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25 Fevereiro, 2022 hélio cabral | marketeer

Google My Business: Como funciona

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Hoje quero falar-vos de uma “nova” rede social… Advinham qual é? Pois bem, é isso mesmo… o Google My Business.

É incrível a quantidade de empresas que não o utiliza ou simplesmente está para lá, “esquecido”.

Se pensar que a maioria dos acessos ao seu website ou loja online são feitos através de pesquisas no google, então porque não tratar o Google My Business como uma verdadeira rede social, dando a mesma atenção e o mesmo cuidado que dá àquelas que são assumidas como tal?

Além de ser gratuito, vai dar maior destaque à sua empresa, sendo particularmente muito relevante para negócios locais.

É essencial possuir um meio de representar a sua empresa nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs), pois em vez de visitarem o website de uma empresa, os utilizadores podem encontrar o que precisam diretamente no seu perfil do Google My Business.

O que permite o Google My Business?

Sabia que esta ferramenta pode permitir um diálogo direto entre a sua empresa e os seus clientes ou potenciais clientes? Para além disso, permite também a quem tem uma loja online, a criação de uma loja com produtos, destacar os serviços que oferece, criação de eventos, partilha de conteúdo, de cupões de oferta e agora, mais recentemente, a troca de mensagens com potenciais clientes.

Existem funcionalidades comuns que se adaptam a qualquer tipo de negócio, e outras exclusivas para categorias específicas (como é o caso da restauração). Algumas dessas funcionalidades são as seguintes:

• Localização da empresa no Google Maps (Controlar o IP de onde se realizam as pesquisas e monitorizar continuamente os utilizadores graças ao GPS móvel, são ferramentas que o Google coloca à disposição dos negócios).

• Número de telefone/telemóvel;

• Horário de funcionamento;

• Horários de mais movimento no local;

• Opiniões sobre o serviço/produto;

• Questões e respetivas respostas;

• Eventos que irão decorrer;

• Apresentar fotografias do seu negócio e/ou fotografias publicadas por clientes;

• Criar um website para o negócio (caso não tenha um);

• Vincular o perfil ao Google Ads para campanhas locais;

Porquê ter um perfil Google My Business?

O Google My Business permite-lhe, gratuitamente, estar presente nas pesquisas realizadas tanto no motor de busca Google como no Google Maps.

Desta forma, poderá gerir a relação direta com os seus clientes, a publicação de promoções, eventos e novidades. Uma das opções mais importantes e atrativas são as opiniões. Com base nelas, poderá conhecer o que pensam os clientes do seu negócio, responder a todas as suas questões e influenciar outros.

Até aqui, vimos que o Google My Business pode ajudar (e muito) na divulgação de empresas locais de forma orgânica. Além de ajudar no SEO offline, ter um perfil nesta plataforma ajuda a que o seu negócio seja encontrado mais facilmente nos resultados de pesquisa, pois todo o conteúdo fornecido nas Pesquisas Google e Google Maps é indexado.

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Benefícios do Google My Bussiness

• Destaques nas pesquisas do Google, aumentando a presença digital e a atração para clientes locais.

Maior visibilidade para potenciais clientes, especialmente se aparecer na primeira página do Google.

Maior confiabilidade por parte dos utilizadores.

Facilidade na alteração de informações relacionadas com o seu negócio, como o horário de funcionamento, a localização, entre outras.

Possibilidade de interação com os clientes, através de comentários e avaliações da parte dos mesmos, bem como imagens e vídeos publicados pela empresa.

Facilidade na mensuração dos resultados, isto é, a plataforma permite o acesso às seguintes informações: como é que os clientes pesquisaram pela empresa e a sua respetiva localização geográfica; quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa utilizando o telefone exibido no perfil; quantos cliques o website teve;

• De uma forma simples e rápida, permite também ver insights que podem ajudar a tomar decisões estratégicas, como as palavras-chave que são utilizadas para encontrar o seu negócio ou o número de cliques no botão de ligar.

• Na criação do seu catálogo de produtos não é obrigatório inserir preço e pode incluir o link do produto no website ou loja.

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Aproveite todo o potencial desta ferramenta!

O erro de muitas empresas é ficarem-se apenas pela criação da conta e não usufruírem do total potencial do Google My Business. Não seja uma delas. É uma ferramenta muito prática que tem crescido nos últimos anos, tanto em importância como em funcionalidades.

Por isso, é importante assegurar sempre se toda a informação está correta, atualizada, igual à do website e sem se esquecer de completar sempre os passos relativos à categoria, à descrição e aos atributos.

Categoria: Deve resumir de forma concisa e especificamente do que se trata o seu negócio. Por exemplo: Restaurante chinês.

Descrição: Publique uma imagem clara do seu espaço e daquilo que este dispõe. Exemplo: No caso de um restaurante, fotos dos funcionários ou dos pratos de comida, para apresentar aquilo que torna o seu restaurante único. Fotos do exterior, para que as pessoas possam reconhecer também o restaurante quando o visitarem.

