O marketing digital trouxe novos termos e siglas novas ao marketing, cujo significado é desconhecido para muitos, nomeadamente entre as empresas que procuram este tipo de serviços.
Porque, tal como os profissionais de marketing, também as empresas precisam de conhecer esta nova linguagem, compilei uma lista com os principais termos utilizados e uma breve explicação de cada um, organizados por ordem alfabética.
A
Acompanhamento de conversão
É o nome que se dá à prática de verificar se as conversões e metas de conversão estão a ser cumpridas/atingidas. Essa análise vai além do número de impressões e do número de cliques.
Advertising
Propaganda.
Affiliate Marketing
Uma filial (proprietário de um web site com muito tráfego), exibe um anúncio (como um banner ou link) para uma empresa. Se um consumidor visitar esse anúncio, o site que o exibe receberá uma comissão.
AIDA
A sigla representa as etapas do processo de relacionamento com o consumidor utilizado no marketing (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e baseia-se no comportamento humano. Esta técnica pode ser usada desde os títulos de conteúdos até vídeos, passando por todos os tipos de contatos com o público.
Alt text (texto alternativo)
É usado para descrever uma imagem na internet. Esse texto é lido pelos motores de busca, como o Google, sendo um fator importante de SEO. Também é exibido sempre que o navegador não carrega a imagem.
Analytics
De modo geral, é a informação que resulta da análise de dados ou estatísticas de um site, plataforma, e-mail marketing, testes, entre outros. Pode se referir ao Google Analytics, ferramenta de análise de estatísticas do Google, ou a outras ferramentas similares.
API
Sigla para Application Programming Interface. Representa o conjunto de padrões de programação usado para integrações de softwares.
Arbitrage
É o nome do processo de comprar palavras-chave com baixo custo no AdWords e utilizar o Adsense no próprio site para exibir anúncios de palavras-chave mais caras e concorridas.
ASO
App Store Optimization: otimização para as buscas de um app na loja de aplicativos. É um SEO desenvolvido especialmente para esse contexto.
Autoridade de página
Nível de valorização de uma página da internet em comparação com as suas concorrentes. Essa relação ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da busca referentes a uma determinada palavra-chave. Os principais parâmetros usados para determinar a autoridade de página são a quantidade e qualidade de links que direcionam para ela.
Autoridade do domínio
Semelhante à autoridade de página, porém neste caso está relacionado ao nome/domínio do site como um todo.
Autorresponder
Sistema automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizada via e-mail ou Facebook. Com um autorresponder configurado, cada lead (prospecto) que se cadastra na sua lista de e-mails recebe uma série de e-mails automáticos pré-programados, sem que você precise disparar a cada pessoa individualmente.
Automação de marketing
É simplesmente o ato de tornar determinadas tarefas automatizadas, facilitando o dia a dia e dando prioridade ao nosso foco na estratégia. O termo está bastante relacionado ao uso de e-mail marketing e autorresponder, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os potenciais clientes. Com a automação, é possível:
- agendar envios e posts;
- especificar o disparo de e-mails;
- avaliar e organizar o seu público de acordo com interesses, entre outros;
- medir resultados.
Tudo economizando tempo e o trabalho “manual”.
B
B2B
Business to Business, ou de Empresa para Empresa. Termo utilizado para definir empresas que atuam na venda de produtos e serviços apenas para outras empresas.
B2C
Business to Consumer, ou de Empresa para Cliente. Como a tradução já dá a dica, são empresas que vendem diretamente para o cliente.
Backlinks
Backlinks são links posicionados estrategicamente nos textos para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está a ler. O intuito é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o blog e de certa forma, fidelizar.
Para o SEO, os backlinks mostram aos motores de busca que aquele site é relevante para os utilizadores que pesquisam por determinado assunto específico, de tal forma que outros sites direcionam para ele. Isso não apenas influencia no PageRank como na autoridade do site, ambos extremamente importantes no fator de posicionamento do Google.
Banner
São os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus produtos e serviços. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para conduzir o visitante a páginas específicas.
Base de visitantes
Número de visitantes únicos por dia regulares num site, ou seja, uma média de visitas diárias recebidas.
Behavioral Targeting
É o nome dado ao conceito que utiliza o comportamento do utilizador e o seu histórico de pesquisas para exibir anúncios que vão gerar uma maior taxa de cliques e receita.
