fbpx
3 Março, 2020 hélio cabral | marketeer

Estratégias de marketing para o WhatsApp Business

  • Partilhar

É um facto. O WhatsApp está a crescer. E são inúmeras as vantagens de utilizar o WhatsApp Business na sua estratégia de marketing digital.
Só em Portugal duplicou a sua taxa de penetração e um crescimento dos seus utilizadores.

Com uma crescente utilização de utilizadores, cresce também a necessidade das marcas se adaptarem e criarem novas formas de comunicação, relacionamento e suporte direcionadas para onde o seu público está, pois este procura cada vez mais facilidade de contacto, rapidez de resposta e diversidade dos meios de comunicação no seu quotidiano.
Recorrer ao WhatsApp Marketing é uma estratégia que permite manter um contacto mais próximo e rápido com o seu público e uma interessante ferramenta de marketing digital para angariação, nutrição e suporte de “leads”.

 

O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é muito mais que uma plataforma de mensagens rápidas, é uma rede social. Basicamente uma evolução do WhatsApp, como uma solução focada para as empresas, com um perfil com informação relevante do seu negócio.
Com vários recursos extras para torná-la uma excelente ferramenta de marketing digital para o seu negócio, facilita a conexão com clientes e potenciais clientes, construir relações e até lealdade à marca.
Em vez de um perfil pessoal, como no WhatsApp, aqui existe um perfil comercial onde pode partilhar informações como:

  • Logótipo
  • Contacto
  • Atividade da empresa
  • Localização
  • Tipo de serviços
  • Horário
  • Email
  • Colocar até dois links:
    • Website / Loja Online
    • Outro link que queira mostrar
  • Catálogo
  • Biografia

Consegue ainda definir mensagens automáticas e personalizadas (acessíveis através da “/” dentro de uma conversa) bem como etiquetas para melhor gerir os seus contactos e conversas.

criar-modelos-de-mensagens-no-whatsapp-business

Além disso, tem a possibilidade de visualizar estatísticas que medem as taxas de abertura / leitura de mensagens.

Sabia que o WhatsApp já superou o número de downloads do Facebook e Instagram?
O WhatsApp fechou 2019 como a aplicação com mais downloads a nível mundial.

hélio-cabral-marketeer-top-download-apps-whatsapp-business-marketing 

Porque deve utilizar o WhatsApp Business no seu negócio ou marca pessoal
Os números não enganam. Só em Portugal, o WhatsApp duplicou a sua taxa de penetração e houve um crescimento de utilizadores.
E com um aumento de utilizadores em Social Media, cresce também a necessidade das marcas se adaptarem e criarem formas de comunicação distintas e meios de relacionamento e suporte direcionados para onde o seu público está.

hélio-cabral-marketeer-utilização-whatsapp-portugal-marketing

E não é apenas em Portugal. A nível mundial, o WhatsApp conta com 1,5 biliões de utilizadores, estando 1 bilião ativos diariamente. Para quem vende de Portugal para o mundo esta é uma informação muito relevante. Existem países como o Brasil, em que é “só” o WhatsApp. Ninguém pergunta qual é o número de telefone.

Nos seguintes gráficos pode verificar quais as plataformas de mensagens dominantes por região a nível mundial:

hélio-cabral-marketeer-utilização-whatsapp-no-mundo-marketing

plataformas de mensagens dominantes por região a nível mundial

Então quais as vantagens do WhatsApp Business Marketing?

