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13 Fevereiro, 2019 hélio cabral | marketeer

O sonho do marketing é que o amor pelos clientes esteja no coração.

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O sonho do marketing é que o amor pelos clientes esteja no coração.

Felicidade é fazer o que se Ama… E ser reconhecido pelos clientes assim.

Mas, afinal, o que é preciso para atraircaptar, realizar vendas e ainda, fidelizar os clientes? A resposta para essa pergunta é simples: amor e respeito.

Podemos, assim, afirmar que um atendimento/ serviço diferenciado gera uma experiência única e inesquecível ao cliente. Quando um colaborador coloca amor e respeito naquilo que faz, o resultado é só um: encantamento. Quer o cliente efetue ou não a compra naquele momento, jamais se esquecerá da pessoa que o atendeu. E, com toda a certeza, voltará!”

Agora vamos pensar ao contrário: como fazer os clientes amarem a sua marca “Brand Love”.

Um objetivo que parece intangível para pequenas e médias empresas, mas que, com estratégias bem definidas, torna-se altamente possível.

No marketing atual, o conceito de “Brand Love” consiste na forma como os seus clientes se relacionam com a sua marca. Transformar consumidores em fãs, criar relações próximas com o seu produto ou serviço, assegura uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Segundo o psicólogo Robert Sternberg e a sua “Teoria triangular do amor”, podemos entender melhor o porquê dessa estratégia ser tão valiosa. Segundo este psicólogo, existem três dimensões interrelacionadas com o amor interpessoal: a Intimidade, a Paixão e a Decisão.

1 – Intimidade: Engloba os sentimentos de proximidade e de ligação em relacionamentos amorosos.

2 – Paixão: Trata dos motivos que levam ao romance, como atração física e consumação sexual.

3 – Decisão: É o compromisso que contém, no curto prazo, a decisão que se ama o outro. E, a longo prazo, o compromisso de manter esse amor.

Para Sternberg, para o amor existir, não é necessário que esses três componentes estejam presentes. No entanto, é na presença simultânea deles que o Brand Love existe. Em outras palavras, trabalhar esses três elementos na sua estratégia de marketing irá despertar no seu consumidor um amor incondicional pela sua marca.

 

E como pode ser trabalhado o “Brand Love” de uma marca?

São diversos os fatores a serem trabalhados para obter os benefícios de uma “Brand Love”. Um dos mais importantes é o “Marketing de Conteúdo”. Produzir conteúdo é a melhor maneira de desenvolver a teoria triangular do amor, descrita anteriormente.

Basta criar um Funil de Conteúdo e depois criar o seu conteúdo, ou recorrer a um profissional da especialidade.

Um Funil de Conteúdo é dividido em três fases: topo, meio e fundo. A eles pertencem, respetivamente, as etapas de atração, reflexão e decisão.

Para gerar INTIMIDADE deve atrair o público através de conteúdos generalistas, que tratem de assuntos relacionados com a sua área de atuação, mas sem estarem diretamente ligados à venda de produtos ou serviços. Dicas normalmente funcionam muito bem.

Para despertar a PAIXÃO, partilhe conteúdo relacionado com o que tem para vender, ao mesmo tempo que ajuda o seu público no processo de decisão da compra. Partilhar atributos ou benefícios origina mais confiança pela sua marca. Ativamos assim o gatilho da reciprocidade e a possibilidade de converter leads em possíveis clientes.

A DECISÃO pela sua marca e não pela do concorrente, será apenas uma questão de tempo.

Na arte da conquista, não basta apenas uma estratégia bem estruturada. É preciso ter “boa conversa”. No marketing digital, a sua marca tem de falar a língua do seu público. Ou melhor, perceber qual a melhor forma de se conectar com ele.

 

Uma “Brand Love” precisa de ser sociável

O mundo mudou. Com ele, mudaram as pessoas e, claro, o consumidor. Na era do Marketing 4.0, as pessoas procuram por marcas empáticas, que agreguem valor e gerem relacionamento. Dois fatores que são importantíssimos para o lado social da sua marca: geração de conteúdo e atendimento ao Cliente / serviço.

. Geração de Conteúdo

A produção de conteúdo nas redes sociais vai muito além de compartilhar artigos do blog, posts, infográficos, vídeos, entre outros.

Produzir conteúdo implica relacionar-se com o seu público, mantendo um diálogo em que partilha conhecimento e obtém feedback – bidirecional.

Procure falar sobre os assuntos em alta no seu ramo de atuação, experimente formatos e teste o mais adequado para o seu cliente ideal. Já não é novidade que vídeos são os formatos mais eficientes e, claramente, uma tendência. No entanto, as redes sociais exigem conteúdo personalizado, que atenda ao perfil do seu público.

. Atendimento ao Cliente

As marcas de maior sucesso têm uma característica comum: comunicam como “pessoas” e não como empresas. É preciso lembrar que o marketing é feito de pessoas para pessoas!

Por exemplo, transmitir paixão e autenticidade, adaptar o nosso discurso às diferentes redes sociais, recorrer ao bom humor divertindo, responder sempre que alguém investe o seu tempo para a interagir, entre muitos outros.

 

Qualquer marca pode ser uma “Brand Love!”

Se quiser mesmo destacar-se, então arregace as mangas, estude as suas “personas” e fale com o coração.
O sucesso do seu negócio precisa de clientes que amem a sua marca. Lembre-se que, como em qualquer relação amorosa, o amor precisa ser recíproco. Não basta conquistar um cliente, é preciso mantê-lo (fidelizar). Trabalhe a sua sensibilidade para os negócios e esteja atento às oportunidades do seu mercado.

O seu público pode estar solteiro, preparado para casar com a sua marca.

Inspiração: mz3 conteúdo
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