Benchmarking
Utilizar resultados já consolidados próprios ou de concorrentes para fazer comparações para determinar o desempenho de práticas e técnicas a serem mantidas ou abandonadas na busca pelo melhor resultado.
Big Data
É o nome da metodologia de uso de uma grande quantidade de dados gerados pela interação de clientes/utilizadores com o intuito de otimizar estratégias e atuação.
Black hat
Conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas. Têm a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google.
Blog
Site no qual são publicados artigos, vídeos e imagens com regularidade, a fim de formar uma base de visitantes e mantê-los atualizados periodicamente.
Boom
Momento ou período onde a procura ou o interesse por algo dispara vertiginosamente.
Brainstorm
Técnica para procurar soluções criativas para problemas ou elaborar ideias coletivamente.
Brand Equity
Quando o valor do produto foi agregado com tanto sucesso que a marca se torna sinónimo de um produto.
Brand Image
Imagem da marca. Série de valores e posicionamento no mercado que uma marca deixa ou deseja transparecer.
Break-even-point
Ponto máximo até onde um serviço pode ser mantido sem que dê prejuízo. É a margem em que, durante situações de emergência ou anormalidades, é possível trabalhar sem lucros e também sem perdas.
Briefing
Série de instruções organizadas de maneira resumida para orientar alguma atividade ou tarefa. No marketing digital também pode aparecer como Pitch.
Budget
Orçamento ou verba destinado ou alocado para alguma tarefa ou serviço.
Buzz Marketing
O objetivo do “Buzz Marketing” não é alcançar as pessoas de qualquer forma. Não é só para que saibam que a sua empresa existe. O objetivo é fazer com que elas conversem sobre a marca ao invés de apenas reconhecer sua existência.
C
CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão a gastar para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de marketing.
Calendário editorial
Agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou site baseada em tempo. Pode incluir diversas etapas, como planeamento, pesquisa, redação, criação, entrega, publicação, etc. Também pode levar em conta diferentes formatos a serem publicados, desde artigos até vídeos e infográficos.
Canais
São os meios pelos quais uma marca comunica com seu público, como e-mail, redes sociais, blogs, banners em sites parceiros, etc.
Chatbots
Chatbots são programas de computador que conseguem simular o atendimento humano em conversas online (via chat). Ou seja, quando alguém interage com um chatbot, tem a impressão de estar a conversar com uma pessoa real (e não uma máquina).
Esta ferramenta é muito utilizada para agilizar o serviço de atendimento ao consumidor
Ciclo de venda
Tempo necessário para uma conversão de venda, contando a partir do primeiro contato do potencial cliente com a marca ou produto.
CMS
Sistema para gerenciamento de conteúdo (Content Management System, em inglês). É uma aplicação web especialmente desenvolvida para facilitar a produção de conteúdos – o WordPress é um ótimo exemplo de CMS.
Cookies
Arquivos inseridos no navegador de um utilizador sempre que visita um site. Nele é possível armazenar informações como idioma, país e IP, facilitando identificações futuras no mesmo site.
.Cookies Essenciais – Estes cookies são necessários para a operação e bom funcionamento do nosso website, eles permitem-nos garantir que não terá problemas em navegar no website ou terminar uma encomenda. Por exemplo, usamos o New Relic para capturar os tempos de carregamento da página, além de solicitar o tempo de resposta para garantir a entrega de um serviço de alta qualidade.
.Cookies de Funcionalidade – Estes cookies ajudam-nos a personalizar a sua experiência no nosso website, tendo base em atividades de sessões anteriores. Isso pode incluir produtos recomendados, métodos de entrega, tamanhos e páginas de destino.
.Cookies de Desempenho – Estes cookies permitem-nos saber de onde visitou o nosso website, por exemplo, Google, Bing ou um website afiliado.
.Cookies de Segmentação – Estes cookies permitem-nos oferecer anúncios personalizados por meio de redes de terceiros, por exemplo, o nosso parceiro Criteo cria anúncios personalizados através da “Criteo Dynamic Retargeting” e ” Criteo Sponsored Products “.
A Rede de Display da Google ajuda-nos a oferecer anúncios personalizados com base em visitas anteriores aos nossos websites.
.Redes Sociais/Cookies de Re-marketing – Esses cookies permitem-nos oferecer anúncios personalizados através de plataformas sociais, incluindo Facebook e Instagram.