  • Estar onde está o seu público
  • Alta taxa de abertura de mensagens (quem não utiliza?) 😊
  • Contacto direto com o cliente
  • Ainda não tem concorrência à altura
  • Versatilidade de conteúdo
  • Uma extensão do serviço de suporte ao cliente
  • Rapidez
  • Familiaridade do WhatsApp – alcança várias faixas etárias
  • Comodidade para o cliente / utilizador
  • Em Ecommerce, por exemplo, para recuperar carrinhos abandonados ou dar suporte sobre cada produto de forma personalizada
  • Soluções de personalização, aquele “novo” marketing cada vez mais importante na conversão de clientes
  • Relevante para as campanhas de Facebook Ads, como forma de relacionamento e nutrição com o público, disponível para os seguintes objetivos: Mensagens, Tráfego, Conversões (para website) e Interação com a publicação;

 

As perguntas que muitos se colocam (alguns clientes incluídos): Como posso usar o WhatsApp Business na minha empresa? Quais estratégias de marketing no WhatsApp Business posso utilizar?
O WhatsApp Business apresenta-se como uma interessante e importante ferramenta de marketing digital para angariação, nutrição e suporte de “leads”. É muito versátil, já que pode ser utilizado de imensas formas.

1º Passo: Configurar uma conta comercial no WhatsApp Business

  1. Configurar o seu perfil
  2. Configurar o catálogo
  3. Definir etiquetas
  4. Configurar Modelos de resposta

 

Vídeo passo a passo para criar um catálogo

 

Dica: se não conseguirem validar o vosso PRODUTO, mas está tudo conforme, “force” através de um pedido manual, que normalmente funciona.

 

2º Passo: Que estratégias adotar e quais as melhores práticas para aproveitar ao máximo o potencial do WhatsApp Business Marketing a nível orgânico.
Existem muitas maneiras diferentes de usar o WhatsApp Business. Partilho sugestões de pequenas estratégias, algumas delas já testadas com sucesso em alguns clientes.

Mas antes, quero sublinhar que a nível interno, pode facilitar imenso a comunicação entre equipas.
Primeiro porque não é algo que precisa ensinar, pois todos estão familiarizados com a aplicação e em segundo, porque não é preciso perguntar se recebeu ou viu o email, já que o telefone é algo que anda sempre com as pessoas e quando uma mensagem é lida, tem essa informação.
Por exemplo, pode criar um grupo da equipa de marketing no WhatsApp Business para assuntos rápidos para os quais não é necessário a troca de vários emails. É rápido, eficaz e até divertido.

Uma sugestão é antes de começar a comunicar, em primeiro lugar pedir permissão para adicionar os contactos dos seus clientes à sua conta do WhatsApp Business
Não deve usar e abusar da sua base de dados de clientes. Uma marca deve ser sempre transparente e genuína, principalmente num assunto tão delicado quanto os dados dos clientes.
Muito provavelmente a maioria dos seus contactos, senão a totalidade, quando foi angariada em nenhum local fazia referência que os seus dados viriam a ser utilizados através do WhatsApp Business.
Não custa nada enviar uma comunicação a explicar que vai recorrer ao WhatsApp Business para entrar em contacto com ele, explicar a proposta de valor (por exemplo, se é um canal de comunicação apenas para dicas, ou comunicar promoções exclusivas, entre outras) e claro, pedir a sua autorização.
Se fizer assim, acredite que o índice de aceitação será maior do que possa imaginar. Além disso, não corre o risco de ser considerado “spam”.

Resumindo, idealmente e numa fase inicial, deve utilizar o WhatsApp Business para se conectar e relacionar com os clientes fiéis existentes antes de começar a abordar outros contactos que tenha, pois ninguém gosta de receber mensagens de números que não conhece, defina bem que estratégias vai utilizar para o fazer e mostrar bem a sua proposta de valor.


O utilizador que dá a sua permissão é mais valioso e pode ser o cliente ideal para o seu produto ou serviço.

 

Começar a construir a sua audiência no WhatsApp Business do “zero”
O ideal é usar o WhatsApp Business para relacionamento e gestão de quem é já cliente. Numa fase seguinte, então procurar alcançar novos.
Para começar a criar base de dados de contactos no WhatsApp Business, existem várias estratégias que pode adotar para esse fim.
Comece por criar um link que encaminha para o seu perfil do WhatsApp Business. Depois incentive a interação partilhando esse mesmo link de diversas formas:

