Ferramentas de marketing digital úteis para o dia-a-dia e facilitar tarefas para a realização de um marketing digital mais eficaz, separadas por categorias.
Análise Concorrência
A SimilarWeb é uma ferramenta premium, mas com uma série de recursos gratuitos que possibilitam realizar pesquisas baseadas na concorrência, para obter insights para o próprio negócio.
É possível saber informações sobre o nosso próprio website ou app, comparar com a concorrência.
Ranking, tráfego estimado, interesses e “engajamento” dos utilizadores, são algumas das métricas.
O ahrefs é uma ferramenta de topo e muito completa em termos de funcionalidades.
Permite dados comparativos relativamente à concorrência, monitorização, entre muitas outras análises.
Ajuda a aprender o porquê dos concorrentes estarem melhor classificados e o que é preciso realizar para os ultrapassar.
O semrush fornece vários dados extremamente relevantes e é considerado uma das melhores ferramentas para análise de SEO.
Os pontos fortes do semrush envolvem principalmente uma análise minuciosa de pesquisa de palavras-chave, a análise global do seu website e a análise da concorrência.
Ferramentas Social Media
O LikeAlyzer é uma ferramenta para analisar o desempenho de páginas no Facebook.
Permite identificar o que pode melhorar na página no Facebook da nossa empresa. É possível obter informações como evolução e até insights sobre tipos de publicações.
O BuzzSumo é uma ferramenta de monitorização de redes sociais. Através desta ferramenta é possível descobrir os assuntos mais “quentes do momento” e os influenciadores nas redes sociais.
É possível avaliar as partilhas em redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin e Pinterest.
O Facebook Audience Insights é uma ferramenta que permite conhecer o nosso público-alvo, para que seja possível criar campanhas mais relevantes para nossa audiência e conhecê-la melhor. É possível analisar as informações demográficas, geográficas, de consumo e de estilo de vida do seu público, além das páginas que gostam…
Estudo palavras-chave e geração de conteúdo
O Ubersuggest combina o melhor do Google Keyword Planner e do Google Suggest, plataformas que funcionam de modo individual e independente.
Permite uma visão geral da palavra-chave, sugestões de palavras-chave, análise de SERP, entre outros.
O semrush fornece vários dados extremamente relevantes, como ideias para conseguir mais tráfico orgânico para o nosso website.
Com o BuzzSumo é possível analisar as partilhas em redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin e Pinterest. Mas o que muitas pessoas não sabem é que também pode ser útil na produção de conteúdo.
Answer the public é uma ferramenta “free”, que permite a pesquisa de conteúdo e sugestões de ideias em poucos segundos.
O KW Finder, a partir da qual poderá pesquisar e analisar palavras-chave. Começa por digitar o termo de pesquisa, seleciona o país e, por fim, o idioma. Com esta ferramenta obterá informações sobre as palavras-chave de cauda longa (long tail keywords), bem como as dificuldades SEO da palavra-chave. Adicionalmente, fornece informações relacionadas com as tendências de pesquisa, CPC e PPC (pay per click) do Google Ads, e ainda o valor de dificuldade de cada keyword de 0 a 100.
Ferramentas de Análise
O LikeAlyzer é uma ferramenta para analisar o desempenho de páginas no Facebook.
Graças ao saberem o que origina às comunidades seram mais “engajadas” e páginas mais eficazes, maximizar o alcance de utilizadores no seu feed, permite identificar o que pode melhorar na página no Facebook da nossa empresa. É possível obter informações como evolução e até insights sobre tipos de publicações.
O Google Analytics é um “must use”.
Uma das principais formas de otimizar campanhas de marketing ou gerar insights assertivos é analisar o comportamento do utilizador no nosso website, de acordo com os objetivos definidos.
O Facebook Analytics é uma ferramenta de análises que ajuda a entender como as pessoas interagem com nossa empresa, através da análise de aplicações móveis e websites, tornando possível analisar todo o processo da jornada de compra.
Email Marketing
O Mailchimp é uma das ferramentas de email marketing mais usada.
Mas vai muito mais além do que email marketing, atualmente.
Nela, é possível criar landing pages, integrar com o Facebook, Instagram, Google Ads, entre outros.
Outras ferramentas que recomendo
O Google My Business é imprescindível para melhorar o ranking das empresas no Google.
Além de ser bastante intuitivo de utilizar, também vai permitir alcançar um maior número de potenciais clientes.
O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda a monitorizar, manter e resolver problemas da presença de websites nos resultados da Pesquisa Google.
Não é necessário criar conta no Search Console para aparecer nos resultados orgânicos de pesquisas. No entanto, o Search Console ajuda a entender e melhorar o modo como o Google “vê” o nosso website.
Com o Google Tag Manager, conseguimos monitorizar diversas métricas em websites ou lojas online.
É possível analisar quantos cliques teve determinado CTA, a percentagem visualizada de vídeo e em quais vídeos e muitos outros.
O Pingdom é uma ferramenta de teste de velocidade.
Permite monitorizar a performance do nosso website ou aplicação web, entre outras coisas.
A velocidade é um dos elementos-chave do sucesso do nosso website.
O Zapier é uma ferramenta que permite automatizar ações rotineiras do dia-a-dia entre as diferentes ferramentas digitais que utilizamos.
Com esta interligação, conseguimos automatizar tarefas como colocar automaticamente as nossas “leads” angariadas no Mailchimp, diretamente no nosso CRM.
Muito resumido, O leadlovers é uma plataforma de Automação de Marketing Digital criada para centralizar as principais tarefas de marketing das empresas.