Os anúncios que exibimos baseiam-se na sua atividade prévia no website, nas transações feitas e nos produtos visualizados.
Cold Call
Traduzido literalmente como “ligação fria”, é o nome dado àquelas ligações para potenciais clientes sem nenhum contacto prévio. É a tentativa de vender algum produto ou serviço sem nenhuma indicação de interesse demonstrada pelo cliente antes do contacto.
Cold Mail
É o mesmo que um Cold Call, porém utilizando o email. A peculiaridade destes métodos é que têm baixíssima taxa de conversão mas, quando convertem, são um processo mais rápido e direto.
Consistência
Nada mais é do que a realização de uma ação com uma frequência regular, como por exemplo a publicação de conteúdos no blog e redes sociais. A consistência é fundamental para criar uma base de audiência e construir relacionamento.
Conteúdo pago
São conteúdos publicados pelas empresas através de qualquer meio pago, como anúncios no Facebook (incluindo impulsionamentos de posts), banners em sites, Google Adwords, anúncios no Instagram ou Twitter, entre outros.
Conteúdo próprio
Conteúdo criado pela própria marca para o seu público-alvo. Geralmente consiste em posts em blogs ou de redes sociais, como textos, vídeos, imagens, gifs, etc. Também entram aqui as mensagens enviadas por e-mail ou outros canais.
Conteúdo viral
Mensagem ou peça de comunicação que foi amplamente compartilhada e reproduzida, seja na internet ou fora dela. Embora esse efeito possa ser resultado do acaso, muitas vezes é parte de uma estratégia de Marketing Viral.
Conversões
Número de vezes que o objetivo da campanha foi atingido.
Core Business
É o coração de um negócio, sua essência, o núcleo de atuação de uma empresa.
CPA (Custo por Aquisição)
Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).
CPC (Custo por Clique)
Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados. É utilizado, por exemplo, pelo Google Ads e Facebook Ads.
CPL
O Custo por Lead é usado para medir o valor gasto para adquirir um lead.
CPM
Custo por Mil Impressões é a métrica usada na modalidade de pagamento por impressões. Como o nome já mostra, a cada 1000 impressões, independentemente de ter sido clicado ou não, o anúncio será cobrado do anunciante.
CR
Taxa de Conversão (Conversion Rate). Quantidade de pessoas que completaram alguma ação desejada em seu site, como o download de algum material ou o preenchimento de algum formulário.
CRO (Conversion Rate Optimization)
É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar a percentagem de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).
CRM (Customer Relationship Management)
É a gestão do relacionamento com o cliente. Em geral, quando se fala em CRM, as pessoas referem-se também aos softwares que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.
CSS
Linguagem empregada para estilizar páginas (cores, layouts, fontes, etc.).
CTA (Call-To-Action)
É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar num link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.
CTR (Click Through Rate)
Rácio entre cliques e impressões (Cliques/Impressões)
Cross-selling
Vendas cruzadas. Ação utilizada para tentar vender produtos relacionados ou que têm papéis complementares no mercado. Por exemplo, se você comprou uns tênis em algum e-commerce, é provável que seja impactado por anúncios de meias em seguida.
D
Display do Google
É uma rede de sites em que é possível exibir anúncios de campanhas do Google Adwords.
Distribuição
Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. No nosso contexto, a distribuição de um produto pode ser feita por e-mail, por exemplo, caso seja um livro digital. Já um e-commerce de produtos físicos fará a distribuição via Correios ou outro meio de transporte.
Domínio
Endereço principal de um site. O endereço www.raccoon.ag, por exemplo, é um domínio.
Dumping
Venda com preços muito abaixo dos praticados (muitas vezes abaixo até mesmo do custo) para domínio do segmento.
E
Ebook
Nada mais é do que um livro eletrónico. No marketing digital, pode ser usado como material educativo para gerar leads e construir relacionamento com potenciais clientes.
E-commerce
Comércio eletrônico ou comércio eletrónico (e-commerce), comércio virtual ou venda não-presencial, é um tipo de transação comercial (com ou sem fins lucrativos) feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.
Edge Rank
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).
Engagement
No marketing digital, o termo está relacionado com as interações que os utilizadores têm com os conteúdos publicados por determinada marca ou pessoa. Pode ser medido em “likes”, comentários, respostas, cliques nos links, entre outros.