  • Configurar a mensagem de saudação e incentivar no primeiro contacto a deixar dados extra como email e a sua autorização para ser adicionado na sua base de dados do WhatsApp Business
  • Utilizar na assinatura de email, como forma de iniciar uma conversa
  • Conteúdos com links para Landing Pages, páginas de produtos ou serviços, webinares, ebook’s, entre outros
  • Adicione o link do WhatsApp Business às suas publicações nas redes sociais
  • Partilhar Link ou o seu QR CODE (na comunicação tradicional como catálogos ou flyers) para iniciar conversa ou entrar num grupo. No caso do QR CODE é interessante usar parâmetros UTM para posteriormente analisar
  • Utilize um link para o WhatsApp Business em rodapé na newsletter
  • Partilhar nas redes sociais o link WhatsApp Business como mais um serviço cómodo e rápido para entrar em contacto com a sua empresa, tirar dúvidas ou aceder a dicas exclusivas num grupo criado para o efeito
  • Usar link nas páginas de produtos ou serviços para esclarecimentos adicionais no seu website ou loja online
  • Mais recentemente nas páginas do Facebook já é possível no botão rápido destacado, definir para falarem via WhatsApp
  • helio cabral marketeer inserir whatsapp no bota da pagina do facebook
  • Incluir “Enviar mensagem no WhatsApp” através do Google My Business
  • helio-cabral-marketeer-inserir-enviar-mensagem-no-whatsapp-no-perfil-google-my-business
  • Fazer publicidade paga no Facebook (mais à frente abordo esta parte)
  • Retirar partido de todas as potencialidades para o seu negócio com a API do WhatsApp Business

  

Comunicação com o cliente
Ao realizar um acompanhamento ao cliente via WhatsApp Business em vez de recorrer à chamada telefónica, muito provavelmente a taxa de resposta vai aumentar.
Muito poucos apreciam telefonemas de números que não conhecem, mas é mais provável que respondam a mensagens rápidas (recordo a importância de previamente pedir autorização para comunicar por este meio). Quando começa a utilizar o WhatsApp Business para comunicar com o cliente, vai ter uma melhor noção de uma maior taxa de resposta e “engagement”.

Defendo sempre que em muitas ações é necessário fugir do padrão, e neste caso específico além de ser diferente da concorrência, é uma oportunidade para ser um pouco informal. Sim, é positivo e acredito que não devemos ser demasiado formais, na hora de comunicar nos dias de hoje.
Imagine que enviou uma cotação por email a um potencial cliente, mas ainda não obteve resposta e nem sabe se chegou ao destino ou sequer se foi lida. Então o que faz? Pega no telefone e faz uma chamada (podendo não ser atendida e pode até não ser devolvida) ou envia um novo email para fazer follow-up, num tom formal (e novamente corre o risco de ficar a saber o mesmo).
Em vez de fazer isso, porque não enviar uma mensagem curta através do WhatsApp a questionar se tem dúvidas, mostrar-se disponível para as esclarecer e assim obter uma resposta rápida? A probabilidade de obter uma resposta é bastante alta e além disso, não corre o risco de ser intrusivo.

 

Mais uma solução de Serviço de suporte ao cliente, antes, durante e pós-venda
Incentive os clientes a entrar em contacto com a sua empresa através do WhatsApp e oferecer suporte em tempo real.
É particularmente útil durante o processo de compras online e recuperação do carrinho abandonado.

Dica:
Lembre-se de que o WhatsApp Business também tem a opção de usar a versão Web em desktop.
https://web.whatsapp.com/

hélio-cabral-marketeer-whatsapp-web
Útil se tiver várias pessoas para atendimento ao cliente, além de ser uma maneira mais eficaz de responder aos clientes.

 

Relacionamento, atendimento ao cliente e até um serviço exclusivo
O importante para qualquer negócio, em qualquer lugar do mundo, é um bom atendimento.
A sua empresa deve atender com rapidez, de forma educada, resolver as “dores” do seu público e dissipar dúvidas. Afinal não é apenas o produto que conquista clientes, é toda uma experiência, antes, durante e após a compra.
E o WhatsApp Marketing é mais um excelente canal para estar em contacto com o seu cliente e um excelente meio de oferecer um tratamento exclusivo, com respostas imediatas.

