O “novo” consumidor é mais impaciente e procura executar tarefas e ter respostas rápidas. Logo existe a necessidade de criar um diálogo rápido entre o utilizar e as marcas. Como? Através da otimização para a pesquisa por voz.
A internet existe para facilitar a vida no dia-a-dia e essa é uma responsabilidade das marcas que pretendem manter uma relação com o seu público e facilitar o seu contato ou interação e ganha outra “voz” com a interação por voz.
Com a rápida adoção da pesquisa móvel em movimento e o crescimento exponencial do mercado de assistentes de voz inteligentes, facilmente podemos concluir que a pesquisa por voz é o futuro no presente.
A maioria das novidades do Google assentam nela e isto indica claramente o caminho a percorrer. O Assistente da Google já está em Português de Portugal e funciona muito bem. Por exemplo no Google Maps, é muito mais rápido e simples na hora de definir uma rota.
Resumindo, nunca foi tão fácil “falar” com o smartphone e executar tarefas de forma tão rápida, mesmo em movimento.
Mas porque a voz é uma “necessidade” e como podemos aproveitar todas as vantagens da voz?
Se o propósito da internet e tecnologia é facilitar a vida do utilizador, pode começar pelo mais simples, implementar uma pesquisa por voz dentro do seu próprio website ou loja online.
Veja como as compras por voz estão a aumentar:
A nível de SEO o que muda?
Torna-se então importante a otimização do seu website ou loja online para pesquisas por voz – é preciso mudar a forma de trabalhar parte do SEO, o que significa que vai ter de mudar a forma como o seu conteúdo é feito.
Ou seja, a otimização de palavras-chave de cauda longa (long tail) tornam-se mais importantes do que nunca, baseadas num discurso simples e natural, como se tratasse de uma “conversa”.
A otimização para pesquisa com base em perguntas também fornece visibilidade de pesquisa adicional através da possibilidade de aparecer nos resultados “As pessoas também perguntam”, como pode ver na imagem seguinte:
Dito isto, a otimização para “As pessoas também perguntam” ajuda a:
- Otimizar o conteúdo para pesquisa por voz;
- Obter visibilidade de pesquisa adicional nas caixas “As pessoas também perguntam”.
Como procurar palavras-chave para voz?
O normal ao realizar um estudo de palavras-chave relevantes é escolher apenas aquelas baseadas em volume de pesquisa, CPC, entre outros fatores.
Mas para a pesquisa por voz, é necessário também verificar se a palavra-chave é conversacional.
Segundo a Google, palavras-chave com sons naturais receberão um grande impulso no volume de pesquisas à medida que a pesquisa por voz crescer.
E ao que parece, o oposto também é verdadeiro: se uma palavra-chave parecer robótica, espere que menos pessoas pesquisem esse termo nos próximos anos.