São cada vez mais os utilizadores e empresas que procuram os seus momentos “instagram”.
Mas é preciso conhecer como a rede funciona e como podemos e devemos proporcionar uma boa experiência a quem nos segue.
Segundo o último estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais 2019″, esta rede social está a conquistar cada vez mais utilizadores. São 68% quem usam o Instagram e descrita como “a rede mais atual”.
Curiosidade: Instagram é a rede que mais cresceu para seguir empresas/marcas nas redes sociais.
A utilização de links no Instagram
Mas quando se trata de levar à ação para alguém a consumir o nosso conteúdo fora da rede, por exemplo um artigo do nosso blog, temos de ter em consideração o seguinte: a internet existe para facilitar a vida dos utilizadores.
Tenho reparado vezes demais a colocação de links no copy das publicações, nos comentários e nas “stories” do Instagram. E porque é um problema? Porque a rede não permite que o utilizador consiga aceder aos links dessa forma. E não sendo suficiente, muitas vezes são extremamente longos e complexos. Além de darmos a entender que não estamos totalmente familiarizados como funciona esta rede social, é o mesmo que dizer “Não cliquem!”
Então como conseguir que cliquem no link que pretendo?
O ideal será sempre atualizar o perfil com o link que se pretende e ao escrever o copy destacar que o link se encontra acessível na BIO. O mesmo processo nos comentários.
No caso das “stories” do Instagram, o melhor a fazer é garantir já 10.000 seguidores 🙂
As contas com 10.000 seguidores com perfil profissional têm a possibilidade de incluir links nas “stories”, o habitual “Ver Mais”, que aparece como forma de destaque para levar à ação. Se a sua conta tem estes requisitos, parabéns, é possível usufruir desta funcionalidade sem investir dinheiro.
Por outro lado, tem perfil profissional mas não tem 10.000 seguidores, a única hipótese de incluir links nas “stories”, é através do investimento em publicidade.
Se não pretende investir, chamar a atenção no copy que o Link se encontra na bio.
Uma dica que dou e utilizo em clientes sempre que faz sentido para a estratégia, é utilizar a ferramenta Linktr.ee, que permite agrupar vários links no perfil do Instagram.
É verdade que são mais uns cliques, mas se o nosso conteúdo for de interesse, “no stress”. Os utilizadores vão fazer isso sem problema.
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