Entrega
Pode-se referir tanto a mensagens como a produtos e serviços. Quando uma mensagem (de e-mail, por exemplo) é enviada a um potencial cliente e é recebida pelo usuário, dizemos que houve a entrega. O mesmo vale para um serviço fornecido que é aceite pelo cliente.
Erro 404
Página de erro exibida quando o servidor é incapaz de encontrar o endereço solicitado.
Exit Page
A última página que o utilizador acessou no site e que fecha o ciclo do utilizador dentro do domínio. Especialmente útil para entender o comportamento do utilizador e definir melhores estratégias para o User Experience.
F
Facebook Ads
É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar na maior rede social do mundo (e também no Instagram). Permite que você crie anúncios e pague por eles usando a sua conta. O grande mérito do Facebook Ads é a alta capacidade de segmentação, já que você pode escolher características específicas do seu público-alvo para atingir as pessoas certas E aumentar a eficácia dos anúncios.
Feed
É uma “lista” atualizada constantemente com histórias de pessoas e Páginas que alguém segue nas redes sociais. Essa lista pode conter fotos, links, vídeos, entre outros.
Follow-up
Realizar o acompanhamento das ações de marketing realizadas. Por exemplo, dar um follow up nas alterações em campanhas, etc.
Formulário de conversão
Campos de informações (nome, e-mail, telefone) que podem ser preenchidos pelo visitante de um site em troca de algum conteúdo, como um registo na newsletter, download de Ebook ou acesso a uma oferta especial.
Frequência
Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.
Funil de vendas:
Imagine uma pirâmide invertida. Nela estão os diferentes estágios em que os seus potenciais clientes se encontram no processo de venda. Enquanto alguns deles estão simplesmente começando a se relacionar com os seus conteúdos, outros já estão praticamente fechando uma compra. Esse é o funil de vendas, que costuma ser dividido em três fases: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).
Para cada uma das etapas deve ser aplicada uma estratégia de conteúdo diferente. Para o topo do funil são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de transformar o visitante numa lead. No meio do funil, os conteúdos são um pouco mais aprofundados, buscando fortalecer o relacionamento com o usuário e gerar procura pelo produto ou serviço. Já no fundo do funil, está próximo da compra e, nesse caso, os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, quebrar objeções.
Topo do funil
É a porta de entrada do lead no seu processo de vendas. O possível cliente ainda não está no estágio de compra, mas começa a ser atraído por meio de conteúdos abrangentes e introdutórios.
Meio de Funil
Aqui, o lead está no meio do caminho para tornar-se um cliente. Os conteúdos produzidos devem ser um pouco mais profundos, com foco em itens específicos relacionados aos serviços que a sua empresa presta. O objetivo é criar autoridade e fortalecer o relacionamento com o público.
Fundo de Funil
É chegada a tão aguardada hora de fechar negócio! Aqui, os conteúdos são totalmente específicos, apresentando soluções de problemas e oferecendo os seus serviços. Com o relacionamento criado e fortalecido pelas etapas anteriores, são grandes as chances de conversão.
G
Google Ad’s
Plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google (no topo ou no lado direito da página), ou ainda numa rede de sites parceiros. É possível segmentar os anúncios para públicos ou palavras-chave específicas.
Google Adsense
Ferramenta do Google que disponibiliza inventários para anunciantes em sites em que os seus desenvolvedores queiram monetizar os espaços. É como se fosse um espaço onde pode exibir o seu anúncio, banner, etc.
Google Analytics
Ferramenta do Google que disponibiliza várias estatísticas referentes ao tráfego do site.
Google Cash
É um site que faz parte do programa de afiliados e utiliza o AdWords para gerar tráfego para o site principal.
Gatilho de E-mail
Este tipo de configuração dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo, você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua newsletter recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto. Os gatilhos também podem ser usados em outras situações, como vídeos, páginas, etc.
Gross Rating Point
Audiência total de um anúncio ou campanha.
Growth Hacking
Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.
Guest Post
Conteúdo escrito por algum convidado (blogueiro, empresa, especialista) e publicado em seu blog.
H
Hard bounce
Falha no envio de emails por razõe permanentes como a inexistência de um endereço.
Heading Titles
Tags para apresentar títulos e subtítulos nas páginas web (H1, H2, H3…). A tag h1 é uma das mais importantes nas páginas, pois é um dos itens analisados pelo crawler do google.
