Antes de falar das novidades que o Facebook apresentou na sua conferência F8, quero lançar a seguinte questão:
Ainda se justifica investir em facebook?
Em Portugal, o facebook não só cresceu cerca de 5,2 milhões para 6,2 milhões de utilizadores ativos em Portugal, entre 2015 e 2018, como ganhou em receitas publicitárias.
Sendo atualmente uma rede mais madura, continua no topo de utilização, seguido de outras redes do seu universo, como o Instagram e whatsapp.
É verdade que o seu alcance orgânico tem vindo a decrescer imenso e mesmo o pago está baixo.
Por isso a minha opinião: Investir em facebook Ads Sim, principalmente por uma questão de “brand awareness” e relacionamento com o nosso publico. Mas também pelo crescimento em ecommerce que se verifica em Portugal onde o Facebook se torna importante para promover lojas e produtos, conciliando depois com o Instagram Shopping e em breve whatsapp e claro, a nossa loja de ecommerce, através do pixel.
Resumindo, essencialmente o foco do Facebook é B2C.
O que temos de fazer é simplesmente otimizar ainda mais e melhor a nossa presença, o tipo de campanhas a utilizar, as nossas audiências e analisar que estratégias funcionam melhor, para retirarmos o melhor partido desta rede.
O Facebook também está a mudar. Recentemente o Facebook apresentou na sua conferência F8 algumas mudanças, onde destaco:
. Maior relevância das stories e grupos, que ficarão em áreas de maior visibilidade! Por falar nisso sabe que já pode incluir páginas nos grupos e interagir?
. O whatsapp nos próximos meses vai ter novas funcionalidades que permitem a lojas e empresas que utilizam o whatsapp business apresentar os seus catálogos de produtos e serviços diretamente na aplicação;
. Novas ferramentas para geração de leads no facebook messenger;
. O Facebook Messenger vai ter uma aplicação desktop para Windows e Mac;
. E será possível assistir a um vídeo com várias pessoas, em tempo real, no Messenger