Esta é a história de um dia muito especial para um “rapaz” que há pouco mais de um ano e meio por iniciativa própria, se despediu e aventurou sozinho no mundo complexo e desafiador que é o marketing. “Está maluco!!!”, pensam vocês. Na verdade, foi a melhor decisão da minha vida. Receios? Muitos, quase todos os dias. Mas a vontade de vencer e mostrar o meu valor de forma humilde e genuína, têm sido os ingredientes principais que dão a força para superar os desafios.
Antes de começar, permitam-me que “grite”, como quem liberta toda uma ansiedade e algum stress acumulado: “AS MINHAS VITAMINAS DE MARKETING ESTÃO OFICIALMENTE ONLINE”
Que o mundo é cada vez mais digital, ninguém duvida. Mas para mim a melhor rede social ainda é o mundo real. E se soubermos ou conseguirmos juntar ambos, perfeito. Foi a partir desta premissa que decidi juntar clientes, amigos, parceiros e família, tendo como pretexto o lançamento do meu website.
Não foi e ainda não está a ser fácil conciliar a responsabilidade de garantir a execução do trabalho aos clientes, mas a partir do momento que decidi realizar este evento e criar um bom momento de networking a quem quisesse partilhar comigo este dia, reajustei-me nos horários e redefini prioridades. Quando o que fazemos é feito com paixão, não só tudo corre muito melhor, como conseguimos também contagiar positivamente quem nos rodeia. E assim sem pedir nada, tive e tenho a ajuda de amigos e parceiros. E claro, a FAMÍLIA.
Então como proporcionar a melhor experiência possível?
Organizar eventos é sempre algo desafiante e ao mesmo tempo motivador. Proporcionar a melhor experiência não é fácil, principalmente quando estamos sozinhos e o orçamento e recursos são bem mais reduzidos.
Mãos à obra. Comecei então a pensar como poderia conseguir parceiros fantásticos, em que cada um acrescentasse mais valor ao evento e aos participantes. Peguei no meu caderno e fui ver os meus rascunhos de empresas que me marcaram de forma muito positiva em eventos que estive presente. Panidor, Caffier, Soalheiro, Partteam e Fruut foram então uma escolha natural. Escusado será dizer que fiquei radiante com a facilidade que acederam ao meu pedido. Fabulástico!!! ?
Os parceiros certos durante o evento estavam então definidos. Faltava agora definir parceiros que me permitissem dar mais dinâmica e cor ao evento e executar algumas ideias. A BDR | Bandeiras e Mastros, cliente desde o início do projeto, disponibilizou-se de imediato para garantir a impressão dos vários suportes de comunicação. Por sua vez, a revista Marketeer, Gliimecode e IT Tech Buz deram fantásticas ofertas para sortear durante o evento, assim como o vinho Soalheiro.
Já a MHM Artes Gráficas, além da impressão dos cartões de boas-vindas, teve a grande responsabilidade de eternizar o momento, com um fantástico trabalho de fotografia e vídeo. Uma palavra especial para eles, pois mais do que tudo, têm sido verdadeiros amigos desde o início. Se hoje tenho vídeos de qualidade e ótimas fotografias, devo-o a eles. Como já tive oportunidade de referir, o orçamento é curto ?
A escolha do local
Adoro a natureza e é muitas vezes uma inspiração, além da tranquilidade que proporciona.
Não queria realizar o evento num espaço igual a tantos outros… isso seria o mais fácil, pensei eu. Queria um espaço diferente, em contacto com a natureza e que transmitisse paz. Queria o Zoo da Cidade da Maia para realizar o evento. Obviamente não foi possível, por vários motivos, mas a Freguesia da Maia rapidamente encontrou uma solução. Um edifício histórico, com um salão nobre mesmo ao lado do Zoo. Sim, estou a falar da Junta de Freguesia da Cidade da Maia. Local escolhido e não podia ser mais perfeito.
Um dia antes do evento
Se até aqui parecia tudo fácil, no dia antes do evento começaram a vir dificuldades e alguns desafios interessantes, que agora dão para rir e proporcionaram um belo vídeo para mais tarde recordar.