Hiperlink
Conteúdo que leva a outra página ou conteúdo. Pode aparecer em forma de texto, imagem, botão, objeto, etc.
I
IGTV (InstagramTV)
O IGTV é a nova plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos. O Instagram TV tem recursos diferentes para contas verificadas e contas comuns da rede social. O foco são os usuários que já usam o Instagram como uma plataforma de criação de conteúdo.
Impressões
Número de vezes que um anúncio apareceu na página de resultados da pesquisa.
Inbound Marketing
Considerado por muitos como o novo marketing, foca em atrair os clientes gradualmente para a marca e seus serviços (por meio da publicação de conteúdo relevante) ao invés de interromper os consumidores no seu dia a dia. Para isso, usa estratégias de marketing digital e trabalha em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.
Inside Sales
É o termo utilizado para designar o processo de vendas feito de dentro da empresa (através de e-mails, Skype, telefone, etc.). Não há deslocamento físico para fechar o negócio.
K
KPIs (Key Performance Indicators)
Indicadores quantitativos definidos como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa. São utilizados para medir as ações e monitorizar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.
Keyword
Palavra-chave utilizada para identificar o assunto principal de um texto. Estratégias como SEO utilizam as keywords para melhorar as posições nos resultados de motores de busca.
L
Landing Page
Uma “página de aterragem” é qualquer página que atua como filtro de público e porta de entrada para os visitantes de um site ou outra página. No marketing digital, costuma ter um objetivo de conversão específico, como vendas ou geração de leads.
Lead
É um potencial cliente. No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados (e-mail, nome, etc.) num formulário de conversão. Esse processo é denominado “geração de leads“. Normalmente, a lead recebe mais conteúdos e informações através do funil de venda, podendo se transformar em cliente.
Lead qualificado
É o lead que está pronto para receber uma oferta.
Lead scoring
Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).
Link Building
“Construção de links”, numa tradução literal, é prática de conseguir links que levam a seu site. Quanto mais natural e relevante o processo de conseguir esses links, melhor o resultado. Mecanismos como o Google costumam penalizar sites que usam práticas black hat para conseguir links.
Links patrocinados
Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display.
Long tail keywords
São as palavras-chave de cauda longa, que representam termos de pesquisa mais específicos. Sofrem menos concorrência tanto na busca orgânica como nos leilões de palavras-chave para quem trabalha com links patrocinados. Por exemplo: em vez “sapato feminino”, poderia ser utilizado o termo “sapato de salto alto vermelho”.
LTV(Lifetime Value)
Lifetime value (LTV) ou “Valor do tempo de vida do cliente” é uma métrica do marketing e vendas que estima a potencial receita e lucro futuros gerados por um cliente.
Ex.: Caso o Cliente X costume gastar 100€ por mês na sua empresa e, permaneça utilizando o seu produto por 8 meses, o seu LTV(Lifetime Value) será igual a 800€.
M
Mailing List
Lista de emails adquirida através de ações de captura de leads(potencial cliente) ou quaisquer outras estratégias. Podem ser usadas para diversos fins, mas especialmente para email marketing.
Marca
Soma total da opinião que os usuários e clientes têm de uma empresa. Vai além da identidade visual ou logo, já que compreende todo o valor agregado e perceção de mercado adquiridos ao longo do tempo. Uma empresa pode optar por construir o seu posicionamento de modo intencional ou permitir que as circunstâncias moldem a sua marca.
Marketing de Conteúdo
Faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Tem o objetivo de atrair um determinado público-alvo por meio da produção e publicação de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos, como textos, vídeos, Ebooks e infográficos. Trabalha as diferentes etapas do funil de vendas, gerando conteúdos específicos para cada uma delas.
Marketing Viral
A principal característica do Marketing Viral é construir uma mensagem que seja altamente partilhável e que siga de uma pessoa para a outra, como um vírus. O objetivo do viral é se espalhar o máximo possível e chegar até um grande número de pessoas.
Meta-description
Descrição breve de um site que será exibida nos resultados de busca. Muito importante pois dá ao usuário uma prévia da página que está prestes a clicar.
Meta-tags
Meta tags são linhas de código HTML que descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras-chave que ajudarão usuários a te encontrar nas buscas, por exemplo. Por meio delas, você pode também declarar sua autoria sobre o código fonte.
Mobile
Nome dado aos dispositivos móveis (smartphones, smartwatches, celulares, etc.) no mundo do marketing digital.
