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19 Julho, 2022 hélio cabral | marketeer

Google Analytics 4: O que vai mudar?

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Acompanhar as mudanças nos hábitos dos consumidores é fundamental para quem quer estar sempre à frente da concorrência e pretende melhorar ainda mais a experiência do utilizador. E vamos ser sinceros, se existe uma empresa que sabe identificar tão bem as tendências e transformá-las em métricas, é a Google.

No passado mês de março, foi anunciado que o Google Analytics Universal (UA) vai acabar e que a partir de julho de 2023 começa, definitivamente, a era do Google Analytics 4.

Qual é a grande novidade? Nós damos a resposta: É hora de se preparar de verdade para esta mudança que, acredite, é bem significativa.

No Analytics Universal, a maior parte dos relatórios tem como base as sessões e a identificação dos utilizadores é feita através dos cookies, e isto está prestes a terminar. Atualmente, o que mais importa é a experiência do utilizador e, também, cumprir a legislação (em 2019, a Google foi multada na Europa por violar o RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados). Por isso, o Google Analytics 4 surge já com uma proposta diferente, a qual agrega vantagens. Vamos descobrir quais?

Índice

  1. As principais vantagens do Google Analytics 4
  2. Por que motivo é recomendada a rápida instalação do Google Analytics 4?
  3. Do Universal Analytics ao Google Analytics 4: Dicas práticas
  4. Os passos para concluir a mudança

As principais vantagens do Google Analytics 4

Monitorização omnichannel dos dados na jornada do consumidor

Uma das maiores vantagens do Google Analytics 4 é a possibilidade de integração dos dados do website e dos aplicativos móveis numa única propriedade, dessa forma garante que os dados recolhidos são mais fiáveis. Esta análise de diferentes plataformas é bastante útil para registar a jornada de cada utilizador de forma completa e, com essa informação, construir funis de venda eficazes.

Maior controlo da privacidade do utilizador

O Google Analytics 4 não armazena informações de IP nem utiliza os cookies como mecanismo de seguimento para atividades online. A evolução da Google neste campo está direcionada para opções que permitem uma gestão de dados anónima. Esta nova versão identifica os utilizadores por “Client ID” + “User ID”, ou seja são identificados os visitantes no website e são reconhecidos quando acedem em diferentes dispositivos.

Modelo de dados mais flexível

Ao contrário do que acontecia com o Google Analytics Universal, em que é utilizado um modelo baseado em sessões que agrupam as interações dos utilizadores num período de tempo específico, o Google Analytics 4 utiliza um modelo de medição assente em eventos, o que resulta numa recolha de dados muito mais flexível e rápida.

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Fonte: Joon Solutions

Medição Otimizada

No Google Analytics Universal, o tempo de navegação, as visualizações de página e as conversões eram as métricas que tinham maior importância. Já no GA4, todas estas medições passam a ser representadas como eventos, isto é, todas as interações do utilizador são medidas separadamente.

Nota: O Google Analytics 4 também apresenta um novo conjunto de métricas de “engagement” para um registo de dados muito mais preciso: Engagement sessions per user; Engagement rate; Average engagement time e Engaged sessions.

Maior interação com o Google Ads

A partir dos insights sobre o seu público, é possível criar segmentações mais inteligentes e com maior potencial de ROI no Google Ads, facilitando e tornando mais inteligente o investimento em publicidade.

Um novo Menu

Numa tentativa de responder às necessidades do e-commerce, o Google Analytics 4 reduziu as métricas do menu dos “Relatórios”. Os dados apresentam-se agora em forma de “life cycle”, agrupando as quatro principais fases da jornada de compra (Aquisição, Interação, Rentabilização e Retenção). Vai também continuar a ser possível analisar o visitante (os dados demográficos e tecnologia).

Por que motivo recomendamos a rápida instalação do Google Analytics 4?

Tem até dia 1 de julho de 2023 para fazer a migração para o Google Analytics 4, caso seja cliente Standard do Analytics Universal. Quem é cliente 360 (conta paga do GA) tem um prazo maior, com uma extensão de processamento único até outubro de 2023.

Sim, ainda falta bastante tempo e por isso é normal pensar que a mudança não necessita de ser já implementada. É verdade, mas também é verdade que com tempo a margem de possíveis erros e adaptações é menor, devido a implementações feitas à pressa.

Além disso, quanto mais rápido realizar a mudança, mais cedo começa a criar histórico de dados na nova ferramenta de análise da Google e a ganhar experiência nesta nova plataforma.

Do Universal Analytics ao Google Analytics 4: Dicas práticas

Tendo em conta que o Google Analytics 4 não vai trabalhar com o histórico do Universal Analytics, a melhor opção para evitar começar do zero a partir de julho de 2023 é implementar o Google Analytics 4 agora e mantê-lo a funcionar em paralelo com o Universal Analytics.

E temos ótimas notícias: pode fazer a instalação do GA4 sem ter que “eliminar” o Universal Analytics, ou seja, poderá continuar a recolher dados do teu website em ambos durante esta fase de transição e adaptação à nova plataforma.

A Google partilhou também algumas dicas práticas para realizar a mudança do Universal Analytics para o Google Analytics 4:

  • Verifique se a propriedade da conta do Google Analytics corresponde ao Universal Analytics ou Google Analytics 4. As propriedades criadas antes de 14 de outubro de 2020, provavelmente são do Universal Analytics. Se a sua propriedade foi criada após essa data, é provável que já esteja a utilizar uma propriedade do Google Analytics 4. Para ter a certeza, a Google disponibiliza este link.
  • Tenha em mente que, a partir de 1 de julho de 2023, a recolha de dados no Universal Analytics será descontinuada. A partir dessa data, a Google vai dar um prazo de seis meses para aceder ao histórico e descarregar os relatórios.

Os passos para concluir a mudança:

  1. Na página inicial do seu Google Analytics, clique em Administração (parte inferior esquerda).
  2. Na coluna Conta, certifique-se de que a conta pretendida está selecionada. (Se tiver apenas uma conta do Google Analytics, esta já estará selecionada.)
  3. Na coluna Propriedade, selecione a propriedade do Universal Analytics que recolhe atualmente dados para o seu Website.
  4. Ainda na coluna Propriedade, selecione a opção Assistente de configuração do GA4.
  5. Clique em Começar em Pretendo criar uma nova propriedade do Google Analytics 4.
  6. Se o seu website utilizar a etiqueta gtag.js, pode selecionar “Ativar a recolha de dados com as suas etiquetas existentes.” e depois clique em “Criar propriedade”.

Caso a sua tag não apareça no painel, basta concluir uma última configuração ao adicionar manualmente as tags do seu Google Analytics (universal) ao seu novo GA4.

Depois disto, a mudança vai estar completa e há alguns pontos a ter em consideração:

  • O seu histórico de dados não vai estar no Google Analytics 4, então é essencial manter a propriedade do Universal Analytics para analisar indicadores antigos;
  • Apenas as configurações básicas serão copiadas, ou seja, se tiver metas ou filtros personalizados, vai precisar os configurar no GA4.

O Google Analytics 4 é uma ferramenta analítica muito importante que fornece informações fundamentais sobre o seu público. Os passos descritos acima devem levar cerca de 10 minutos para serem concluídos, portanto, não existe desculpa para adiar esta transição e acompanhar as mudanças.

Nós por cá já começámos a implementar em clientes e chegou a nossa vez de o fazer. E desse lado como vai ser? 😊

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