O consumidor procura respostas cada vez mais rápidas e à sua medida. E em vez de ligar para um número de assistência técnica ou deixar mais um ticket, é mais fácil para ele enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

 

enviar-mensagens-via-whatsapp

Tirar dúvidas uma dúvida ou trocar mensagens para esclarecer algo que à partida, só poderiam ser faladas pessoalmente? Desta forma economiza o tempo do cliente e ainda o pode fidelizar.
Lançar um serviço de consultoria rápida no WhatsApp Business sobre Marketing? Consultas médicas, tipo serviço de saúde 24horas? Ou um serviço de encomendas de bolos?
A imaginação é o limite.

Aproveite a oportunidade de trocar mensagens instantâneas e em tempo real para criar um atendimento personalizado com experiências únicas
para o cliente.
Mas atenção, não adianta colocar essa estratégia em prática se não possui todos os recursos para garantir a melhor experiência, como por exemplo,
só enviar uma resposta passadas várias horas.

 

Comunicar campanhas, ofertas e promoções específicas para este canal
A mensagem individual, pode não ser invasiva (desde que já tenha pedido autorização para comunicar com ele desta forma, como também reforcei antes).
E também aqui a Criatividade e uma estratégia multicanal podem ser bastante úteis.
Para conseguir uma boa taxa de respostas e engagement, porque não recorrer àquela “arma secreta” disponível a todos de nome Criatividade, para promover o seu negócio e proporcionar alguma diversão e humor?

Vejam este exemplo da Colgate, que convidou as pessoas a enviar selfies do seu sorriso através do WhatsApp, para um número de telefone que estava na embalagem da pasta de dentes.
Motivação: a oportunidade de ganhar uma consulta com o embaixador da marca.

Ou o exemplo do canal FOX Portugal com a sua campanha “Estreia-te”, lançada nos canais de televisão da Fox, cujo objetivo foi ser inclusiva e poder chegar a todos, sendo que para participar bastava ler um dos guiões das séries que iam estrear na Fox, Fox Comedy, Fox Movies, Fox Crime e Fox Life, disponíveis no site ou em vários mupis, revistas e outdoors do País, além das redes sociais da empresa. Depois, bastava gravar um áudio com o texto e enviar para o WhatsApp da Fox.

 

O Poder do engagement com WhatsApp Marketing.
As taxas de abertura rondam os 70%

 

Envio de notícias e conteúdos que agreguem valor
Pode ser um canal exclusivo para dicas úteis ou notícias exclusivas, por exemplo.
É um excelente meio para divulgar aquelas dicas que tantas pessoas procuram diariamente e que são uma excelente forma de nutrição dos seus possíveis clientes e fidelização dos atuais.
Isso demonstra uma preocupação para com os seus clientes / utilizadores, mas também que está atento ao mercado e as últimas novidades, gerando assim alguma autoridade.


WhatsApp Stories, ou melhor, Estados

As pessoas consomem cada vez mais este tipo de conteúdo “rápido”. São 500 milhões de utilizadores ativos que visualizam os ‘estados’ do WhatsApp em todo o mundo.
E não existem motivos para este número não continuar a crescer, face à ascensão que a plataforma está a ter.


Conteúdos com links para Landing Pages
Tem um novo ebook ou pretende promover um webinar ou evento?
Destacar muito bem e de forma assertiva os benefícios e partilhar o link da sua Landing Page (aqui não existe a punição de um algoritmo) pode ser muito relevante na sua divulgação.


Partilhar o seu catálogo de produtos, como se fosse uma fotografia ou vídeo
Melhor do que enviar, por exemplo um catálogo em pdf, é partilhar um produto ou serviço que já criou no seu catálogo de produtos do WhatsApp Business.
A vantagem é que o cliente ou possível cliente tem já uma breve descrição do que se trata e além disso tem a possibilidade de clicar no link do produto ou serviço no seu website ou loja online e realizar uma ação.
Se não chegar à ação, não tem problema. Pelo menos fica “guardado” para mais tarde o alcançar com remarketing 😊

Este é mais um indicador claro do futuro do WhatsApp Business em Portugal, que é a possibilidade de realizar a compra diretamente na plataforma, como já acontece no Brasil, por exemplo. É mais um passo no Ecommerce, em concreto no mobile commerce.

