- O único evento em Portugal que fala sobre o erro no Marketing contou com mais 250 participantes.
- Testemunho de marcas como SONAE MC, Moviflor Portugal, PRIO, IT Tech BuZ, KuantoKusta, E-goi, Altronix, Sociedade Comercial C. Santos, M&A Worldwide, Control, Continente e Mimosa.
- Conheça as principais conclusões.
Falar do erro é cada vez mais importante e relevante para o sucesso do Marketing e das empresas. O mesmo permite gerar conhecimento, mudar processos, ajustar intervenções e intervenientes. Basta que as marcas assumam o compromisso de aprender com os erros e, por essa via, permitirem que estes sejam uma espécie de via aberta para novas aprendizagens e estratégias. Até porque o erro é, em grande parte das vezes, consequência do risco e o risco é a alavanca da inovação, que, por seu turno, é um trampolim para o Marketing.
Na verdade, não há inovação sem Marketing, nem Marketing sem inovação e o erro será sempre um dos seus pressupostos. Estas são algumas das principais conclusões da II Edição do Evento Marketing Mix do Erro, que se realizou, recentemente, no TECMAIA – Parque da Ciência e Tecnologia da Cidade da Maia.
O evento, que teve mais de 250 participantes, contou com a presença de oradores nacionais de diferentes setores e experiências de marcas como SONAE MC, Moviflor Portugal, PRIO, IT Tech BuZ, KuantoKusta, E-goi, Altronix, Sociedade Comercial C. Santos, M&A Worldwide, Control, Continente e Mimosa.
“Gratidão, Emoção e Orgulho são o que melhor podem descrever aquilo que sentimos como equipa. Nesta edição provámos novamente que falar do Erro no Marketing é relevante não apenas para o próprio Marketing, como naturalmente para as empresas e pessoas”, refere Hélio Cabral, fundador e promotor do evento Marketing Mix do Erro.
“Apesar do que se pudesse pensar, a concretização do evento este ano foi bem mais desafiante do que em plena pandemia no ano passado. Se por um lado se arriscou fazer um evento presencial e a pandemia até foi uma oportunidade, este ano voltar à normalidade trouxe várias ‘ameaças’, já que está tudo a acontecer, desde eventos familiares (batizados, casamentos), sociais e corporativos em simultâneo. De qualquer forma, tal não foi impedimento para que este ano tivesse existido uma evolução, já que o número de participantes aumentou, com cerca de 250 pessoas a passar pelo evento. Objetivo cumprido”, acrescenta o mesmo responsável.
Para Hélio Cabral, o foco do evento esteve sempre claro: “criação de um evento de valor para todos, que potenciasse o networking, que inspirasse, que demostrasse a importância do Erro no Marketing e o resultado para as empresas, que lutasse para desmistificar esta palavra que ainda permanece como um enorme tabu, que tivesse diversidade de conteúdo através das histórias reais de Profissionais nacionais de referência”.
Para Hélio Cabral, o foco do evento esteve sempre claro: “criação de um evento de valor para todos, que potenciasse o networking, que inspirasse, que demostrasse a importância do Erro no Marketing e o resultado para as empresas, que lutasse para desmistificar esta palavra que ainda permanece como um enorme tabu, que tivesse diversidade de conteúdo através das histórias reais de Profissionais nacionais de referência”.
Vamos às novidades deste ano?
Dinâmica para potenciar o networking
O Evento Marketing Mix do Erro contou com a aplicação “WebApp izigo Conference” criada especificamente e articulada pela IZIGO.. Uma WebApp onde cada participante teve associado um QR Code impresso no crachá, que permitiu gerar Networking entre todos, agendar sessões de Speed Meeting com os oradores, efetuar o Check-in, acumular pontos quando lido ou “scanado” entre outras funcionalidades. No final do jogo realizado, as 3 pessoas que mais QR CODES digitalizaram, receberam um prémio patrocinado pela FLAG.
A Tertúlia de E-commerce
Uma outra novidade foi a Tertúlia dedicada ao E-commerce. E porquê? É inquestionável o crescimento que existiu nesta área motivado principalmente por fatores externos, no entanto, existem vários cuidados a ter. Um deles é não pensar que um e-commerce se resume apenas a escolher a melhor plataforma para ter uma loja online. Nesta tertúlia, o objetivo foi destacar várias peças que compõem este puzzle bem complexo.
