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23 Outubro, 2019 hélio cabral | marketeer

Porquê ativar o Enhanced Ecommerce?

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Falar de Ecommerce é muito mais que uma “montra bonita”, velocidade, combinar estratégias de venda, email marketing, entre muitos outros… Como em tudo no digital deve ser devidamente analisado.

Vender online está a crescer, é importante e relevante para os negócios, mas cuidado, muito cuidado!
Segundo a
ACEPI Associação da Economia Digital, o comércio eletrónico em Portugal cresceu significativamente ao longo do ano de 2018, tendo alcançado os 87,5 mil milhões de euros e prevê-se que este valor deverá vir a ultrapassar os 150 mil milhões de euros até 2025. Mais compradores em Portugal na vertente B2C que cresceu para os 5,5 mil milhões de euros em 2018 em Portugal. 50% dos portugueses fizeram compras online em 2018, o que é realmente uma evolução fantástica e muito positiva, mas atenção, deste número 70% recorreram a lojas estrangeiras.

Mas o que quero mesmo destacar? Dados de um outro estudo, em que 70 é o aumento em percentagem de reclamações no Portal da Queixa de consumidores que compraram online a lojas portuguesas.


Lembre-se, o Ecommerce é mais uma estratégia do marketing digital, que faz parte da estratégia de marketing, que por sua vez deve ser transversal a toda a empresa. É também preciso definir objetivos, quais produtos vender e a sua gestão, processos de pagamentos e de envios, recursos humanos, entre muitos outros aspetos. Não é uma questão de MODA…

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Então faz muito sentido ativar a opção “Enhanced Ecommerce”. E o que vai permitir?

  • Conhecer em detalhe o comportamento do utilizador em todas as fases do funil – antes, durante e após uma compra (toda a jornada de compra)
  • Relatórios detalhados sobre o valor médio do pedido, percentagem de visitantes que adicionaram produtos ao carrinho, número médio de itens por pedido, taxas de abandono de carrinho.
  • Como, quando e onde os clientes iniciam uma compra e / ou abandonaram a loja – em que etapa do funil está a acontecer.
  • Engajamento – visualizações e compras.
  • Relatórios de cupão de produto para ver transações e receita de lucro por pedido – perceber se os cupões estão realmente a ajudar as vendas, por exemplo.
  • Quantas sessões até adicionar um produto ao carrinho de compras? Qual é o passo do checkout com a maior taxa de abandono?
    Mesmo que um cliente deixe o funil e concluir uma etapa diferente na próxima sessão, o Google acompanhará este cliente como reentrada no funil. Além disso, esta é uma ótima oportunidade para segmentar o público-alvo com base no passo que concluíram (ou não concluíram).

 

Usar as funções avançadas do “Enhanced Ecommerce” no Google Analytics é também a oportunidade para realizar um remarketing muito bem segmentado e isso já sabemos o que significa ?

 

Os relatórios disponíveis após ativar o “enhanced ecommerce” podem ser agrupados em três áreas principais: comportamental (como os clientes interagem durante as compras e check-out), focada no produto (desempenho por marca, categoria, SKU, etc.) e promocional (cupões, códigos e promoções internas).

Que produtos são normalmente comprados?
Que páginas de produtos falham a converter? Por outro lado, quais são os produtos que têm as taxas mais altas de adicionar ao carrinho?
Quais são os seus principais produtos que geram mais receita?

Eis um exemplo do report para a performance de um ou mais produtos:

Product Performance Report

 

Os relatórios Comportamento de compra e compra podem ser usados para entender melhor o processo de compra:

A etapa de login / registro do checkout afastou os clientes?
Quais as origens de tráfego estão a encaminhar os clientes usuários não engajados (ou seja, aqueles que nem visualizam produtos)?

Checkout and Shopping Behaviour

Isto e muito mais está disponível na conta de demonstração da Google, para uma melhor compressão de todas vantagens e relatórios possíveis. Para aceder, clique aqui.

ecommerce

 

Como implementar o “enhanced ecommerce?
Está tudo neste link que a Google disponibiliza:

https://developers.google.com/tag-manager/enhanced-ecommerce

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