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29 Setembro, 2018 hélio cabral | marketeer

10 Mandamentos para o Mundo Digital

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1. Saber o que é marketing

Não se trata de fazer marketing digital, mas sim de fazer Marketing num Mundo Digital.
Perceber em primeiro lugar, que é preciso saber os princípios do marketing e como os aplicar. E que o marketing digital é mais um meio para alcançar os objetivos.

 

2. Definir uma estratégia

A partir da análise dos ambientes interno e externo, a definição da implementação, execução e controle da estratégia é fundamental.
Lembre-se, sem estratégia, a sua empresa é como um “navio à deriva”… não sabe para onde vai.

 

3. Criar as suas “personas”

Persona é a tipificação do cliente “ideal”. Mas, de uma forma personalizada e humana. E atenção, é diferente de público-alvo.
Dentro do marketing digital, saber quem é a sua “persona” é fundamental para o sucesso da estratégia. Porque ela é criada com o objetivo de enviar a mensagem certa para as pessoas que tem interesse no seu produto ou serviço.
Não criar uma “persona” a hipótese de erro aumenta, pois a mensagem “certa” tende a chegar para a “pessoa errada”.

 

4. Partilhar conteúdo de valor e segmentado

A produção de conteúdo seja para o blog, website ou redes sociais deve basear-se na sua “persona ou personas”.
Lembre-se que as pessoas pesquisam na internet por informações que solucionem determinado “problema”, tirar dúvidas ou realizar desejos. Se souber o que as pessoas procuram, pode promover os seus produtos / serviços, através do maketing de conteúdo.

 

5. Mais quantidade não significa mais qualidade

De nada adianta um conteúdo, seja ele extenso ou curto, que não entregue valor ao leitor – mensagem certa na hora certa.
Não há uma fórmula que garanta que seu conteúdo será bem aceite, mas tenha em mente que o conteúdo vai desempenhar a sua função com distinção se ele é confiável e traz informações e soluções seguras à sua audiência.
Identifique as horas certas para publicar.

 

6. Estar atento às tendências

É importante estudar as tendências do seu mercado. O mundo tecnológico e digital também não pode ser esquecido, pois está em constante evolução com novas ferramentas e soluções que permitem melhorar a experiência e relação do cliente com as marcas.

 

7. Analisar dados dia sim e no outro dia também

Este é um dos “mandamentos” mais importante, pois é necessário que as nossas decisões e ações sejam baseadas não em intuições, mas em factos. Vivemos numa era em que todos os dias são gerados imensos dados, que devem ser analisados de forma correta, para apoiar ou repensar as decisões estratégicas a tomar.
Existem diversas ferramentas disponíveis, como o Google Analytics, Facebook Analytics, Facebook Audience Insights, entre muitas outras.
Lembre-se, não existem fórmulas mágicas. É preciso testar e perceber o que funciona e o que necessita de ajustes. E isso só é possível com a análise profunda de dados.

 

8. Criar verdadeiras relações com o seu público

Evite forcar-se demasiado ou exclusivamente no seu produto / serviço. Ao invés disso, procure criar relações e fomentar a necessidade / procura.
Conquistar o seu interesse, em vez de “comprá-lo” e assim aumente as vendas. Como?
Recorrendo à regra 80/20, ou seja, partilhe 80% de conteúdo e apenas 20% de publicidade a produtos ou serviços. Lembre-se que as pessoas não vou aceder ao seu site, blog ou redes sociais pela publicidade que partilha, mas pelo conteúdo.

 

9. Ser Autêntico

Conecte-se com o seu público como ninguém. Sejam Autênticos.
As pessoas gostam de ser tratadas como Pessoas. Crie verdadeiras relações com o seu cliente.

10. Não “desaparecer” das redes sociais

Tenha uma presença assídua nas redes sociais. É importante manter um compromisso diário e não publicar ou interagir de vez em quando.
Outro ponto-chave de como estar nas redes sociais é o facto de responder e interagir sempre que alguém o faz. Lembre-se que essa pessoa disponibilizou um pouco do seu precioso tempo para “falar” consigo.

 

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