As Speed Meetings
Sabemos também que é de extrema importância conhecer os oradores e ter um contacto mais próximo com eles. Nesse sentido, em conjunto com a Soc. Com. C. Santos – Mercedes-Benz e Smart foi criada uma dinâmica para o efeito. Durante 1 hora existiram o que chamámos de “Speed Meetings” no interior de 3 automóveis Mercedes. No total foram 32 mini conversas, o que para estreia é um bom número e reforça que a iniciativa é para continuar.
Os oradores e marcas parceiras que estiveram presentes
Até podemos ser organizadores do Evento Marketing Mix do Erro, mas ele só é possível porque contamos com a presença de marcas e oradores que contribuíram para que tal acontecesse!
O Evento contou com um incrível conjunto de marcas parceiras que se juntaram nesta missão de ajudar a dar vida a um evento que tem um posicionamento inovador no Marketing nacional, aos quais agradecemos: Do It On, Soalheiro, BDR, FLAG, Sociedade Comercial C. Santos, Prio, PTISP, Com Alma Creative Studio, SetUp Tech, Digital Marketers, E-goi, Xerox, Key School, IZIGO, Intergráficas, Livro dos Elogios, Instax FujiFilm, Hivolve, Fruut, Vision Libraries, Unveil, Food Trucks Factory, Adega Cooperativa da Vidigueira, Proglobal, Event-ics, TREZE, Fricon, Lagos Digital Nomads, Fonte Viva, Castelbel, Cision, Pedaços de Cacau, Marketeer, Start&Go, APPM, Vida Económica, Ecommercenews, Município da Maia, Associação Empresarial da Maia, ISPGaya e Rádio Nova Era.
Aos oradores um agradecimento especial pelo valor que acrescentaram a este evento:
Tertúlia de E-commerce
- Carla Viana, Diretora de Trading E-commerce da SONAE MC
- Vanessa Arlandis, E-Commerce Diretor da Moviflor Portugal
- João Pedro Caetano, Gestor de E-commerce da PRIO
- Jorge Cunha, Digital Marketing Analist na IT Tech BuZ
- André Duarte, Diretor Comercial do KuantoKusta
- Daniel Alves de Oliveira, Head of Innovation & Research da E-goi
Conversas de Marketing
- Rui Fonseca, CEO da Altronix e Professor no IPAM – “Erros? Trato-os por tu porque fazem parte do dia a dia!”
- Ana Bolina, Diretora de Marketing da Sociedade Comercial C. Santos – “Aprender com o Futuro”
- Carlos Brito, Professor de Marketing FEP (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e Porto Business School – “Marketing e Inovação”
- Rui Delgado, Chief Executive Director at M&A Worldwide – “Gestão sem Marketing não é Gestão”
- Patricia Nunes Coelho, Diretora de Marketing da Control – “Ignorar o Erro, Estratégia ou falta dela?”
- Marta Machado de Carvalho, Coordenadora Social Media Continente – “Caso #Mariana”
- José Pedro Marques da Silva, Gestor de Marca Mimosa – “O gestor de marca como gestor do erro”
Em jeito de resumo…
A ideia de que falar do erro é cada vez mais importante e relevante para o sucesso do Marketing e das empresas, saiu reforçada nesta II Edição do Evento Marketing Mix do Erro. Foram vários os pontos chave que se podem retirar, onde se destacam:
- Não há inovação sem marketing nem marketing sem inovação e o erro fará sempre parte.
- O erro é consequência do risco e o risco é a alavanca da inovação.
- Quando surge o erro, o que fazer? Gerar conhecimento, mudar processos, ajustar intervenções e intervenientes.
- Aceitar que o erro existe e fará sempre parte da realidade das empresas.
- É um tópico que deve ser abordado por todos os setores e encarado como uma ferramenta de evolução.
- Tão importante quanto errar é assumir todas as consequências dos erros e aprender com eles.
- É a partir dos erros que nascem grandes estratégias.
- O erro deve ser encarado como uma forma de aprendizagem e preparação para atingir grandes resultados.
- É um Erro pensar que um E-commerce se resume apenas a ter uma loja online.