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3 Janeiro, 2019 hélio cabral | marketeer

2019. E agora? O que deve ter em conta na sua estratégia de marketing.

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O que deve ter em conta na sua estratégia de marketing em 2019.

2019. E agora? O que deve ter em conta na sua estratégia de marketing.

Se pretende comunicar o seu negócio onde está o seu público, precisa estar ativo no mundo online. Até aqui nada de novo 😊As redes sociais, a facilidade de criar ou consumir conteúdo digital tornaram a Internet o local ideal para comunicar. Então, se quer vender para o seu público online, o que deve ter em conta em 2019?
Elaborei um resumo com aquelas tendências que considero mais importantes, para a maioria das empresas.

Estratégias de Marketing

Porque tudo o vai ser partilhado a seguir, deve ser suportado por uma boa estratégia, definição de objetivos e planeamento, se pretende obter os tão desejados resultados.
O marketing em 2019 será altamente personalizado, guiado pelos dados.


Analisar, Agir, Analisar

Para perceber qual ou quais os caminhos a seguir, o que funciona e o que não funciona, otimizar estratégias e recursos, analise, pela saúde do seu negócio. O marketing em 2019 será guiado pela personalização e

 

O uso de Chatbot’s vai continuar a aumentar

Os chatbot’s comunicam com os utilizadores, ajudando-os a completar as suas tarefas. Interagem com os humanos de forma natural, principalmente através do uso de janelas de chat de texto, mas interações verbais também são possíveis atualmente.

Os chatbot’s já são usados extensivamente no Facebook e podem ser também utilizados no Whatsapp. Além disso, os chatbot’s permitem que os utilizadores obtenham interações personalizadas e focadas nos seus interesses.

Bem trabalhados, os chatbot’s são eficazes na obtenção de resultados, que não passam necessariamente apenas por vendas.

Leia também o artigo: Chatbot: porque é importante na estratégia da sua empresa

O email marketing é cada vez mais personalizado

O email continua a ser um importante meio de comunicação e naturalmente o email marketing em si é igualmente importante.

No entanto, o email marketing evoluiu e os emails de marketing genéricos (as tradicionais newsletters) não são tão eficazes quanto eram antes. Agora é uma combinação de automação e, mais importante ainda, personalização que torna o email marketing importante para 2019. Imagine um utilizador a navegar em determinado produto do seu site, depois acompanhá-lo com uma promoção ou vídeo de demonstração num email personalizado.

Os emails costumam ser o “gatilho” final para motivar uma ação, especialmente quando combinados com as técnicas de remarketing.


Pesquisa por voz

A pesquisa por voz vai mudar a forma como fazemos SEO e este é para mim, provavelmente dos mais importantes aspetos a ter em conta durante 2019.

São como uma conversa bidirecional e visam ajudar o utilizador a concluir tarefas simples do seu dia-a-dia em tempo real, como saber da meteorologia, reservar bilhetes ou fazer uma compra.

Em vez de links, os utilizadores querem respostas diretas e rápidas quando realizam uma pesquisa por voz. E é preciso ter em atenção que as pesquisas de voz são diferentes da pesquisa de texto através da palavra-chave.
É mais importante do que nunca adaptar uma linguagem “humana” no conteúdo produzido.

As perguntas dominam a pesquisa por voz

Os seres humanos são criaturas curiosas. Gostamos de questionar e ler novas informações. E segundo os dados da Google, mostram um aumento de 61% nas perguntas. Essas perguntas incluem palavras de conversação como “quem”, “o que”, “onde”, “quando” e “como”.

As empresas locais precisam se preparar para uma “reforma”:
Há três a quatro anos atrás, o Google não mostrava resultados interessantes e úteis para as consultas de pesquisa por voz local.

Agora, o Google mostra um mapa com a localização atual, quando questionado “onde estou?” E ao perguntar sobre “coisas a fazer ou visitar”, aparece uma lista de atrações populares nas proximidades (o Google lembra-se de dados históricos para manter a relevância contextual).
O que isso significa para empresas locais e profissionais de marketing? Significa que o SEO local será uma parte central do seu futuro.

