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5 Fevereiro, 2019 hélio cabral | marketeer

Dia Internacional da Nutella

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Dia Internacional da Nutella

Celebra-se a 5 de fevereiro, o Dia Internacional da Nutella, que é também um dos maiores casos de sucesso no marketing.

Case “my Nutella The Community”:

O que uma empresa como a Ferrero ganha ao tentar-se aproximar ainda mais dos seus consumidores mesmo trabalhando com produtos que já são sucesso mundial? O caso da Nutella, por exemplo, que detém 90 por cento do seu mercado e é um exemplo do que uma criação de comunidade de marca pode fazer.

Para analisar o poder que uma comunidade virtual exerce sobre uma marca comercializada em grande escala (Nutella), um estudo que foi realizado na Itália analisou uma plataforma chamada myNutella Community, criada pela própria marca, que tinha o intuito de promover engajamento e relacionamento marca-consumidor, dando liberdade para os consumidores conversarem, criarem conteúdo, postarem fotos e fazerem amizades. Na época (2005) a plataforma funcionou dentro de um domínio próprio em formato website, visto que o Facebook ainda não reinava sob o céu e a terra.

O estudo descobriu que fomentar a criação de uma comunidade em torno de uma marca pode criar novas formas de socialização e empoderamento do consumidor, diferente promover eventos abertos ou ter apenas lojas próprias, pois ele não se baseia apenas na interação entre pares (consumidor-marca), mas sim na sua auto-exposição junto com outros consumidores que são conectados através da marca e seus hábitos, que também estão ligados à marca. Além disso, notou-se que nestes casos a empresa precisa desempenhar um papel de facilitador das relações sem ser intrusiva e deixar que os seus consumidores assumam o controle ao dar significado à marca.

É importante citar que a criação de uma comunidade em torno de uma marca merece atenção em relação ao tipo de produto que está sendo vendido, afinal, os consumidores de Nutella relacionam-se de uma forma com um produto, pois ele é de conveniência (consumo rápido e menor valor), enquanto consumidores de produtos de luxo (maior valor e consumo lento) como motos da Harley Davidson irão se comportar de outra forma.

Hoje o site não existe mais, entretanto, na época o sucesso foi grande pois baseou-se na inversão de conceitos do marketing tradicional da época, inovando, trazendo os holofotes e dando voz ao consumidor (o que viria por ser uma tendência com a explosão das redes sociais poucos anos depois).

Fonte: Melfil

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