 

Recorrer aos grupos
O poder dos grupos: tal como acontece nos grupos do Facebook, (colocar informação que tenho no telefone).
Nota: Cada grupo pode ter até 256 participantes.
– criar grupos específicos / segmentados por tipo de cliente
– Aqui conseguem partilhar conteúdos personalizados e adaptados por audiência, conseguem estudar o seu comportamento, necessidades, entre outras e criar relações.

 

Utilizar as etiquetas
As etiquetas são pequenos atalhos ou índices que vão permitir organizar e catalogar as conversas com os respetivos clientes.
O WhatsApp Business permite depois a pesquisa por filtros, onde podemos por exemplo, definir por etiqueta, por exemplo, essenciais para não se perder na gestão das conversas.
Este é mais um recurso exclusivo do WhatsApp Business.

 

Inquéritos de satisfação
Uma maneira rápida e fácil de realizar aquele estudo de satisfação, por exemplo.


Ações de marketing exclusivas e inovadoras
Por ainda não ser muito explorado, realizar campanhas de marketing exclusivas para o WhatsApp é uma janela de oportunidade a explorar e marcar pontos relativamente à concorrência.
A Criatividade é mais uma vez uma aliada muito útil, na hora de inovar.

Vejam este exemplo da Absolut e em como recorreu à criatividade e humor para promover uma festa exclusiva, mas sem bilhetes para comprar. Para entrar, o utilizador tinha de convencer o segurança Sven para entrar na festa.

A conversa com o segurança apenas era possível pelo WhatsApp. Vale a pena ver o vídeo.

 

Ou este exemplo da Hellmann’s, com o WhatsCook – o primeiro serviço de receitas na hora via WhatsApp, que conectou pessoas reais a chefs de cozinha.

 

Ou então utilizar como O canal de marketing direto, como faz a Adidas desde 2015.
Mais um excelente exemplo em como tirar o partido do WhatsApp: https://digiday-com.cdn.ampproject.org/c/s/digiday.com/marketing/adidas-using-whatsapp-direct-marketing-channel/amp/

 

O mais importante é pensar no WhatsApp como uma estratégia de surpreender e procurar fazer um marketing viral diferente dos concorrentes.

 

Listas de Destinatários
Com este recurso, consegue enviar uma mensagem para diversos contatos de uma só vez. As listas de destinatários são listas guardadas e segmentadas para facilitar o envio de mensagens mais de uma vez, sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio.
Mas atenção, as mensagens só são entregues a quem tem o seu número do WhatsApp Business guardado.
Os destinatários recebem a sua mensagem como uma mensagem individual e quando essa mensagem for respondida, vai receber uma mensagem individual de cada contato na tab CONVERSAS.

Nota:
Enquanto os grupos são como “salas de conversa” onde as pessoas podem ver as informações umas das outras, na lista de destinatários as mensagens são enviadas em “massa”, mas recebidas individualmente por cada utilizador que consta na lista, como se uma mensagem de um amigo se tratasse.
Todos os que constam numa lista de destinatários não têm qualquer contato, não podem interagir ou verificar os detalhes uns dos outros.
Criar uma lista de destinatários no WhatsApp Business e enviar mensagens é limitado para 256 contatos.

 

Conquistar novos clientes e a possibilidade de aumentar as vendas em B2B
Sim, também em B2B recorrer ao WhatsApp Marketing pode ser uma estratégia poderosa e acredito que deve ser um dos focos das empresas.
Numa vertente B2C é “mais simples”, mas em B2B à partida poderia não ser.
No entanto um dos grandes motivos para se utilizar o WhatsApp Business com eficácia em B2B é a otimização de tempo, o tempo do nosso cliente ou possível cliente. Isto porque diariamente todos recebem uma quantidade considerável de emails, pelo que torna a sua gestão mais complexa. Ao contrário, através do WhatsApp torna-se mais fácil e rápido a comunicação e agir conforme.