Mobile First
Mobile first é um projeto que faz a criação de projetos web e sites primeiro em dispositivos móveis, para depois fazer adaptações para o desktop e outras plataformas, ao contrário do que ainda acontece na maioria das vezes.
Modelo de negócio
Define como a sua empresa cria os seus produtos e serviços, como ela os entrega ao público-alvo e como recebe os pagamentos. É a base de qualquer empreendimento que vise o lucro, a construção de ativos e a geração de valor para a marca.
MQL
MQL ou Marketing Qualified Leads, são as leads que foram nutridas e qualificadas pela equipa de Marketing, encaminhando para ficarem prontas para a equipa de vendas. Quando esses leads estão prontos para serem abordados pelo time de vendas, eles se tornam SQLs.
N
Newsletter
Comunicação, normalmente de carácter periódico, contendo informações sobre a atividade
e/ou serviços de uma organização, empresa ou outra entidade, enviado por correio eletrónico
aos seus subscritores.
Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição
É o processo, normalmente automatizado numa sequência de e-mails, que têm o objetivo de estreitar o relacionamento com o possível cliente e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo: ao se registar para ver dicas sobre finanças pessoais, o usuário recebe automaticamente uma série de e-mails e conteúdos educativos sobre o assunto, podendo incluir a oferta de algum serviço ou produto relacionado.
O
Off page
Elementos externos a um site, mas que influenciam seu posicionamento. Por exemplo, links que levam à página.
On page
Elementos que fazem parte da página e influenciam os resultados. Aqui estão as heading tags, alt text, page title, etc.
Opt-in
Decisão de receber informações por email através de um formulário, dando permissão ao site para ser contatado através dessa mídia.
Opt-in duplo
Confirmação de assinatura a uma lista de emails, para confirmar que ele autoriza o envio subsequente de mensagens.
Outbound Marketing
Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que os anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.
P
Page Depth
Espécie de relatório que mostra a “profundidade” de uma visita ao site. Por exemplo, 12% dos visitantes visualizaram apenas 1 página, 25% visualizaram 2 e assim por diante.
Pagerank
Escala criada pelo Google para medir a autoridade de um site, de 0 a 10. Estrutura, taxa de rejeição, pageviews, conteúdo e links são alguns dos itens levados em conta para atribuir essa pontuação.
Page Title
É o título da página e um dos elementos mais caros ao SEO, pois é um dos itens mais importantes analisados pelos mecanismos de busca na hora de mostrar um resultado.
Page View
Número de vezes que uma página foi visitada.
Página de entrada
São as primeiras páginas acessadas pelo utilizador. Essa métrica é particularmente útil hoje em dia pois, devido às diferentes estratégias, a navegação não começa necessariamente na página inicial do site.
Páginas por visita
Número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se cada pessoa que entra no seu site acede em média 3 páginas, essa será a estatística de páginas por visita.
Páginas visualizadas (page views)
Número de vezes que uma página web (ou um conjunto de páginas) é visualizado pelo público durante um determinado período de tempo.
Persona
Personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa. Reúne características demográficas (nome, idade, género, escolaridade, etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações, etc.).
Press Release
Conteúdo ou material distribuído à imprensa, visando criar um awareness sobre a marca e conquistar autoridade em outras mídias e contextos fora daqueles em que ela já atua.
Prospect
Consumidor que pode se tornar cliente do seu negócio e pelo qual se está prospectando.
PPC
Sigla “Pay-Per-Click”. O sistema mais usado e conhecido é o Google Ads, que permite investir em publicidade no motor de pesquisa. Consoante a campanha, palavras-chave e orçamento obterá tráfego qualificado. O valor das palavras varia consoante a competitividade das mesmas.
R
Rede de Display do Google:
Conjunto de sites, portais e blogs que têm anúncios do Google Adwords exibidos nas suas páginas.
Referrer
URL em que o utilizador estava antes de acessar o site, ou a URL que o levou a seu site.
Remarketing
Consiste em impactar utilizadores que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível através da tecnologia, utilizando os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.
Retargeting
Vem do inglês ‘target’ (alvo). O retargeting é uma função do marketing digital mais estratégica para a venda de um produto. Com ela, adaptamos a forma de mostrar esse produto de acordo com o interesse de um determinado cliente. É o famoso caso da adaptação para o meio.
