio do caminho para tornar-se um cliente. Os conteúdos produzidos devem ser um pouco mais profundos, com foco em itens específicos relacionados aos serviços que a sua empresa presta. O objetivo é criar autoridade e fortalecer o relacionamento com o público.
Fundo de Funil
É chegada a tão aguardada hora de fechar negócio! Aqui, os conteúdos são totalmente específicos, apresentando soluções de problemas e oferecendo os seus serviços. Com o relacionamento criado e fortalecido pelas etapas anteriores, são grandes as chances de conversão.
G
Gatilho de E-mail
Este tipo de configuração dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo, você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua newsletter recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto. Os gatilhos também podem ser usados em outras situações, como vídeos, páginas, etc.
Google Adwords
Plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google (no topo ou no lado direito da página), ou ainda numa rede de sites parceiros. É possível segmentar os anúncios para públicos ou palavras-chave específicas.
Growth Hacking
Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.
I
IGTV (InstagramTV)
O IGTV é a nova plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos. O Instagram TV tem recursos diferentes para contas verificadas e contas comuns da rede social. O foco são os usuários que já usam o Instagram como uma plataforma de criação de conteúdo.
Impressões
Número de vezes que um anúncio apareceu na página de resultados da pesquisa.
Inbound Marketing
Considerado por muitos como o novo marketing, foca em atrair os clientes gradualmente para a marca e seus serviços (por meio da publicação de conteúdo relevante) ao invés de interromper os consumidores no seu dia a dia. Para isso, usa estratégias de marketing digital e trabalha em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.
K
KPIs (Key Performance Indicators)
Indicadores quantitativos definidos como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa. São utilizados para medir as ações e monitorizar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.
L
Landing Page
Uma “página de aterragem” é qualquer página que atua como filtro de público e porta de entrada para os visitantes de um site ou outra página. No marketing digital, costuma ter um objetivo de conversão específico, como vendas ou geração de leads.
Lead
É um potencial cliente. No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados (e-mail, nome, etc.) num formulário de conversão. Esse processo é denominado “geração de leads“. Normalmente, a lead recebe mais conteúdos e informações através do funil de venda, podendo se transformar em cliente.
Lead qualificado
É o lead que está pronto para receber uma oferta.
Lead scoring
Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).
Links patrocinados
Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display.
Long tail keywords
São as palavras-chave de cauda longa, que representam termos de pesquisa mais específicos. Sofrem menos concorrência tanto na busca orgânica como nos leilões de palavras-chave para quem trabalha com links patrocinados. Por exemplo: em vez “sapato feminino”, poderia ser utilizado o termo “sapato de salto alto vermelho”.
M
Marca
Soma total da opinião que os usuários e clientes têm de uma empresa. Vai além da identidade visual ou logo, já que compreende todo o valor agregado e perceção de mercado adquiridos ao longo do tempo. Uma empresa pode optar por construir o seu posicionamento de modo intencional ou permitir que as circunstâncias moldem a sua marca.
Marketing de Conteúdo
Faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Tem o objetivo de atrair um determinado público-alvo por meio da produção e publicação de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos, como textos, vídeos, Ebooks e infográficos. Trabalha as diferentes etapas do funil de vendas, gerando conteúdos específicos para cada uma delas.
Modelo de negócio
Define como a sua empresa cria os seus produtos e serviços, como ela os entrega ao público-alvo e como recebe os pagamentos. É a base de qualquer empreendimento que vise o lucro, a construção de ativos e a geração de valor para a marca.
MQL
MQL ou Marketing Qualified Leads, são as leads que foram nutridas e qualificadas pela equipa de Marketing, encaminhando para ficarem prontas para a equipa de vendas. Quando esses leads estão prontos para serem abordados pelo time de vendas, eles se tornam SQLs.
N
Newsletter
Comunicação, normalmente de carácter periódico, contendo informações sobre a atividade
e/ou serviços de uma organização, empresa ou outra entidade, enviado por correio eletrónico
aos seus subscritores.
Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição
É o processo, normalmente automatizado numa sequência de e-mails, que têm o objetivo de estreitar o relacionamento com o possível cliente e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo: ao se registar para ver dicas sobre finanças pessoais, o usuário recebe automaticamente uma série de e-mails e conteúdos educativos sobre o assunto, podendo incluir a oferta de algum serviço ou produto relacionado.
O
Outbound Marketing
Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que os anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.
P
Palavra-chave
Palavra ou expressão que resume um tema ou assunto de busca na internet. Por exemplo: um conteúdo voltado para a área de ganho de massa muscular pode utilizar a palavra-chave “como ganhar massa magra”. Os esforços de SEO baseiam-se nesses termos para otimizar as páginas e aparecer nos resultados do Google.
Páginas por visita
Número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se cada pessoa que entra no seu site acede em média 3 páginas, essa será a estatística de páginas por visita.
Páginas visualizadas (page views)
Número de vezes que uma página web (ou um conjunto de páginas) é visualizado pelo público durante um determinado período de tempo.
Persona
Personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa. Reúne características demográficas (nome, idade, género, escolaridade, etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações, etc.).
PPC
Sigla “Pay-Per-Click”. O sistema mais usado e conhecido é o Google Ads, que permite investir em publicidade no motor de pesquisa. Consoante a campanha, palavras-chave e orçamento obterá tráfego qualificado. O valor das palavras varia consoante a competitividade das mesmas.
R
Rede de Display do Google:
Conjunto de sites, portais e blogs que têm anúncios do Google Adwords exibidos nas suas páginas.
Remarketing
Consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio da tecnologia, utilizando os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.
ROI (Return on Investment)
Em português, Retorno sobre Investimento. É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing.
S
Sazonalidade
Ciclo de negócios que sofre influência de eventos baseados no calendário anual.
Segmentação
Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, género, profissão, hábitos de consumo, nível de rendimento, etc.
SEM (Search Engine Marketing)
É o conjunto de estratégias com a finalidade de promover um site nas buscas do Google, Bing, Yahoo!, etc. Engloba tanto a parte de Links Patrocinados (Google Adwords, por exemplo) como SEO (busca orgânica).
SEO (Search Engine Optimization)
É a prática de preparar um website para ser rapidamente, facilmente e devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Por meio de estratégias de SEO, um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.
SERP (Search Engine Results Page)
Página que contém os resultados de uma pesquisa em ferramenta de busca, como o Google.
SQL
Sales Qualified Leads, são aquelas leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pela equipa de vendas da empresa.
Squeeze page
Uma modalidade de “landing page” usada especificamente para captação de emails de potenciais clientes (geração de leads).
T
Taxa de abertura
Percentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.
Taxa de cliques
Percentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos num e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
Taxa de conversão
Percentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. A taxa de conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.
Taxa de entrega
Percentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.
Tempo no site
Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo mum determinado website.
Teste A/B
Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.
Tráfego orgânico
Visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de partilhas feitas por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.
Tráfego pago
Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.
Trial
Trial é um meio de distribuição de software semelhante ao demo e ao shareware, porém com limitação de tempo. Pode ter as funções limitadas ou não, o fato marcante deste tipo de distribuição é ele parar de funcionar após certo tempo (normalmente de 15 dias a 3 meses), sendo desbloqueado após esse período com alguma chave de autenticação emitida pelo fabricante após o pagamento ser confirmado.
Twitter Ads
Plataforma do Twitter que permite pagar para alcançar mais pessoas na rede social, segmentando usuários de acordo com o perfil do seu público-alvo.
V
Vlog
Videoblog ou abreviadamente Vlog,é uma variante de blog’s cujo conteúdo principal consiste em vídeos.
Com estrutura geralmente similar aos blog’s, possui atualização frequente e constitui-se como um site pessoal, mantido por uma ou mais pessoas. Os vídeos são exibidos diretamente numa página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo.
W
Webinar
Também chamado de “hangout” ou “webinário”. É uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo conteúdo transmitido ao público em formato de seminário on-line, podendo ser exibido ao vivo ou gravado.