Exemplo da combinação de estratégia de marketing com a ferramenta WhatsApp Business, em B2B num cliente.

 

Sugestão para facilitar a interação via WhatsApp: testar o plugin WAme Chat no seu website ou Ecommerce
Destaco algumas vantagens deste plugin para wordpress:

  • Permite integração com Woocommerce
  • Permite definir diferentes tipos de mensagens de forma individual para cada página de website ou ecommerce (e incluir imagem ou vídeo).
  • Integração com o Facebook Pixel*
  • Integração com o Google Analytics*

* O plug-in já cria e calcula os eventos por si mesmo.
E não se trata apenas de analisar, mas também mais uma forma de criar públicos segmentados (personalizados) para as suas campanhas de Ads, tanto em Facebook / Instagram como Google.

 

Mas cuidado. Como em tudo no marketing, é preciso estratégia e planeamento e o conteúdo não é sobre a sua empresa ou produtos que vende, mas sobre o que o seu público quer / precisa – construir e nutrir relações.
Lembra-se de ter dito anteriormente que o WhatsApp é uma rede social? Como tal devemos ter uma estratégia, principalmente de conteúdo e objetivos bem definidos.

Gerir o WhatsApp é como um casamento. É preciso nutrir.
É acima de tudo mais um canal de relacionamento. E os relacionamentos facilitam negócios.

Seja pessoal.
É acima de tudo mais um canal de relacionamento. E os relacionamentos facilitam negócios.

Não faça SPAM com partilhas apenas de publicidade a produtos ou serviços ou falar apenas do seu negócio
Não envie conteúdo sem sentido.
É muito importante garantir que com quem está a comunicar, deu a sua autorização para ser abordado através desta plataforma.

Manter uma frequência
Tal como na gestão das redes sociais, no WhatsApp também é relevante criar e manter uma frequência, principalmente se se trata de algum serviço exclusivo neste meio, onde as pessoas já têm criadas expetativas que devem ser superadas.

Responder a todos, SEMPRE.
Afinal aquela pessoa investiu o seu tempo para interagir e não deve ficar sem resposta.

Ter noção das horas que comunica
A não ser que seja solicitado “fora de horas”.

Ter um número exclusivo
Não utilize o número pessoal para ações de WhatsApp Marketing.
É um erro comum, pois lida com pedidos, abordar questões de atendimento ao cliente e gerir relacionamentos com clientes. No entanto, o processo pode ser bem mais difícil se recorrer se utilizar o número pessoal.

Partilhar conteúdo em vídeo:
Com a chegada do 5G vai ser ainda mais relevante.

Estratégias disponíveis que pode adotar em publicidade paga através do Facebook para o WhatsApp Business:
Pertencendo o WhatsApp ao Facebook, é inevitável não abordar a publicidade paga e as opções que existem.
Em primeiro lugar, é necessário associar a conta do WhatsApp Business à página de Facebook do seu negócio para conseguir publicar anúncios de clique para o WhatsApp Business.

Que tipos de anúncios é possível realizar?
Anúncios de clique para o WhatsApp, disponível para os seguintes objetivos: Mensagens, Tráfego, Conversões (para site) e Interação com a publicação.
Incentivar o início de conversa através do WhatsApp também está disponível como opção nas publicidades rápidas, no botão “Promover Publicação”.
Nota: em Portugal ainda não se encontra disponível a opção de falar por WhatsApp (ou pelo menos da última vez que tentei testar esta opção).

promo-rápidas whatsapp facebook

Saiba mais sobre anúncios no WhatsApp Business:
https://www.facebook.com/business/help/1583303048513172?id=2129163877102343
https://www.facebook.com/business/help/447934475640650?id=371525583593535

 

Depois existe a API do WhatsApp Business
A API do WhatsApp Business é a forma de explorar todos os recursos desta poderosa ferramenta e assim potenciar a eficiência e produtividade do seu negócio.
Num nível mais avançado, pode criar funcionalidades e automações como:

  • Criação de um chatbot
  • Integrar com a sua plataforma de CRM, ERP ou website / ecommerce.
  • Realizar atendimento com vários operadores*
  • Uso de inteligência artificial para atendimento automático*
  • Relatórios de uso, estatísticas, entre outros

* Esta é uma solução que ajuda a reduzir custos de atendimento, enquanto potencia a fidelização dos seus clientes.

Saber mais sobre o WhatsApp Business API:
https://www.whatsapp.com/business/api
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/


Alguns exemplos de uma utilização avançada com recurso à API do WhatsApp Business.
A KLM Royal Dutch Airlines.

 

 

Um outro exemplo bem mais recente em Portugal foi a Tranquilidade acrescentar o WhatsApp Business às suas soluções de contacto, com a criação de um chatbot específico.

Segundo a seguradora “as redes sociais estão a mudar a forma como as empresas se relacionam com os clientes, pois estes procuram cada vez mais facilidade de contacto, rapidez de resposta e disponibilização dos meios de comunicação do seu quotidiano”.

Outro exemplo de um caso de sucesso recorrendo ao WhatsApp Business:
Quando o clube de futebol Vitesse quis oferecer aos fãs um serviço melhor e mais personalizado, focou-se em recorrer ao WhatsApp Business como um canal de comunicação, para que os fãs do Vitesse pudessem enviar uma mensagem diretamente ao clube, usando uma plataforma que eles já amavam.
Ao possibilitar conversas personalizadas e facilitar a gestão de uma comunidade de fãs dedicados, a API do WhatsApp Business ajudou a melhorar a satisfação geral mas não só.
Conheça aqui toda a história: https://www.facebook.com/business/success/vitesse-arnhem?content_id=irKttjS52fFAdED

Ainda não testei nenhuma, mas deixo algumas ferramentas para tirar partido da API do WhatsApp Business:
TWILIO
PEOPLE
MESSAGEBIRD
CLICKATELL


O que pode esperar do WhatsApp Business em 2020:

  • Um browser dentro do próprio WhatsApp
  • Pesquisa avançada
  • Modo escuro
  • Filtros e efeitos boomerang
  • Partilha de perfil através de QR CODE
  • Possibilidade de check-out no catálogo


Conclusão
É um facto. O WhatsApp está a crescer. E são inúmeras as vantagens de utilizar o WhatsApp Business na sua estratégia de marketing digital.
Não enumerei uma, duas ou três, mas várias dicas estratégicas e orientações para tirar o melhor partido do que este meio de comunicação proporciona, tanto a nível orgânico, como através de publicidade paga ou da API.

O melhor de tudo é que não precisa de envolver custos para começar a implementar e testar.
Não existem algoritmos a impedir que a mensagem seja visualizada.
A maior parte das pessoas está familiarizada com o WhatsApp, porque utiliza a aplicação diariamente.

O Poder do engagemet com WhatsApp Marketing.
Com o WhatsApp Business, vai conseguir principalmente elevar o relacionamento e atendimento a outro nível, já que o consumidor procura cada vez mais facilidade de contacto, rapidez de resposta e disponibilização dos meios de comunicação do seu quotidiano. E as marcas precisam de estar onde ele está.

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação. Tornou-se amplamente popular devido à sua simplicidade. Além de usá-lo para comunicação pessoal, pode usar o WhatsApp para os seus negócios de diferentes formas.

 

Dúvidas ou questões? Estou à disposição para ajudar no que for preciso.
Deixo o convite para conhecer o meu perfil do WhatsApp Business. Pode aceder aqui.

Já estamos ligados?
,

  • Partilhar




Comentários

error

O artigo foi útil? Siga as minhas redes sociais e mantenha-se atualizado.

Open chat
Fale comigo diretamente
Olá :)
O artigo foi útil? Partilhe a sua opinião comigo.