Missão cumprida. O 1º Evento em Portugal que aborda a Importância do Erro no Marketing aconteceu… e em formato presencial
Não é fácil transmitir por escrito tudo aquilo que sentimos antes, durante e ainda agora.
Organizar um evento é por si só um grande desafio e alguma coragem necessária à mistura, principalmente quando falamos em equipas mais curtas como é o nosso caso na hélio cabral | marketeer.
Agora imagine organizar um evento com esses mesmos desafios, mas em tempos de pandemia e em formato presencial, onde foi preciso muito mais que coragem, foi precisa muita resiliência, muito foco e não desmotivar durante o processo, o que não foi fácil em determinadas alturas. Ahh e claro, foi inevitável não cometer alguns erros nesse percurso.
Foi também uma jornada de constantes incertezas, adaptações, de acompanhar a evolução da pandemia e todas as diretrizes que o Governo implementava, a alteração das datas da realização do evento, ter planos B ou até C. Um ou outro orador que estava confirmado e de repente, por motivos pessoais, já não podiam estar presentes, lidar com as limitações de pessoas em espaços fechados, encontrar soluções para cumprir as normas de segurança da DGS, que à medida que o evento ia sendo preparado, mudavam.
Podemos afirmar, sem tabus, que ansiedade, stress e ao mesmo tempo muito entusiasmo e adrenalina foram sentimentos que tomaram conta de nós durante o último ano e meio, para que que fosse não só possível dar vida ao Primeiro Evento em Portugal que Aborda a importância do Erro no Marketing, como também foi o primeiro evento de marketing presencial em 2021, com a máxima segurança possível.
Sob o tema “Marketing Mix do Erro: Transformar o Erro numa Oportunidade”, o objetivo não foi evidenciar as conquistas, mas o que esteve na sua origem. E a importância dos erros e as lições aprendidas que estão por detrás de grandes estratégias e ações de Marketing.
E a missão foi cumprida.
Quando acreditamos em algo, temos de ir com tudo e lutar contra todas as limitações que possam existir para as ultrapassar e o evento que antecipou o que parece ser uma tendência aconteceu.
No Marketing somos diariamente movidos por desafios e o lado humano inspira-nos. E foi também por isso que decidimos avançar com a concretização do evento Marketing Mix do Erro apenas em formato presencial. Estávamos comprometidos em criar um evento de valor para todos, que potenciasse o networking, que inspirasse, que mostrasse a importância do Erro no Marketing, que lutasse para desmistificar esta palavra sempre tão criticável, que tivesse diversidade e ensinasse através das histórias reais de Profissionais de Marketing e Administradores de Empresas.
Além disso é também não ter medo de arriscar, de errar e aprender. E a aposta num tema que não é sexy e sem ser em formato online foi um ótimo exemplo disso.
Mas a prova de que é preciso arriscar e fazer acontecer é que passaram pelo evento cerca de 180 pessoas, ainda em tempos de pandemia.
Não estamos a ser convencidos, apenas realistas ao afirmar que fomos pioneiros no tema e na abordagem ao Marketing na perspetiva do Erro e, com isso, esperamos contribuir para valorizar a Importância do Erro no Marketing em Portugal e os seus benefícios.
Porque mais importante de saber o que fazer, é saber o que não fazer.
Fomos os mentores do evento, mas ele só foi possível porque as Pessoas e Marcas contribuíram para que fosse possível acontecer.
Um grande obrigado a todos os participantes de norte a sul por cometerem o erro de estarem presentes.
Um grande obrigado a todos os parceiros e aos oito super oradores por acreditarem em errar connosco:
? Paula Arriscado (Diretora Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação no Grupo Salvador Caetano) – “A Arte de Falhar faz-nos crescer”
? Bruno Oliveira (Senior Brand Manager Sumol) – “A importância de um ecossistema proprietário”
? Daniel Pereira (Diretor Executivo MindSEO) – “O Online, os Negócios e os Dados”
? João Almeida (Responsável Comunicação do Vinho Soalheiro) – “Errar para a frente”
? Tiago Quaresma (Administrador no Grupo O Valor Do Tempo) – “Como corrigir o erro de uma indústria inteira”
? Alexandre Pereira (Marketing Team Leader do Dott) – “Corpo às Balas”
? Márcio Miranda (e-Commerce Manager Grupo Nabeiro) – “E-commerce Manager em tempo de pandemia: Receitas com o Erro à espreita”
? Ricardo Pereira (Head of Marketing and Communications FRICON) – “As perspetivas do Erro no sucesso de campanhas de Marketing”
E um grande obrigado a todas as empresas, marcas e parceiros por acreditarem em nós. Sem vocês, o Primeiro Evento em Portugal que aborda a Importância do Erro no Marketing não teria acontecido sem todos vocês.
? FRICON
? ptisp
? Associação Comercial de Braga
? izigo.pt
? FLAG
? Associação Empresarial de Amarante
? Empório Criativo
? Associação Empresarial da Maia
? dott
? ISPGAYA
? Fruut
? Unveil
? Aromagic
? APPM
? Tecmaia
O dia 15 de maio foi ainda mais especial, porque precisamente nesse dia também se celebra o Dia Internacional da Família e, mesmo assim, fizeram questão de marcar presença.
O que nos nutre a todos? As relações e lições. Foi isso que aconteceu no evento Marketing Mix do Erro. Fazemos sentido juntos, não à parte. Estar presente foi a oportunidade de conhecerem pessoas fantásticas do mundo do Marketing, de realizar networking, criar sinergias, aprender, trocar experiências e opiniões, num ambiente descontraído e profissional ao mesmo tempo.
Um detalhe que nos deixou a todos bem felizes foi olhar para as pessoas e perceber que se estavam a relacionar, a falar, a conviver, em vez de estarem “no seu mundo através do smartphone”.
Estamos mesmo radiantes com o feedback que temos recebido, com todas as partilhas e comentários realizados.
Mas calma, nem tudo foi perfeito. Se coisas podiam ter corrido melhor? Claro que sim, não estivéssemos nós a falar do evento que aborda o erro e a sua importância. Há sempre margem para melhorar e evoluir e ainda bem, pois desafios não faltaram para tornar o evento uma realidade.
Essas pequenas coisas que falharam são fáceis de corrigir, foram não só analisadas durante a concretização do evento, como reforçadas pelo questionário pós-evento.
Mas é muito importante ressalvar que apesar de não ter parecido, estava a acontecer um evento ainda em pandemia, com certas limitações para assegurar a segurança de todos e até foi notório alguns comportamentos de não saberem como agir em determinadas situações.
Por exemplo, a DGS não permitia a disponibilização de comida para evitar aglomerados de pessoas e retirarem as máscaras no momento de comer ou beber.
Foi por esse motivo criado um Kit de Comida e água, entregue a cada pessoa e na zona da cafetaria podiam reabastecer e tomar um delicioso café.
Esperamos que tenham sido “Inspirados para Transformar” o Erro em grandes lições e oportunidades e que apoiar o evento ou estarem presentes tenha sido um grande erro.
Não queremos ser spoilers, mas não só a 2ª edição do Evento Marketing Mix do Erro está neste momento a ser preparada, como mais iniciativas virão em força!
Até já.