fbpx
27 Abril, 2020 hélio cabral | marketeer

Pesquisa por voz: o diálogo rápido com o utilizador

  • Partilhar

O “novo” consumidor é mais impaciente e procura executar tarefas e ter respostas rápidas. Logo existe a necessidade de criar um diálogo rápido entre o utilizar e as marcas. Como? Através da otimização para a pesquisa por voz.

A internet existe para facilitar a vida no dia-a-dia e essa é uma responsabilidade das marcas que pretendem manter uma relação com o seu público e facilitar o seu contato ou interação e ganha outra “voz” com a interação por voz.
Com a rápida adoção da pesquisa móvel em movimento e o crescimento exponencial do mercado de assistentes de voz inteligentes, facilmente podemos concluir que a pesquisa por voz é o futuro no presente.

A maioria das novidades do Google assentam nela e isto indica claramente o caminho a percorrer. O Assistente da Google já está em Português de Portugal e funciona muito bem. Por exemplo no Google Maps, é muito mais rápido e simples na hora de definir uma rota.
Resumindo, nunca foi tão fácil “falar” com o smartphone e executar tarefas de forma tão rápida, mesmo em movimento.

 

Mas porque a voz é uma “necessidade” e como podemos aproveitar todas as vantagens da voz?

Se o propósito da internet e tecnologia é facilitar a vida do utilizador, pode começar pelo mais simples, implementar uma pesquisa por voz dentro do seu próprio website ou loja online.
Veja como as compras por voz estão a aumentar:

 

tendências marketing digital 2020 hélio cabral marketeer

 

A nível de SEO o que muda?

Torna-se então importante a otimização do seu website ou loja online para pesquisas por voz – é preciso mudar a forma de trabalhar parte do SEO, o que significa que vai ter de mudar a forma como o seu conteúdo é feito.
Ou seja, a otimização de palavras-chave de cauda longa (long tail) tornam-se mais importantes do que nunca, baseadas num discurso simples e natural, como se tratasse de uma “conversa”.

A otimização para pesquisa com base em perguntas também fornece visibilidade de pesquisa adicional através da possibilidade de aparecer nos resultados “As pessoas também perguntam”, como pode ver na imagem seguinte:

tendências marketing digital 2020 hélio cabral marketeer

Dito isto, a otimização para “As pessoas também perguntam” ajuda a:

  • Otimizar o conteúdo para pesquisa por voz;
  • Obter visibilidade de pesquisa adicional nas caixas “As pessoas também perguntam”.

 

Como procurar palavras-chave para voz?

O normal ao realizar um estudo de palavras-chave relevantes é escolher apenas aquelas baseadas em volume de pesquisa, CPC, entre outros fatores.
Mas para a pesquisa por voz, é necessário também verificar se a palavra-chave é conversacional.

Segundo a Google, palavras-chave com sons naturais receberão um grande impulso no volume de pesquisas à medida que a pesquisa por voz crescer.
E ao que parece, o oposto também é verdadeiro: se uma palavra-chave parecer robótica, espere que menos pessoas pesquisem esse termo nos próximos anos.

 

helio-cabral-marketeer-dica-pesquisa-por-voz

Já estamos ligados?

  • Partilhar




Comentários

error

O artigo foi útil? Siga as minhas redes sociais e mantenha-se atualizado.

Open chat
Fale comigo diretamente
Olá :)
Como posso ajudar?