Hoje falo-vos de uma “nova” rede social… Advinham qual é? Pois bem, é isso mesmo… o Google Business Profile, anteriormente conhecido como “Google My Business”. Não, não vai acabar e apenas sofreu um rebranding este ano com o objetivo de não se falar mais em “My Business”, mas sim no “Perfil de Empresa”, reforçando a presença digital das empresas ao tornar-se em mais um touch-point com os consumidores.
Ao mesmo tempo é uma forma de aparecer na primeira página de pesquisa do google, de forma totalmente orgânica.
Mas antes de continuar, uma chamada de atenção, porque é incrível a quantidade de empresas que ainda não o utiliza ou simplesmente está para lá “esquecido” e completamente descuidado. Se pensar que a maioria dos acessos ao seu website ou loja online são feitos através de pesquisas no google, então porque não tratar o Google Business Profile como uma verdadeira rede social, dando a mesma atenção e o mesmo cuidado que dá àquelas que são assumidas como tal? Além de ser gratuito, vai dar um maior destaque à sua empresa, sendo particularmente muito relevante para negócios locais.
É essencial possuir um meio de representar a sua empresa na Rede de Pesquisa do Google, pois os utilizadores podem encontrar a informação de que necessitam diretamente no seu Google Business Profile.
Índice
- O que permite o Google Business Profile?
- Porquê ter o Google Business Profile?
- As vantagens do Google Business Profile
- Aproveite todo o potencial desta ferramenta
- Dicas de como a sua empresa ter mais hipóteses de ser encontrada através do Google Business Profile
- O que muda em 2022?
- O que se pode concluir?
- Como gerir
O que permite o Google Business Profile?
Sabia que esta ferramenta permite um diálogo direto entre a sua empresa e os seus clientes ou potenciais clientes? Para além disso, é também uma extensão da loja online, pois possibilita a criação de produtos com links para a loja, destacar os serviços que oferece, a criação de eventos, angariar reviews e classificações de clientes, partilha de conteúdo, cupões de oferta e até a troca de mensagens com potenciais clientes.
Mais recentemente a opção de conectar o perfil ao Woocommerce estão a aparecer nos Perfis de negócios do Google. É uma colaboração oficial de plugins entre estas empresas, que também inclui o Shopify, e que basicamente permite sincronizar os produtos diretamente com o Google, gerir o feed de produtos e criar campanhas de anúncios do Google sem sair do painel do WooCommerce.
Existem funcionalidades comuns que se adaptam a qualquer tipo de negócio, e outras exclusivas para setores específicos (como é o caso da restauração). Algumas dessas funcionalidades:
- Localização da empresa no Google Maps (Controlar o IP de onde se realizam as pesquisas e monitorizar continuamente os utilizadores graças ao GPS móvel, são ferramentas que o Google coloca à disposição dos negócios).
- Número de telefone/telemóvel;
- Horário de funcionamento;
- Horários de mais movimento no local;
- Reviews sobre o serviço/produto;
- Questões e respetivas respostas;
- Eventos que irão decorrer;
- Apresentar fotografias do seu negócio e/ou fotografias publicadas por clientes;
- Criar um website de forma gratuita (caso não tenha um);
- Vincular o perfil ao Google Ads para campanhas
Porquê ter um perfil Google Business Profile?
O Google Business Profile permite que as informações da sua empresa e produtos, de forma gratuita, apareçam nas pesquisas realizadas tanto no motor de busca Google como no Google Maps (também aqui é possível fazer a gestão do seu perfil, editar estatísticas e responder a clientes), organicamente. Desta forma, pode gerir a relação direta com os seus clientes, a publicação de promoções, eventos e novidades.
Uma das opções mais importantes e atrativas são as opiniões. Com base nelas, poderá conhecer o que pensam os clientes do seu negócio, responder a todas as suas questões e influenciar outros.
Até aqui, vimos que o Google Business Profile pode ajudar (e muito) na divulgação de empresas de forma orgânica. Além de ser uma excelente forma de trabalhar o Off-Page SEO, ter um perfil nesta plataforma ajuda a que o seu negócio seja encontrado com maior facilidade nos resultados de pesquisa orgânicos, pois todo o conteúdo fornecido nas Pesquisas Google e Google Maps é indexado.
É importante manter o perfil sempre atualizado com publicações, fotografias e vídeos. Quanto mais publicar, mais hipóteses a sua empresa tem de ser visualizada.
Resumo de algumas das vantagens de utilizar o Google Business Profile
- Destaque nas pesquisas do Google, aumentando a presença digital e a atração para clientes
- Maior visibilidade para potenciais clientes
- Gerar mais confiança
- Facilidade na atualização de informações relacionadas com o seu negócio, como o horário de funcionamento, a localização, produtos, promoções, entre outras
- Possibilidade de interação com os clientes, através de comentários e avaliações da parte dos mesmos, bem como imagens e vídeos publicados pela empresa
- Facilidade na mensuração dos resultados, isto é, a plataforma permite o acesso a vários dados como: é que os clientes pesquisaram pela empresa e a sua respetiva localização geográfica; quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa utilizando o telefone exibido no perfil; quantos cliques o website teve
- De uma forma simples e rápida, permite também ver insights que podem ajudar a tomar decisões estratégicas, como as palavras-chave que são utilizadas para encontrar o seu negócio ou o número de cliques no botão de ligar.
- Pode criar um catálogo de produtos (não é obrigatório inserir preço) com a informação que desejar e colocar o link do produto para o check-out da loja online. ABORDAR O WOOCOMMERCE
Aproveite todo o potencial desta ferramenta!
Um erro muito comum das empresas é criarem uma conta e ficarem-se por aí, sem retirarem todo o potencial do Google Business Profile. Não seja uma delas. É uma ferramenta muito prática que tem crescido nos últimos anos, tanto em importância como em funcionalidades.
Por isso, é importante assegurar continuamente se toda a informação está correta, atualizada, igual à do website e sem esquecer de completar os passos relativos à categoria, à descrição e aos atributos.
- Categoria: Deve resumir de forma concisa e especificamente do que se trata o seu negócio. Por exemplo: Restaurante chinês.
- Descrição: Publique uma imagem clara do seu espaço e daquilo que este dispõe. Exemplo: No caso de um restaurante, fotos dos funcionários ou dos pratos de comida, para apresentar aquilo que torna o seu restaurante único. Fotos do exterior, para que as pessoas possam reconhecer também o restaurante quando o visitarem.
- Atributos: Pense nas questões que os seus clientes poderão ter antes de visitar o seu espaço. Exemplo: Tem parque de estacionamento gratuito? É kid-friendly? Quais são as medidas de saúde e segurança? Inclua estas e outras informações que sejam pertinentes tendo em conta o seu negócio.
Dicas de como alavancar o Google Business Profile da sua empresa
- Mantenha o perfil constantemente atualizado;
- Crie novas publicações, apostando num conteúdo, consistente e com boas imagens e vídeos com palavras-chave mais relevantes (Exemplos: Divulgar eventos organizados pela empresa; Novos Produtos/Novidades; Partilhar descontos e campanhas promocionais, se isto se aplicar ao seu caso);
- Recorrendo a outros canais, potenciar a partilha de reviews e interaja com elas (sejam estas positivas ou negativas), incentivando os clientes a compartilharem a sua opinião em relação a um produto, serviço prestado ou experiência com a empresa. É particularmente importante, porque para quem vai ter o primeiro contacto com a sua ficha de empresa ficará com uma primeira imagem positiva
- Faça análises completas e tire conclusões: O Google Business Profile dispõe de um conjunto de insights relevantes para a sua empresa como: Quantos dos seus clientes estão a clicar no seu website através do Google Business Profile? Que elementos do Google Business Profile são mais consultados? As fotos? A localização? As reviews? De que área geográfica é que está a receber mais clientes? Quantos contatos telefónicos acontecem?