Atributos: Pense nas questões que os seus clientes poderão ter antes de visitar o seu espaço. Exemplo: Tem parque de estacionamento gratuito? É kid-friendly? Quais são as medidas de saúde e segurança? Inclua estas e outras informações que sejam pertinentes tendo em conta o seu negócio.

Dicas de como alavancar o perfil Google My Business da sua empresa

• Mantenha o perfil constantemente atualizado;

• Aposte no conteúdo, consistente e com boas imagens e vídeos;

• Aposte na partilha de reviews e interaja com elas (sejam estas positivas ou negativas), incentivando os clientes a compartilharem a sua opinião em relação a um produto, serviço prestado ou experiência com a empresa, seja no momento ou depois mais tarde via online, através de um cartão ou recibo eletrónico.

• Crie novas publicações (Exemplos: Divulgar eventos organizados pela empresa; Novos Produtos/Novidades; Partilhar descontos e campanhas promocionais, se isto se aplicar ao seu caso);

• Faça análises completas e tire conclusões: O Google My Business dispõe de um conjunto de insights relevantes para a sua empresa como: Quantos dos seus clientes estão a clicar no seu website através do Google My Business? Que elementos do Google My Business são mais consultados? As fotos? A localização? As reviews? De que área geográfica é que está a receber mais clientes?

Todas estas opções são já implementadas com clientes ou empresas com quem trabalhamos. Ao possuir uma conta criada no Google My Business, consegue extrair daí insights importantes e relevantes acerca da estratégia que está a implementar. Nomeadamente, saber mais sobre os seus consumidores ou potencias consumidores.

Alguns exemplos de insights:

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Permita que os utilizadores façam agendamentos (esta especificidade do Google My Business pode ajudar, nomeadamente, o setor da restauração, ao permitir que os restaurantes consigam otimizar o seu tempo/lucro);

• Utilize a troca de mensagens, como um chat online. Isto possibilita que os clientes tenham um contacto direto com a sua empresa, para esclarecer dúvidas de uma forma mais rápida e prática (apostar em botões de “call to action” específicos).

• Adicione recursos e atributos especiais (por exemplo, os hotéis podem exibir as classificações das classes e listar as comodidades oferecidas; Os restaurantes e bares podem fazer upload de menus, mostrar os pratos mais populares; Pode optar por compartilhar também que o seu restaurante ou hotel é acessível a pessoas que utilizam cadeira de rodas, que dispõe de wi-fi gratuito ou mesas ao ar livre/esplanada, etc).

Interaja com os clientes diretamente na Pesquisa Google e Maps (esta funcionalidade foi adicionada recentemente, sendo mais fácil ver estatísticas, editar o seu perfil e responder a clientes).

• É importante que o nome dos ficheiros carregados (exemplo fotografia ou vídeo) contenha o nome da marca ou uma palavra-chave da mesma que se pretenda destacar, ou seja, fazer com que o nome dos ficheiros se reflita no conteúdo.

Como sabemos, O Google lê toda a informação que lhe oferece. Desse modo, ao preencher mais campos, aumenta as oportunidades de a sua imagem estar mais bem posicionada e adaptar o SEO. Nota: Evite usar acentos ou cedilhas e recorra a hífenes (-) em vez de underscores (_).

As mudanças no Google My Business

Tal como anunciado, o Google My Business detém também de uma aplicação móvel para o iOS e Android. Assim, a partir do telemóvel pode ver toda a informação relativa a clientes e novas mensagens.

Com a presença do botão de follow, pode também ver de forma mais precisa os seus clientes e potenciais clientes, o que lhe permite fazer um seguimento muito mais exaustivo.

Além disso, a aplicação integra todas as funcionalidades que antes se realizavam a partir do computador, permitindo-lhe atualizar o seu perfil em qualquer lado. Trata-se de uma plataforma muito mais específica, já que os utilizadores a utilizam com um só objetivo: saber o que oferece a sua empresa e se obviamente esta vale a pena.

Por fim… É fácil criar um perfil Google My Business. Estes são os passos:

Passo 1: Navegar até à página principal do Google My Business e fazer o login com a conta Google;
Passo 2: Adicionar o nome da empresa;
Passo 3: Definir a localização ou a área geográfica;
Passo 4: Escolher a categoria em que se enquadra o negócio;
Passo 5: Adicionar informações sobre o negócio como o contacto telefónico e website;
Passo 6: Validar o perfil de negócio (via e-mail, por telefone ou pelo website).

Pode também selecionar se pretende receber ou não recomendações do Google.

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Conclusão

O Google My Business é uma ferramenta essencial para que o seu negócio seja encontrado pelos utilizadores no ambiente online, o que traz uma impactante contribuição para aumentar as suas vendas e visitas ao seu estabelecimento local.

Com todas estas informações ao seu alcance, está no caminho certo para fazer um uso completo e assertivo do Google My Business, e não se esqueça que este deve ser integrado numa estratégia de Marketing digital.

Os consumidores no mundo digital estão cada vez mais exigentes e, estão constantemente a alterar a forma como pesquisam. É importante importância facilitar-lhes o processo de pesquisa, fornecendo-lhes as informações necessárias de uma forma rápida e simples.

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