O “Food Truck” da Panidor chegou na sexta-feira e por motivos de segurança, não foi possível ficar no local do evento. Teve de ir para a minha garagem, ou pelo menos era essa a ideia. A altura do “Food Truck” não permitiu que tal acontecesse, o que me levou a improvisar e a ocupar um espaço de garagem de um vizinho. Coloquei um papel a explicar de forma resumida e para me contactar se fosse necessário. Assunto resolvido.
À tarde chega o momento de levantar o mupie digital da Partteam, em Famalicão. A carrinha de quem foi levantar o material não servia. Ups!!! No espaço de mais ou menos uma hora e meia, tinha de arranjar novo transporte e levantar o material. Rapidamente vem o nome de um amigo, que tem uma empresa de publicidade – “A Gente da Publicidade” (obrigado Joel) e lá vou eu buscar a carrinha a Perafita – Leça. Chegado à Partteam, olham para a carrinha e dizem-me… “humm, não sei se vai caber”. Felizmente coube, mas foi preciso alguma ginástica. Chegado à Maia, tinha de descarregar o mupie. Já referi que para carregar foram precisos quatro homens? Pois, esqueci desse pormenor e quem me desenrascou? Alguns elementos da Telepizza ? Mais uma vez, assunto resolvido.
Finalmente chega o grande dia
Uma noite mal dormida, a ansiedade fintou-me e não consegui descansar o que pretendia.
Acordo bem cedo e lá vou eu para a garagem para a simples tarefa de colocar o “Food Truck” a trabalhar para o levar até ao local do evento. Seriam uns 5 minutos de caminho. Pois quis o destino pregar uma valente partida e se no dia anterior não teve dificuldades em pegar, naquela manhã que rapidamente se tornou bem quente para mim, o “Food Truck” não quis pegar. Mas só tinha um objetivo na minha cabeça: vais ter de estar no evento, custe o que custar. Entre as 7h15 e as 9h00 a tentar que pegasse, a procurar soluções de reboque e nada. Entretanto tinha telefonado para o grande Jorge Cunha, que chegou, entretanto. Já desesperado com as horas, decidimos rebocar o “Food Truck”. Primeira tentativa falhada, a cinta era fraca e partiu. Vamos ao plano B, só tinha dois cabos de aço finos, mas pode ser que dê. E deu… lá fomos nós com muito cuidado até ao local de destino. Devagar, devagarinho, pelas ruas da Maia, lá chegámos ao local e mais um pequeno desafio para superar, colocar o “Food Truck” no local correto. Foi um belo momento de equipa, superado com distinção. Estão todos de parabéns ?
Depois de tanta “conversa”, vamos ao que realmente interessa, o evento?
Não é fácil transmitir por escrito tudo aquilo que senti, que ainda sinto e vou sentir sempre, mas vou tentar.
Recebi tanto carinho, pessoalmente ou através de mensagens de quem não conseguiu estar presente. Foram mais de 60 pessoas presentes e durante o evento não consegui estar com todos como desejaria. Acredito que compreendem.
Sou suspeito para falar, mas tenho a convicção que foi um momento agradável e memorável para os presentes. Acreditem quando digo que eu e todos os parceiros demos o nosso melhor para criar um ambiente agradável, divertido e propício ao networking. E pelo que pude observar, esse objetivo foi conseguido.
Foi sem dúvida um momento único nesta nova fase do meu projeto. É mais um marco desta caminhada, em que procuro fazer acontecer e dar o meu melhor todos os dias, com as melhores vitaminas de marketing que disponho. E felizmente não caminho sozinho. Tenho conhecido muita gente boa e excelentes profissionais. E quem me conhece sabe que defendo a cooperação e entreajuda, pois só assim vamos mais longe, de forma sustentável.
Lembrem-se… “A Mão do Sucesso profissional tem cinco dedos: carácter, vocação, talento, esforço e Paixão (muita)”.
Aqui fica o registo de alguns momentos vividos nesse fantástico sábado, dia 22 de setembro de 2018.
- As vitaminas de marketing ao serviço das empresas