Todas estas opções são já implementadas com clientes ou empresas com quem trabalhamos. Ao possuir uma conta criada no Google Business Profile, consegue extrair insights importantes e relevantes como, por exemplo, saber mais sobre os seus consumidores ou potencias consumidores, analisar tendências, comportamentos ou até para estudar a concorrência e quais as opiniões que as pessoas têm acerca dela.
Se quiser analisar a concorrência, é também uma boa ferramenta (fica a dica) 🙂
Alguns exemplos de insights de ações realizadas (chamadas, direções, etc):
- Permita que os utilizadores façam agendamentos (esta especificidade do Google Business Profile pode ajudar, em particular, o setor da restauração, ao permitir que os restaurantes consigam otimizar o seu tempo/lucro);
- Utilize a troca de mensagens, como um chat online. Isto possibilita que os clientes tenham um contacto direto com a sua empresa, para esclarecer dúvidas de uma forma mais rápida e prática.
- Adicione recursos e atributos especiais (por exemplo, os hotéis podem exibir as classificações das classes e listar as comodidades oferecidas; Os restaurantes e bares podem fazer upload de menus, mostrar os pratos mais populares; Pode optar por compartilhar também que o seu restaurante ou hotel é acessível a pessoas que utilizam cadeira de rodas, que dispõe de wi-fi gratuito ou mesas ao ar livre/esplanada, etc).
- Interaja com os clientes diretamente na Pesquisa Google e Google Maps (esta funcionalidade foi adicionada recentemente, sendo mais fácil ver estatísticas, editar o seu perfil e também, é a nova forma de responder a mensagens de clientes em dispositivos móveis).
- É importante que o nome dos ficheiros carregados (exemplo fotografia ou vídeo) contenha o nome da marca ou uma palavra-chave da mesma que se pretenda destacar, ou seja, fazer com que o nome dos ficheiros se reflita no conteúdo.
Nota: Evite usar acentos ou cedilhas e recorra a hífenes (-) em vez de underscores (_).
O que muda em 2022?
Como foi abordado anteriormente, o Google My Business mudou de nome para “Google Business Profile” e a partir de julho de 2022, a aplicação para dispositivos móveis deixa de estar disponível e a app Google Maps vai ser o local para gerir a sua empresa em dispositivos móveis. No entanto, também vai poder continuar a gerir o seu perfil na Pesquisa Google via mobile ou desktop.
Na app, terá acesso às mesmas funcionalidades, como responder a críticas, editar o seu perfil e responder a mensagens de clientes, mas agora com a vantagem de os poder alcançar com maior facilidade, estejam eles onde estiverem.
COLOCAR O WOOCOMMERCE
Para além disso, vão existir outras mudanças:
- Facilidade na reivindicação e verificação de um perfil diretamente na pesquisa do Google ou através do aplicativo do Google Maps;
- Possibilidade de enviar mensagens aos clientes diretamente da pesquisa no Google;
- Será possível sinalizar se um produto anunciado está em stock quando aparecer na aba “Shopping” e apresentar inventários.
O que podemos concluir?
O Google Business Profile é mais um canal essencial para que o seu negócio seja encontrado pelos clientes no mundo digital e pode refletir-se num grande contributo no aumento das vendas e visitas ao estabelecimento local, sendo também uma estratégia de off-page SEO.
Com todas estas informações ao seu alcance, está no caminho certo para fazer um uso completo e assertivo do Google Business Profile, e não se esqueça que este deve ser pensado e integrado numa estratégia de comunicação digital.
Os consumidores no mundo digital estão cada vez mais exigentes e, estão constantemente a alterar a forma como pesquisam. É importante facilitar-lhes o processo de pesquisa para que a ação pretendida seja o mais fácil e rápida possível.
MOSTRAR RELEVÂNCIA E APARECER PARA QUEM PROCURA A SUA EMPRESA.