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14 Julho, 2022 hélio cabral | marketeer

O Google My Business acabou

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Hoje falo-vos de uma “nova” rede social… Advinham qual é? Pois bem, é isso mesmo… o Google Business Profile, anteriormente conhecido como “Google My Business”. Não, não vai acabar e apenas sofreu um rebranding este ano com o objetivo de não se falar mais em “My Business”, mas sim no “Perfil de Empresa”, reforçando a presença digital das empresas ao tornar-se em mais um touch-point com os consumidores.

É incrível a quantidade de empresas que não o utiliza ou simplesmente está para lá, “esquecido”. Se pensar que a maioria dos acessos ao seu website ou loja online são feitos através de pesquisas no google, então porque não tratar o Google Business Profile como uma verdadeira rede social, dando a mesma atenção e o mesmo cuidado que dá àquelas que são assumidas como tal?

Além de ser gratuito, vai dar um maior destaque à sua empresa, sendo particularmente muito relevante para negócios locais.

É essencial possuir um meio de representar a sua empresa na Rede de Pesquisa, pois os utilizadores podem encontrar a informação de que necessitam diretamente no seu Google Business Profile.

Índice

  1. O que permite o Google Business Profile?
  2. Porquê ter o Google Business Profile?
  3. As vantagens do Google Business Profile
  4. Aproveite todo o potencial desta ferramenta
  5. Dicas de como alavancar a sua empresa através do Google Business Profile
  6. O que muda em 2022?
  7. É fácil criar um Google Business Profile
  8. O que se pode concluir?
  9. Como gerir

 

O que permite o Google Business Profile?

Sabia que esta ferramenta permite um diálogo direto entre a sua empresa e os seus clientes ou potenciais clientes? Para além disso, é também uma extensão da loja online, pois possibilita a criação de produtos com links para a loja, destacar os serviços que oferece, a criação de eventos, angariar reviews e classificações de clientes, partilha de conteúdo, de cupões de oferta, e até a troca de mensagens com potenciais clientes.

Existem funcionalidades comuns que se adaptam a qualquer tipo de negócio, e outras exclusivas para setores específicos (como é o caso da restauração). Algumas dessas funcionalidades:

  • Localização da empresa no Google Maps (Controlar o IP de onde se realizam as pesquisas e monitorizar continuamente os utilizadores graças ao GPS móvel, são ferramentas que o Google coloca à disposição dos negócios).
  • Número de telefone/telemóvel;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de mais movimento no local;
  • Reviews sobre o serviço/produto;
  • Questões e respetivas respostas;
  • Eventos que irão decorrer;
  • Apresentar fotografias do seu negócio e/ou fotografias publicadas por clientes;
  • Criar um website para o negócio (caso não tenha um);
  • Vincular o perfil ao Google Ads para campanhas locais;

Porquê ter um perfil Google Business Profile?

O Google Business Profile permite-lhe, gratuitamente, estar presente nas pesquisas realizadas tanto no motor de busca Google como no Google Maps (também aqui é possível fazer a gestão do seu perfil, editar estatísticas e responder a clientes), sendo um apoio para as pesquisas orgânicas. Desta forma, pode gerir a relação direta com os seus clientes, a publicação de promoções, eventos e novidades.

Uma das opções mais importantes e atrativas são as opiniões. Com base nelas, poderá conhecer o que pensam os clientes do seu negócio, responder a todas as suas questões e influenciar outros.

Até aqui, vimos que o Google Business Profile pode ajudar (e muito) na divulgação de empresas de forma orgânica. Além de ajudar no Off-Page SEO, ter um perfil nesta plataforma ajuda a que o seu negócio seja encontrado com maior facilidade nos resultados de pesquisa orgânicos, pois todo o conteúdo fornecido nas Pesquisas Google e Google Maps é indexado. Por exemplo, no caso das fotografias e vídeos, quanto mais publicar, mais hipóteses a empresa tem de ser vista.

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As vantagens do Google Business Profile

  • Destaque nas pesquisas do Google, aumentando a presença digital e a atração para clientes.
  • Maior visibilidade para potenciais clientes
  • Gerar mais confiança por parte dos clientes.
  • Facilidade na atualização de informações relacionadas com o seu negócio, como o horário de funcionamento, a localização, entre outras.
  • Possibilidade de interação com os clientes, através de comentários e avaliações da parte dos mesmos, bem como imagens e vídeos publicados pela empresa.
  • Facilidade na mensuração dos resultados, isto é, a plataforma permite o acesso às seguintes informações: como é que os clientes pesquisaram pela empresa e a sua respetiva localização geográfica; quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa utilizando o telefone exibido no perfil; quantos cliques o website teve;
  • De uma forma simplese rápida, permite também ver insights que podem ajudar a tomar decisões estratégicas, como as palavras-chave que são utilizadas para encontrar o seu negócio ou o número de cliques no botão de ligar.
  • Pode criar um catálogo de produtos (não é obrigatório inserir preço) com a informação que desejar e colocar o link do produto para o check-out da loja online.

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Aproveite todo o potencial desta ferramenta!

Um erro muito comum das empresas é criarem uma conta e ficarem-se por aí, sem retirarem todo o potencial do Google Business Profile. Não seja uma delas. É uma ferramenta muito prática que tem crescido nos últimos anos, tanto em importância como em funcionalidades.

Por isso, é importante assegurar continuamente se toda a informação está correta, atualizada, igual à do website e sem esquecer de completar os passos relativos à categoria, à descrição e aos atributos.

