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30 Outubro, 2018 hélio cabral | marketeer

Análise SWOT: não é a SWAT mas o fundamento é o mesmo

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Todos conhecem a sigla SWAT, a elite da polícia americana. Numa série de televisão dos anos 80 havia alguém que aparecia a falava: “Se tem problemas, chame a polícia. Se a polícia tem problemas, chama a SWAT”.
E o que tem a elite da polícia americana a ver com a Análise SWOT? Para mim tudo, já que o propósito é o mesmo: planeamento estratégico e trabalho em equipa. Este é a verdadeira força para as empresas de hoje que pretendem estar no mercado amanhã.

análise swot
Mas o que é a Análise SWOT?

Há quem defenda que é uma ferramenta, outros uma estratégia. Eu defendo que é ambos, já que é uma ferramenta que permite de uma forma rápida realizar um diagnóstico estratégico.
Criar uma análise SWOT permite diagnosticar os Pontos Fortes (S), os Pontos Fracos (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T) da sua empresa, não só a nível interno, mas também externo, como o meio envolvente que não depende diretamente da empresa, leis, impostos, alteração no mercado em que opera, etc…

Uma análise SWOT de sucesso ajuda a conhecer todos os ângulos da sua empresa – os bons e os menos bons. E pode também ajudar a gerar ideias.

A reter:

Pontos fortes: fatores que dão uma vantagem para a empresa sobre seus concorrentes.
Fraquezas: fatores que podem ser prejudiciais se usados contra a sua empresa pelos seus concorrentes.
Oportunidades: situações favoráveis que podem trazer uma vantagem competitiva à sua empresa.
Ameaças: situações desfavoráveis que podem afetar negativamente a sua empresa.

Porque deve fazer uma análise SWOT?

É a partir dela que tudo começa. Além de ser fundamental para a elaboração de uma estratégia eficaz, é boa uma forma de estudar o mercado, principalmente a concorrência e “olhar para dentro da própria empresa”, que muitas vezes fica esquecido. É também uma excelente forma de aproximar a equipa / departamentos dentro das empresas, já que a informação desta análise se refere a toda a empresa e porque todos devem contribuir com as suas ideias.
E porque é um trabalho de equipa, sou a favor que seja feita em papel, um quadro branco ou um outro elemento que não seja digital e todos possam visualizar ao mesmo tempo.

Exemplos de apresentação gráfica:

Este ponto é igualmente importante. Na minha opinião, quanto mais simples o layout, mais fácil se torna a compreensão e leitura. Não existem regras nesta parte, portanto fica ao critério de cada um.

 

Dica Vitaminada:

Adicione a análise SWOT aos seus exercícios regulares de marketing ao longo do ano.
Não deve ser feita e já está. Deve ser atualizada, pelo menos 3 vezes ao ano, afinal hoje em dia as coisas mudam muito rapidamente e corre o risco de ficar desatualizada e desajustada.
Outra dica que considero importante, não elaborar apenas uma análise SWOT global. Ela é muito importante para coisas mais específicas, como lançar um produto para um nicho de mercado, implementação de uma estratégia de fidelização, entre outras.

Pretende fazer uma Análise SWOT para a sua empresa?

Já estamos ligados?
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