fbpx
19 Novembro, 2018 hélio cabral | marketeer

Chatbot: porque é importante na estratégia da sua empresa

  • Partilhar

Certamente já ouviu falar de “chatbot’s” e da importância na estratégia da sua empresa.
Bem trabalhado ajuda com distinção na obtenção de resultados, que não passam necessariamente apenas por vendas. No entanto há a ideia que ter um “chatbot” é algo que apenas está ao alcance de algumas empresas. Nada mais errado. O “Chatbot XPTO”, com IA, que realiza vendas sem intervenção humana, etc… talvez sim, mas estaremos a falar de mercados que exigem que seja feito muito à séria. Qualquer empresa pode ter um “chatbot”, programado à sua medida.
O meu conselho? Recorrer ao Facebook Messenger (ainda a maior rede social), trabalhar o Facebook Messenger Bot no Manychat, incluí-lo no seu website ou loja online, demonstrando também ao seu público que é uma empresa atenta às tendências e dinâmica, além do cuidado que demonstra no atendimento com o seu público.
Mas atenção, não é só fazer um “chatbot” porque sim. Tem de estar inserido numa estratégia e objetivos bem definidos. E não, não pode ser “vender, vender”, pelo menos da forma que muitos empresários ainda pensam.

O que me diz a minha experiência

Pela minha experiência e não apenas estudos ou números apresentados na internet, vou partilhar porque o Facebook Messenger Bot faz parte da estratégia de alguns clientes.
Após análise, chegámos à conclusão que um possível novo cliente, no momento em que preparava um pedido de orçamento, tinha algumas questões que desejava ver respondidas “on time”. Como não eram respondidas de imediato, esse possível novo cliente continuou a sua jornada e procurou quem as respondesse.
“Fora de horas”, não existirem recursos humanos na empresa para responder de imediato, entre outros motivos, levou à decisão de avançar com a criação de um bot no Facebook Messenger.

Reforço ou destaco aqui 5 motivos para criar já o seu. Algum investimento será necessário? Sem dúvida, mas sem semear não vai colher.

1 — Estar onde está o seu público

Para mim esta é uma das principais vantagens do chatbot. Como os chatbots podem funcionar dentro de plataformas de instant Messaging como o Facebook Messenger, WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros,  os seus clientes já possuem estes aplicativos em seus smartphones, eles não precisam de instalar nenhum aplicativo a mais, basta iniciar a conversa. Além de que o seu cliente já está totalmente familiarizado com estes aplicativos.

2 — Atendimento instantâneo

Os clientes estão cada vez mais exigentes e querem cada vez mais serem atendidos o mais rápido possível a qualquer momento do dia. O “chatbot” vai permitir atender os seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana
Ahh já pensou que o pode fazer ao mesmo tempo para um gigante número de cliente?

“5 minutos de atraso no atendimento diminuirá em 10x as hipóteses de conversão. 10 minutos diminui em 400%.” — InsideSales.com


3 — Reduzir custos

Reduzir custos ao mesmo tempo que ganha.
Um chatbot não tem limites de clientes para atender ao mesmo tempo nem horas. Investe uma vez em criar o seu chatbot e já está. Não precisa de o treinar, de pagar horas extras e por ai adiante. Apenas uns ajustes de vez em quando para que esteja sempre atualizado.

4 — Atendimento personalizado

Lá está o marketing relacional e a personalização.
Os clientes gostam de se sentir únicos, diferenciados e especiais. Com o chatbot é possível criar uma experiência personalizada, sendo capaz de analisar vários dados do cliente e tornar assim cada experiência única.

5 — Identificar necessidades das Lead’s

Conforme o seu Facebook Messenger bot cumprimenta clientes ou potenciais clientes, ele também pode identificar as suas necessidades, com perguntas básicas (por exemplo, “Qual é o seu orçamento?”) E assim pode direcionar imediatamente leads de qualidade para sua equipa de vendas.

Já estamos ligados?
, , ,

  • Partilhar




Comentários

error

O artigo foi útil? Siga as minhas redes sociais e mantenha-se atualizado.

Open chat
Fale comigo diretamente
Olá :)
Como posso ajudar?