fbpx
20 Julho, 2018 hélio cabral | marketeer

Do mundo real para o digital… com o QRCODE

  • Partilhar

Afinal que são QR Code’s ?

O QR Code ou Quick Response Code é um símbolo bidimensional (2-D), criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave com o principal objetivo de ser um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura.
Hoje a informação contida num QR Code pode ser facilmente lida através de um leitor QR instalado no seu tablet ou smartphone.
Os QR Codes são utilizados por inúmeras organizações e empresas nos mais diversos sectores de atividade e o tipo de informação incluída pode ser tão diversa como texto simples, URL, mensagens SMS, detalhes de contacto vCard, endereços de e-mail e muito mais.


Antes de continuar, é importante perceber que existem dois tipos de QR Code:

Estáticos
Embora ambos os tipos de QR Code’s permitam que você escolha onde eles se conectam, os QR Code’s estáticos codificam as informações depois de geradas. Isso significa que, depois de definir o conteúdo, você não poderá alterá-lo.

Dinâmicos
Em primeiro lugar, os códigos QR dinâmicos são recicláveis. Ou seja, permite alterar o conteúdo quantas vezes entender. Vá de um vCard para uma Landing Page, depois para o seu Website e por ai adiante. Além disso, não é necessário substituir os QR Code’s onde estão impressos ou a ser utilizados, pois serão redirecionados automaticamente para o novo conteúdo.

Utilização dos QR Codes

Com o corrente avanço da tecnologia nos telefones e tablets e a massificação da Internet móvel, os QR Code’s são em grande parte utilizados para acções de marketing. Na tentativa de ligar o mundo físico ao mundo online, os QR Codes revelam-se eficazes na promoção interactiva de marcas e produtos junto dos utilizadores de dispositivos móveis.
Dada a facilidade de utilização dos leitores QR nos smartphones, é bastante simples descodificar e converter um código QR num endereço web e redirecionar o utilizador para conteúdos específicos, campanhas publicitárias ou perfis de empresas em redes sociais. É hoje muito comum encontrarmos QR Code’s associados a promoções, flyers, coupons de descontos e ofertas especiais.
Embora mais desconhecidos no ocidente que nos países asiáticos os códigos QR ainda captam a atenção dos consumidores pelo mistério que envolvem mais do que propriamente pela utilidade de transmitir rapidamente informações.

Muito útil é também a forma prática que os QR Codes possibilitam transferir informações para os dispositivos móveis. Contactos, vCards, localizações, instruções de utilização, cardápios e bilhetes eletrónicos são alguns exemplos do vasto leque de utilizações.

Como descodificar os QR Codes

O processo é bastante simples. Tudo o que necessita para ler um QR Code é de um smartphone ou tablet com câmara e um aplicativo para descodificar o código.
Se não possuí ainda instalado um leitor de QR Code, poderá fazer o download gratuito da internet e instalar uma das muitas aplicações disponíveis. Depois basta abrir a aplicação e direcionar a câmara para o QR Code. Automática é executado o que está definido. Os dados descodificados surgem no visor para que o utilizador tome a acção.

Uma ligação à internet torna-se necessária sempre que os códigos encaminhem para endereços web.

 

Sugestões de aplicações conhecidas para ler QR Codes:

i-nigma
Se esta app não conseguir ler um QR Code, provavelmente, também não será lido por outros. Não decodifica apenas os QR Code’s mais complexos, como também é rápido na leitura.

Kaspersky
Esta app traz um elemento diferenciador, que é uma funcionalidade de segurança reforçada. O aplicativo é capaz de mostrar se o código tem algum tipo de link malicioso, garantindo que seja exibido apenas conteúdo confiável.

QR Code Reader by Scan
Outro aplicativo com boa acuracidade na leitura, porém não é tão rápido quanto o i-nigma. Isto não chega a ser exatamente um problema sério, já que faz bem o trabalho como scanner de QR Code.

QR Reader for Iphone / Android
Outra boa app, que permite a leitura de códigos complexos.

ShopSavvy
Mais uma boa opção para ler QR Code’s. Além destes, faz a leitura de códigos de barra.

Como criar QR Codes ?

Eu recorro a uma ferramenta muito simples e prática, cuja maior valia é a possibilidade de gravar em formato .eps, um formato em vetor que permite editar posteriormente.

The QR Code Generator: https://www.the-qrcode-generator.com/

 

Alguns exemplos de aplicação de QR Codes

 

Já estamos ligados?
error
, , ,

  • Partilhar




Comentários

%d bloggers like this: