fbpx
7 Julho, 2020 hélio cabral | marketeer

O que são as Google Web Stories?

  • Partilhar

O Google Web Stories é uma nova forma de AMP (Accelerated Mobile Pages). Ao mesmo tempo, é uma nova forma de obter mais tráfego.

Uma história da Web é um formato de narrativa visual nos resultados da Pesquisa Google que envolve o utilizador numa experiência de ecrã completo. Também podem aparecer no separador Imagens, entre outros. Basicamente é a replicação de um tipo de conteúdo com cada vez mais sucesso nas redes sociais, as “stories” no Facebook, Instagram, LinkedIn e Snapchat.
E se nas redes sociais é um tipo de conteúdo cada vez mais popular, principalmente na ótica de fidelização e levar à ação do utilizador, imagine estrategicamente o impacto que pode ter nas pesquisas feitas no Google (ainda é o canal mais utilizado para procurar produtos, serviços e informação😉), como uma oportunidade para aumentar o tráfego para o seu website ou loja online?

Ainda na versão beta, o plug-in ofical da Google facilita a criação e validação das Google Web Stories, sem incluir todas as funcionalidades. Mesmo assim é sempre interessante para conhecer como funciona e quando estiver disponível com todos os recursos, ser mais fácil a sua utilização.

 

É mais uma ferramenta a juntar a tantas outras no que ao marketing digital diz respeito. Para mim, estrategicamente, é usar e abusar desta nova funcionalidade, sempre tendo em conta as melhores práticas, porque é no Google onde acontecem cerca de 5.9 biliões de pesquisas por dia. E se queremos conquistar mais visibilidade para o nosso negócio, sem dúvidas que as ferramentas que a Google disponibiliza são uma grande ajuda na conquista de objetivos.

As recomendações para Google Web Stories bem sucedidas, pela Google:

  • Os vídeos não devem ter mais de 15 segundos e devem ter legendas.
  • Todo o conteúdo de vídeo deve ser exibido no modo retrato e não no modo paisagem, para que a experiência de visualização seja otimizada para dispositivos móveis.
  • O tamanho mínimo recomendado da fonte é de 24.
  • Uma página individual não deve conter mais de 200 caracteres.

 

✅WordPress Plugin:
https://google.github.io/web-stories-wp/beta/

✅Sobre as Google Web Stories:
https://amp.dev/about/stories/

✅Como ativar as histórias da Web na Pesquisa Google:
https://developers.google.com/search/docs/guides/enable-web-stories

✅Como testar se criou uma Google Web Storie corretamente?
https://search.google.com/test/amp

 

▶️Para quem utiliza o RankMath como ferramenta de SEO em wordpress, eles criaram um módulo específico de SEO para as Google Web Stories:
https://rankmath.com/kb/google-web-stories/

, ,

  • Partilhar




Comentários

error

O artigo foi útil? Siga as minhas redes sociais e mantenha-se atualizado.

Open chat
Fale comigo diretamente
Olá :)
Como posso ajudar?