  • Categoria: Deve resumir de forma concisa e especificamente do que se trata o seu negócio. Por exemplo: Restaurante chinês.
  • Descrição: Publique uma imagem clara do seu espaço e daquilo que este dispõe. Exemplo: No caso de um restaurante, fotos dos funcionários ou dos pratos de comida, para apresentar aquilo que torna o seu restaurante único. Fotos do exterior, para que as pessoas possam reconhecer também o restaurante quando o visitarem.
  • Atributos: Pense nas questões que os seus clientes poderão ter antes de visitar o seu espaço. Exemplo: Tem parque de estacionamento gratuito? É kid-friendly? Quais são as medidas de saúde e segurança? Inclua estas e outras informações que sejam pertinentes tendo em conta o seu negócio.

Dicas de como alavancar o Google Business Profile da sua empresa

  • Mantenha o perfil constantemente atualizado;
  • Crie novas publicações, apostando num conteúdo, consistente e com boas imagens e vídeos com palavras-chave mais relevantes (Exemplos: Divulgar eventos organizados pela empresa; Novos Produtos/Novidades; Partilhar descontos e campanhas promocionais, se isto se aplicar ao seu caso);
  • Potenciar a partilha de reviews e interaja com elas (sejam estas positivas ou negativas), incentivando os clientes a compartilharem a sua opinião em relação a um produto, serviço prestado ou experiência com a empresa.
  • Faça análises completas e tire conclusões: O Google Business Profile dispõe de um conjunto de insights relevantes para a sua empresa como: Quantos dos seus clientes estão a clicar no seu website através do Google Business Profile? Que elementos do Google Business Profile são mais consultados? As fotos? A localização? As reviews? De que área geográfica é que está a receber mais clientes?

Todas estas opções são já implementadas com clientes ou empresas com quem trabalhamos. Ao possuir uma conta criada no Google Business Profile, consegue extrair insights importantes e relevantes como, por exemplo, saber mais sobre os seus consumidores ou potencias consumidores, analisar tendências, comportamentos ou até para estudar a concorrência e quais as opiniões que as pessoas têm acerca dela.

Alguns exemplos de insights de ações realizadas (chamadas, direções, etc):

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  • Permita que os utilizadores façam agendamentos (esta especificidade do Google Business Profile pode ajudar, em particular, o setor da restauração, ao permitir que os restaurantes consigam otimizar o seu tempo/lucro);
  • Utilize a troca de mensagens, como um chat online. Isto possibilita que os clientes tenham um contacto direto com a sua empresa, para esclarecer dúvidas de uma forma mais rápida e prática.

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  • Adicione recursos e atributos especiais (por exemplo, os hotéis podem exibir as classificações das classes e listar as comodidades oferecidas; Os restaurantes e bares podem fazer upload de menus, mostrar os pratos mais populares; Pode optar por compartilhar também que o seu restaurante ou hotel é acessível a pessoas que utilizam cadeira de rodas, que dispõe de wi-fi gratuito ou mesas ao ar livre/esplanada, etc).
  • Interaja com os clientes diretamente na Pesquisa Google e Google Maps (esta funcionalidade foi adicionada recentemente, sendo mais fácil ver estatísticas, editar o seu perfil e também, é a nova forma de responder a mensagens de clientes em dispositivos móveis).
  • É importante que o nome dos ficheiros carregados (exemplo fotografia ou vídeo) contenha o nome da marca ou uma palavra-chave da mesma que se pretenda destacar, ou seja, fazer com que o nome dos ficheiros se reflita no conteúdo.

Nota: Evite usar acentos ou cedilhas e recorra a hífenes (-) em vez de underscores (_).

O que muda em 2022?

Como foi abordado anteriormente, o Google My Business mudou de nome para “Google Business Profile” e a partir de julho de 2022, a aplicação para dispositivos móveis vai deixar de estar disponível e a app Google Maps vai ser o local para gerir a sua empresa em dispositivos móveis. No entanto, também vai poder continuar a gerir o seu perfil na Pesquisa Google via mobile ou desktop.

Na app, terá acesso às mesmas funcionalidades, como responder a críticas, editar o seu perfil e responder a mensagens de clientes, mas agora com a vantagem de os poder alcançar com maior facilidade, estejam eles onde estiverem.

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Para além disso, vão existir outras mudanças:

  • Facilidade na reivindicação e verificação de um perfil diretamente na pesquisa do Google ou através do aplicativo do Google Maps;
  • Possibilidade de enviar mensagens aos clientes diretamente da pesquisa no Google;
  • Será possível sinalizar se um produto anunciado está em stock quando aparecer na aba “Shopping” e apresentar inventários.

Por fim… É fácil criar um Google Business Profile e estes são os passos:

Passo 1: Navegar até à página principal do Google Business Profile e fazer o login com a conta Google;
Passo 2: Adicionar o nome da empresa;
Passo 3: Definir a localização ou a área geográfica;
Passo 4: Escolher a categoria em que se enquadra o negócio;
Passo 5: Adicionar informações sobre o negócio como o contacto telefónico e website;
Passo 6: Validar o perfil de negócio (via e-mail, por telefone ou pelo website).

Pode também selecionar se pretende receber ou não recomendações do Google e a partir daí é explorar ao máximo esta “rede social”.

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O que podemos concluir?

O Google Business Profile é mais uma ferramenta essencial para que o seu negócio seja encontrado pelos clientes no mundo digital e pode refletir-se num grande contributo no aumento das vendas e visitas ao estabelecimento local, sendo também uma estratégia de off-page SEO.

Com todas estas informações ao seu alcance, está no caminho certo para fazer um uso completo e assertivo do Google Business Profile, e não se esqueça que este deve ser pensado e integrado numa estratégia digital.

Os consumidores no mundo digital estão cada vez mais exigentes e, estão constantemente a alterar a forma como pesquisam. É importante facilitar-lhes o processo de pesquisa para que a ação pretendida seja o mais fácil e rápida possível.

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