O dia de ontem foi muito bem passado na 14ª Conferência da Revista Marketeer, cujo tema em debate foi a “Hiperconectividade – Consumidores & Empresas. O que mudou?”
Muito interessante na perspetiva de perceber o que pode ser já o futuro no presente, que estratégias mudaram e quais podem ser adotadas, que tendências e oportunidades se colocam no futuro, pela voz e experiências de algumas grandes marcas nacionais.
Tudo isto num ambiente super descontraído, ao ar livre e excelente networking.
Partilho então um resumo dos pontos-chave que considerei mais relevantes:
✅Focar e investir no capital humano e conquistar a confiança das pessoas.
✅Os novos hábitos adquiridos pelo consumidor vão-se manter, principalmente e-commerce, apesar de uma ligeira descida na intenção de realizar compras online.
✅Ecrãs táteis são capazes de deixar de existir no futuro… por isso voz e gestos vão aumentar face aos aparelhos com “touchscreens”. Já abordei noutros artigos a importância da voz e aqui é mais um excelente exemplo.
O que mudou? Antes da pandemia, facilmente se partilhava o telefone ou se utilizava ecrãs tácteis em espaços públicos. Com a pandemia, esse comportamento mudou.
✅É preciso mais entretenimento (aqui acrescento a Criatividade como um ingrediente indispensável) por parte das marcas, via canais virtuais e apostar em estratégias mais imersivas – aumento de realidade virtual e aumentada.
✅Vai haver um aumento de ações ligadas à saúde em casa – o mais importante para o ser humano passou a ser a saúde.
✅A casa passou a ser o epicentro das experiências: a experiência smart home vai mudar. Mais utilização de assistentes de voz, entre outros.
✅As marcas precisam de ter mais noção de comunidade e pensar na sua segurança.
✅Priorizar a transparência em tudo o que fazem.
✅A nova jornada do consumidor: há uma complexidade que está a obrigar a olhar para a jornada de compra do consumidor, onde é preciso colocar o digital ao serviço da simplificação.
✅Sim, muito se fala nisto. O COVID veio dar em grande enfoque no Propósito das Empresas e o que vai distinguir as marcas é o PROPÓSITO que está por detrás do que as marcas fazem.
As marcas precisam de demonstrar bem os seus valores em tudo o que fazem.
✅As marcas com um core específico podem sofrer mais consequências do que as marcas com uma área de negócio mais ampla. Por esse motivo, não devem ser especialistas.
✅Deixar uma marca POSITIVA em tudo o que a marca faz. Boas experiências podem mudar vidas.
✅Não basta fazer coisas “bonitas”, é preciso corresponder às expectativas e necessidades em todos os “touchpoints” com o cliente.
✅AGIR MAIS DO QUE “FALAR”.
✅Back to basics por parte das Empresas.
✅Focar estratégias curto prazo, sim, mas sempre com o pensamento em estratégias de marketing a longo prazo. Porque estas não devem ser boicotadas.
✅ No mundo de tanta incerteza, a proximidade é muito importante. O digital é importante sim, mas a proximidade e contacto direto mais ainda. Distanciamento é uma das palavras de ordem, mas a procura por um atendimento físico e personalizado volta a aumentar.
Tendências:
✅Mais SER do que Parecer.
✅Tendência do consumo em casa.
✅Humanizar as marcas, adaptado ao “novo” consumidor:
- Confiança
- Segurança
- Gerar identificação (com temas próximos do cliente)
✅Fraquezas naturais do ser humano… serem exploradas para serem criados laços emocionais com as marcas.
✅Uma marca humana é mostrar as suas fragilidades.
Marcas mais humanas significariam fugir de um cliché, de um padrão, assumir falhas e não ter medo de arriscar, ao invés de transmitir mensagens “sem risco”.
✅Consumir por consumir tem os dias contados: o consumidor está com receio do futuro breve.
✅Aceleração de tudo o que é digitalização, em toda a cadeia de valor.
✅Pagamentos digitais vieram para ficar.
A XIV Conferência da Revista Marketeer foi transmitida em directo através do Portal SAPO e quem não teve oportunidade de estar presente, pode assistir às várias apresentações e mesas de debate nestes dois links:
Primeira Parte:
https://videos.sapo.pt/TygslJL1gHYyc6RH1kcF?jwsource=cl
Segunda Parte:
https://videos.sapo.pt/rVG0A2P5sBLwSrDWRZZl?jwsource=cl