Os smartphones tornaram-se um bem imprescindível para os consumidores recolherem informações sobre empresas locais.


Utilização de plataformas de Instant Messaging

Esteja onde está o seu público. Depois do telefone e do e-mail, WhatsApp e Messenger são os canais que se estão a tornar cada vez mais populares. Nos últimos cinco anos, o número de portugueses que refere usar serviços de Instant Messaging praticamente triplicou e a tendência é aumentar. Hoje em dia é super prático e rápido aceder a uma destas plataformas e começar uma conversa.
Em 2019, vai ser possível fazer publicidade no Whatsapp.

A taxa de abertura de uma mensagem nestas plataformas é alta, mas é preciso ter em consideração a qualidade do conteúdo que envia.

Vídeo é um “must have”

Embora o YouTube seja o meio mais popular de consumir vídeos, não significa que não utilize vídeos no Facebook ou em qualquer outra rede social. Aliás, relacionar as diferentes redes entre si é o melhor para garantir mais alcance e resultados.

Quer crie vídeos para o Instagram, Facebook, YouTube ou LinkedIn é uma ferramenta de marketing digital incrivelmente eficaz. Com o vídeo, é mais fácil por exemplo, transmitir a personalidade da sua marca e envolver o seu público.

Segundo estudos, 80% daquilo que vamos consumir online será vídeo ainda em 2019


O vídeo ao vivo ou “diretos” também importantes

Embora o vídeo seja uma ferramenta valiosa, do que mais cresce no marketing digital é o uso de vídeo ao vivo, mais conhecidos por “diretos”. Parte disso deve-se ao grande aumento nos serviços de streaming.
A transmissão ao vivo é especialmente importante para o marketing digital quando combinada com o marketing de influência. Ter uma transmissão ao vivo com um influenciador que interaja diretamente com os comentários é um grande atrativo para o público.
A espontaneidade e a interatividade da transmissão ao vivo podem, sem dúvida, ser uma grande atração quando feita com conteúdo relevante.

Por outro lado, permite uma interação com a sua audiência e fortalecem a relação entre uma marca e os seus seguidores, de forma mais autêntica.

Bom conteúdo cada vez mais importante

O marketing de conteúdo continua a ser uma peça essencial do marketing digital, embora haja uma ênfase crescente na nuance do conteúdo. A qualidade sempre vai importar muito, mas agora há um interesse renovado em examinar mais profundamente quem são os destinatários pretendidos. Ter uma compreensão mais profunda e sofisticada de um público-alvo e ser capaz de atingir esse mercado com mais precisão é uma tendência crescente em marketing mais eficaz.


O Super LinkedIn é imprescindível

O LinkedIn é um dos maiores exemplos de segmentação de audiência.

A rede é focada em relacionamentos profissionais e, portanto, muito indicada para o marketing B2B, ou seja, focada em vendas para outras empresas.

Aproveite o seu alcance orgânico com a partilha de conteúdo de valor, aliando as novidades para 2019, como a melhoria nas páginas profissionais, maior foco nas pessoas, novo gestor de campanhas, entre outros (conheça todas as novidades do LinkedIn)

 

Conteúdo em formato “stories”

Sem dúvida cada vez mais relevante partilhar este tipo de conteúdo. O utilizador consome mais (tenho analisado esta evolução nos meus clientes e em mim próprio), são cada vez mais as novas opções disponíveis, como os mais recentes CTA’S para shopping ou obter direções no Instagram e Facebook, que permitem assim o encurtamento da “consumer journey”.

As stories estão disponíveis no Instagram, Facebook, Whatsapp, Youtube e vão, entretanto, estar disponíveis também no LinkedIn (o que reforça a importância deste tipo de conteúdo na sua estratégia).


Automação

Nunca estivemos tão conectados. Por isso, as oportunidades para angariar leads são muitas e não as queremos perder.

É necessário nutrir estas leads através da automação e manter essa relação de forma ágil e eficiente, acompanhando e “alimentando” a lead com o conteúdo de que precisa / procura e assim tentar garantir o maior número de conversões neste funil, em cada fase.

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