9 Dicas para SEO das suas imagens. Porque o SEO é muito mais que apenas textos.
Já sabe que deve também utilizar imagens otimizadas, mas será que está a fazer tudo por elas?
1️⃣ Escolher o formato correto:
PNG: imagens de melhor qualidade, mas também um tamanho de ficheiro maior
JPEG: perde alguma qualidade da imagem, mas consegue ajustar o nível de qualidade para encontrar um bom equilíbrio e ficheiros mais leves
WebP: compactação sem perdas ou com perdas usando este, o único formato de imagem compatível com Chrome e Firefox
SVG: é o formato em vetor para web, que pode utilizar em logotipos sem que percam qualidade
2️⃣ Comprimir imagens:
Segundo estudos, as imagens representam em média 21% do peso total de uma página da web. Podem comprimir através do TinyJPG ou WP Smush, plugin do wordpress.
Também pode utilizar uma CDN de imagem que detecta o dispositivo e otimiza a imagem antes de a carregar.
3️⃣ Utilizar imagens exclusivas / próprias:
Quantas mais fotos originais utilizar, melhor será a experiência do utilizador e melhores serão suas hipóteses de classificação em pesquisas relevantes para o Google.
4️⃣ Personalizar os nomes dos ficheiros de imagem:
Quando se trata de SEO, a criação de nomes de arquivo descritivos e ricos em palavras-chave é absolutamente crucial.
Os nomes dos arquivos de imagem alertam o Google e outros mecanismos de pesquisa sobre o assunto da imagem.
5️⃣ Alt Tags otimizadas para SEO:
As ALT TAGS são uma alternativa de texto às imagens quando um navegador não consegue processá-las adequadamente. Semelhante ao título, o atributo alt é usado para descrever o conteúdo de um arquivo de imagem.
Prestar atenção às tags alt também é benéfico para a estratégia geral de SEO na página. Você quer ter certeza de que todas as outras áreas de otimização estão no lugar, mas se a imagem não carregar por algum motivo, os usuários verão o que a imagem deve ser.
Além disso, adicionar alt tags adequadas às imagens do seu site pode ajudá-lo a obter uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa, associando palavras-chave a imagens. Até mesmo o Google observou o valor do texto alternativo nas imagens.
6️⃣ O caminho e o nome do ficheiro são um fator de classificação para o Google:
Em 2018, o Google atualizou as diretrizes de imagem. Uma das principais atualizações reveladas foi que utilizam o caminho e o nome do arquivo para classificar as imagens.
7️⃣ Título e a descrição da página:
O Google usa o título e a descrição como parte do algoritmo na procura de imagens.
8️⃣ Criar imagens responsivas:
São dimensionadas automaticamente consoante o dispositivo.
9️⃣ Adicionar imagens ao Sitemap:
Ter as imagens no sitemap aumenta bastante a probabilidade dos mecanismos de pesquisa as rastrearem e indexarem.
Da série “Agite o seu Marketing”. Às quartas, num smartphone ou pc perto de Si, simples dicas vitaminadas de marketing. #seo#agiteoseumarketing
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Já sabe que deve também utilizar imagens otimizadas, mas será que está a fazer tudo por elas?
1️⃣ Escolher o formato correto:
2️⃣ Comprimir imagens:
Segundo estudos, as imagens representam em média 21% do peso total de uma página da web. Podem comprimir através do TinyJPG ou WP Smush, plugin do wordpress.
Também pode utilizar uma CDN de imagem que detecta o dispositivo e otimiza a imagem antes de a carregar.
3️⃣ Utilizar imagens exclusivas / próprias:
Quantas mais fotos originais utilizar, melhor será a experiência do utilizador e melhores serão suas hipóteses de classificação em pesquisas relevantes para o Google.
4️⃣ Personalizar os nomes dos ficheiros de imagem:
Quando se trata de SEO, a criação de nomes de arquivo descritivos e ricos em palavras-chave é absolutamente crucial.
Os nomes dos arquivos de imagem alertam o Google e outros mecanismos de pesquisa sobre o assunto da imagem.
5️⃣ Alt Tags otimizadas para SEO:
As ALT TAGS são uma alternativa de texto às imagens quando um navegador não consegue processá-las adequadamente. Semelhante ao título, o atributo alt é usado para descrever o conteúdo de um arquivo de imagem.
Prestar atenção às tags alt também é benéfico para a estratégia geral de SEO na página. Você quer ter certeza de que todas as outras áreas de otimização estão no lugar, mas se a imagem não carregar por algum motivo, os usuários verão o que a imagem deve ser.
Além disso, adicionar alt tags adequadas às imagens do seu site pode ajudá-lo a obter uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa, associando palavras-chave a imagens. Até mesmo o Google observou o valor do texto alternativo nas imagens.
6️⃣ O caminho e o nome do ficheiro são um fator de classificação para o Google:
Em 2018, o Google atualizou as diretrizes de imagem. Uma das principais atualizações reveladas foi que utilizam o caminho e o nome do arquivo para classificar as imagens.
7️⃣ Título e a descrição da página:
O Google usa o título e a descrição como parte do algoritmo na procura de imagens.
8️⃣ Criar imagens responsivas:
São dimensionadas automaticamente consoante o dispositivo.
9️⃣ Adicionar imagens ao Sitemap:
Ter as imagens no sitemap aumenta bastante a probabilidade dos mecanismos de pesquisa as rastrearem e indexarem.
Da série “Agite o seu Marketing”. Às quartas, num smartphone ou pc perto de Si, simples dicas vitaminadas de marketing.
#seo #agiteoseumarketing