Robots
É um arquivo no formato .txt (bloco de notas). Funciona como um filtro para os robôs dos motores de busca e faz com que os webmasters controlem permissões de acesso a determinadas páginas ou pastas dos sites. O robots.txt controla qual informação de um site deve ou não deve ser indexada pelos motores de busca.
ROI (Return on Investment)
Em português, Retorno sobre Investimento. É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing.
S
Sazonalidade
Ciclo de negócios que sofre influência de eventos baseados no calendário anual.
Segmentação
Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, género, profissão, hábitos de consumo, nível de rendimento, etc.
SEM (Search Engine Marketing)
É o conjunto de estratégias com a finalidade de promover um site nas buscas do Google, Bing, Yahoo!, etc. Engloba tanto a parte de Links Patrocinados (Google Adwords, por exemplo) como SEO (busca orgânica).
SEO (Search Engine Optimization)
É a prática de preparar um website para ser rapidamente, facilmente e devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Por meio de estratégias de SEO, um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.
SERP (Search Engine Results Page)
Página que contém os resultados de uma pesquisa em ferramenta de busca, como o Google.
Short tail keyword
Palavras-chave de cauda curta são frases de pesquisa que podem ter no máximo três palavras-chave. Por serem frases de pesquisa curtas torna-os menos específicos do que pesquisas com mais palavras.
Sitemap
Literalmente um mapa com todas as páginas de um site. São extensivamente utilizados por motores de busca como o google.
Snipet
Quando um utilizador faz uma pesquisa, é apresentado um resultado da pesquisa num bloco de snippet em destaque especial no topo da página de resultados da pesquisa. Esse bloco de snippet em destaque inclui um resumo da resposta, extraído de uma página web, além de um link para a página, o título da página e o URL.
Resumindo, o Snippet é o resultado da pesquisa orgânica que vem destacado acima do primeiro resultado de pesquisas do Google.
SQL
Sales Qualified Leads, são aquelas leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pela equipa de vendas da empresa.
Squeeze page
Uma modalidade de “landing page” usada especificamente para captação de emails de potenciais clientes (geração de leads).
SWOT(Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats)
Ferramenta amplamente utilizada como parte do planeamento estratégico de negócios. Este tipo de análise procura encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), oportunidade e vantagens competitivas (Opportunities) e também ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats).
T
Taxa de abertura
Percentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.
Taxa de cliques
Percentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos num e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
Taxa de conversão
Percentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. A taxa de conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.
Taxa de entrega
Percentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.
Taxa de rejeição
Representa a percentagem de visitantes que entram num determinado site e vão embora (rejeitam-no) ao invés de continuar a ver outras páginas do mesmo site.
Tempo no site
Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo mum determinado website.
Teste A/B
Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.
Top of Mind
Produto, serviço ou marca que está sempre na cabeça das pessoas.
Tráfego orgânico
Visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de partilhas feitas por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.
Tráfego pago
Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.
Trial
Trial é um meio de distribuição de software semelhante ao demo e ao shareware, porém com limitação de tempo. Pode ter as funções limitadas ou não, o fato marcante deste tipo de distribuição é ele parar de funcionar após certo tempo (normalmente de 15 dias a 3 meses), sendo desbloqueado após esse período com alguma chave de autenticação emitida pelo fabricante após o pagamento ser confirmado.
Twitter Ads
Plataforma do Twitter que permite pagar para alcançar mais pessoas na rede social, segmentando usuários de acordo com o perfil do seu público-alvo.
U
URL
A URL (Universal Resource Locator) é o endereço de uma página na internet.
V
Visitante Único
É o utilizador identificado por meio de cookies. Assim, é possível saber exatamente quantas pessoas visitaram uma página e não quantas vezes o site foi visitado como número absoluto.
Vlog
Videoblog ou abreviadamente Vlog,é uma variante de blog’s cujo conteúdo principal consiste em vídeos.
Com estrutura geralmente similar aos blog’s, possui atualização frequente e constitui-se como um site pessoal, mantido por uma ou mais pessoas. Os vídeos são exibidos diretamente numa página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo.
W
Web Analytics
Coleta, medição e análise de dados de navegação e interação com páginas/serviços web com o objetivo de entender o comportamento dos utilizadores.
Webinar
Também chamado de “hangout” ou “webinário”. É uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo conteúdo transmitido ao público em formato de seminário on-line, podendo ser exibido ao vivo ou gravado.