Quanto devo investir em marketing digital? Para mim a única resposta que existe é “depende”.
Em primeiro lugar é necessário perceber que uma estratégia precisa de ser completa e integrada, ou seja, não investir de forma isolada nesta ou naquela ferramenta digital.
Que retorno trará investir bastante em Google Ads se o seu site é lento ou promove uma má experiência de navegação, o que leva o utilizador a abandoná-lo? Portanto planeie bem o seu investimento.
Cada caso é um caso. Para se definir um valor a investir, é preciso antes perceber que margens temos nos nossos produtos e qual o seu valor agregado. Já sabemos que quanto maior a margem, mais podemos investir ? E dentro desta margem, temos de definir quanto será investido em Facebook, Google, LinkedIn Ads entre outros meios digitais.
Pode acontecer um investimento menor conseguir melhores resultados
O mundo digital permite-nos perceber de imediato como está o nosso investimento a surtir efeito e assim definir estratégias de melhoria contínua de forma rápida, se necessário. Dessa forma, e com um acompanhamento muito próximo das nossas campanhas, somos capazes de rentabilizar melhor o investimento. No caso do Google, por exemplo, que funciona tipo leilão, se sabemos que num determinado período existem mais acessos e o CPC fica mais alto, devemos ajustar os nossos valores face à concorrência com maior investimento.
Conselho:
Inicie com pouco investimento, um valor fixo, até que sua estratégia esteja coerente. Não existem fórmulas mágicas, por isso testar, errar e adaptar é fundamental. Quando os resultados começarem a aparecer, defina uma percentagem e evolua de forma gradual. E não “misture” alguns investimentos, como revitalizar um site ou lançar um e-commerce. Imagine que estes dois casos são o seu automóvel e o investimento em publicidade digital é o combustível para alimentar o seu automóvel.